Quem é fã de cappuccino de cafeteria já sabe qual a sensação de tomar aquele leite cremoso, adocicado e quentinho na medida certa. E se eu te falar que é possível fazer esse leite vaporizado de cafeteria, com espuma e cremoso em casa? E o melhor: é muito mais fácil do que você imagina! 

Aqui tem um vídeo explicando como transformar o leite comum em um leite muito cremoso e com espuma. Se preferir, continue lendo para ver a explicação completa e receitas muito fáceis para deixar o seu café em casa mais cremoso.

 

Leite Aerado, vaporizado ou espumado?

Quando procurar por leite para fazer cappuccino italiano por aí, você encontrará algumas expressões diferentes para falar dele.

Como o próprio nome já diz, leite aerado é aquele em que será agitado para que as moléculas do leite se expandam com a ajuda do ar para ficar cremoso e com espuma. Para fazer leite aerado, é possível usar equipamentos específicos como aerador, mixer, espumador ou até mesmo utensílios que todo mundo tem em casa, como o liquidificador ou um potinho com tampa que fique bem vedado.

O leite vaporizado, por sua vez, é aquele que vai ganhar cremosidade e espuma por conta da ação do vapor (que é calor, água e ar). Para fazer o leite vaporizado, é necessário usar equipamento específico, como o bico vaporizador que tem nas máquinas de espresso profissionais e caseiras. 

Independentemente da técnica, o resultado que se busca na hora de fazer leite para colocar junto com o café é o mesmo: um leite cremoso, mais adocicado e com uma espuma bem gostosa.

 

Porque o leite fica mais doce e mais cremoso?

O leite, quando sofre ações como agitação, aumento de temperatura e adição de água, altera a sua característica. Na foto abaixo colocamos a mesma quantidade do mesmo tipo de leite em recipientes idênticos. O da foto da esquerda é o leite gelado que saiu da caixinha e foi colocado direto no copo. O da foto da direita foi aquecido no microondas e batido usando um espumador de leite. Veja a diferença de textura e volume.

100 ml de leite gelado (esquerda) e 100ml de leite espumado (direita)

O motivo porque isso acontece é puramente químico. Os principais componentes do leite são: água, proteína, gordura, açúcar (carboidratos) e também vitaminas, minerais e sais.

A proteína presente no leite vai agir formando espuma quando vaporizado ou aerado. Isso ocorre porque ao adicionar ar e calor, as cadeias quebram expelindo água que envolve as bolhas de ar, criando a espuma do leite.

O papel da gordura no leite está ligada à sensação tátil e ao sabor. Alimentos gordurosos em geral têm um sabor mais gostoso e a sensação dele na boca é mais prazerosa. A gordura também tem a característica de roubar o sabor de alguns alimentos. Por isso, um leite mais gorduroso vai roubar um pouquinho mais o sabor do café. Se usar um leite desnatado com café, por exemplo, o sabor do café vai ficar mais evidente.

A lactose é classificada como um açúcar, apesar de não ser tão doce como o açúcar normal. Como a doçura está ligada à lactose, os leites com maior teor serão mais doces.

A temperatura mais quente do leite também vai dar uma percepção mais doce. Isso porque o paladar humano tem mais sensibilidade ao doce quando o alimento está mais quente.

Todavia, não se deve  ferver o leite, porque se ele queimar sua consistência será afetada (não a doçura), deixando-o mais ralo e menos cremoso. A temperatura ideal para aproveitar o leite cremoso e quentinho é entre 65 e 68 graus celsius. Se for ferver na panela, retire quando ele começar a soltar as primeiras bolhas de ar. No microondas, é bom aquecer aos poucos até que ele fique morno quase quente, sem ferver, é claro.

 

Qual é o melhor leite? Posso usar bebida vegetal?

Com base nos fundamentos químicos do leite, os que darão um melhor resultado tecnicamente são aqueles com maior teor de lactose e gordura. Por este motivo, é muito comum que as cafeterias especializadas usem os leites integrais, pois eles têm um melhor resultado na hora de vaporizar no que se refere à doçura, cremosidade e espuma.

As bebidas vegetais (soja, castanha, aveia, coco, etc), apesar de não possuírem lactose e terem menor teor de gordura, podem ser usadas para fazer um leite cremoso. Hoje já existem no mercado leites específicos para café e que já são amplamente usados em cafeteria e que possuem um resultado bom para ser usado para fazer leite cremoso.

Clique aqui e veja como fazer uma receita de leite vegetal cremoso, paçoca doce de leite e café. 

Assim como as bebidas vegetais, os leites desnatados também podem ser utilizados para fazer leite espumado e cremoso. Todavia, para estas duas opções, a consistência do leite será mais fina do que se usar leite integral, por exemplo. O sabor do café também ficará mais evidente, por conta do teor de gordura.

Leite Vegetal (esquerda) Leite Integral (direita)

O mais importante, no entanto, é que o sabor do leite tem que agradar quem vai tomar. Por isso, a escolha do melhor leite vai depender de quem está tomando em casa.

Por aqui, fazemos vários drinks com bebida vegetal e amamos! Mas também usamos leite integral ou desnatado para os mais fits. Veja aqui as nossas receitas exclusivas.

 

6 Formas de Fazer Leite Cremoso em Casa

Para fazer o leite ficar bem cremoso é importante usar o leite gelado, já que a proteína do leite se estende mais quando está gelado para frio. Ou seja, quanto mais gelado, mais ele cresce. Por isso, independente da forma que for espumar o leite, coloque o leite gelado direto para aquecer.

No fogão, adicione o leite em fogo baixo e fique observando e retire do fogo assim que ele começar a expandir e sair as primeiras bolhas. Para quem usa termômetro culinário, coloque na leiteira em fogo baixo e retire quando alcançar uma temperatura entre 65-68°C.

Se for aquecer no microondas, coloque aos poucos. Para uma dose única de 100 ml, por exemplo, normalmente 30 segundos na potência máxima, já é o suficiente para aquecer sem ferver.

  1. Espumador de Leite da Pressca

Despeje o leite quente até a primeira marca do copo. Se preferir, coloque o leite gelado no microondas por cerca de 30 segundos na potência máxima, até que fique na temperatura certa. Encaixe a tampa com o êmbolo e o movimente para cima e para baixo até dobrar de tamanho e ficar com uma textura cremosa.

 

  1. Prensa Francesa

Coloque o leite quente no copo da prensa francesa, não ultrapassando o limite da metade do copo de vidro dela, para não derramar. Movimente o êmbolo para cima e para baixo, fazendo movimentos rápidos para agitar o leite. Faça quantos movimentos forem necessários para o leite ficar bem cremoso e espumado.

 

  1. Mixer

Coloque o leite em um copo, não passando da metade, para não derramar. Ligue o mixer e bata até que o leite quase dobre de tamanho.

 

  1. Liquidificador

Coloque o leite quente e coloque para bater na opção mais rápida, até que ele dobre de tamanho.

 

  1. Pote ou garrafa com tampa

Coloque o leite quente e feche bem o pote ou garrafa. Chacoalhe muito, sacudindo o potinho rapidamente para cima e para baixo, batendo o leite, até que dobre de tamanho e fique com uma textura cremosa.

 

  1. Máquina de espresso

Claro que dá também para usar o vaporizador das máquinas de espresso. Aqui temos um vídeo completo  ensinando a vaporizar o leite e fazer o cappuccino em máquinas de espresso caseiro.

Depois de deixar o leite bem cremoso, agora é a hora de usar a criatividade. Adicione o leite direto na xícara com o café. Pode adicionar barras de chocolate ou calda de caramelo, por exemplo, e fazer o seu drink preferido.

Se quiser um drink gelado, é só adicionar bastante gelo depois de espumar o leite conforme as nossas orientações acima. 

No nosso blog tem várias receitas de café com leite cremoso para fazer em casa. Acesse este link e veja todas as possibilidades.

Comprar cafés especiais