O hábito de adoçar o cafezinho diário já faz parte do cotidiano de uma boa parte dos brasileiros, principalmente para quem está acostumado a tomar o café tradicional e extra-forte, aqueles que se encontram com facilidade no mercado ao lado de casa. Mas a cada dia, as pessoas estão buscando melhorar a saúde e os hábitos alimentares, por isso, aqui vão algumas dicas de como tirar açúcar no café e algumas substituições para adoçar ele todo dia.

Por aqui, nós já tomamos o café sem açúcar, mas preparamos dicas e substituições para quem ainda não abre mão de um café bem doce. Assista este vídeo ou continue lendo para ver o post completo.

 

DICA 1 – Comece a Mudança pela Qualidade do Café

Antes de saber como tirar o açúcar do café, primeiro, é importante saber porque é tão comum adoçar ele.

Os cafés que a maioria das pessoas tomam e conhecem no Brasil, é o café tradicional ou extra-forte. Este tipo de café é produzido em massa, usando uma matéria prima mais barata e que apresenta o que comercialmente se chama de defeitos do café como grãos que foram alvo de pragas ou sofreram ações de bactérias e também pode conter algumas impurezas como galhos e folhas.

Para que este café seja levado a consumo, a indústria torra os grãos excessivamente, até que fiquem muito escuros e até carbonizados. Após, passa por um processo de moagem, no qual os grãos dos cafés e as eventuais impurezas ficam com a mesma espessura extremamente fina. O processo de moagem muito fina junto com a torra carbonizada, se encubem de disfarçar os defeitos da matéria prima.

Este grau de torra muito escura e a moagem muito fina, trazem para o café um forte amargor e gosto de queimado. Dessa forma, para suavizar os gostos fortes, culturalmente os brasileiros adicionam várias colheres de açúcar no café.

O que muita gente não sabe, é que existem tipos e qualidades de cafés. E que o café tradicional extra-forte, não é o de melhor qualidade. Veja só como é a pirâmide de qualidade de café na ilustração abaixo (Se quiser aprofundar no assunto, neste post explicamos a diferença dos tipos de cafés que se encontram no mercado e falamos de cada uma das qualidades de café.)

O café especial é a melhor qualidade de café disponível no mercado. Eles são compostos de grãos perfeitos e sem defeitos. Também possui um trabalho de torra diferenciado e é muito fácil conseguir achar em grãos, para que o consumidor possa fazer a moagem na hora. Isso garante que dentro do pacote só tenha café, sem impurezas.

Veja a Diferença dos cafés:

Amostra de café comum cru (esquerda) e amostra de café especial cru (direita)

O café especial possui uma doçura própria, característica dele. Por isso, para quem consome este tipo de café, fica bem fácil tirar o açúcar por completo ou pelo menos reduzir a quantidade de colheres.

Quando se fala de doçura nos cafés, lembre-se que se refere ao adocicado característico da fruta madura, que é diferente do doce do açúcar, por exemplo. O que muda de um café para o outro é a intensidade da doçura, podendo ser baixa, mediana ou alta.

Escolher cafés que possuem uma doçura alta é um bom passo para deixar de vez o açúcar. Recomendamos o Pampa, que apresenta uma finalização longa e doce na boca e notas que lembram chocolate ao leite, macadâmia e leve floral. E o Raio-do-sol que apresenta notas de caramelo, limão siciliano e amêndoas, com finalização longa e doce.

Migrar do consumo de café tradicional para o café especial pode gerar alguns estranhamentos para o paladar, como achar que o café está muito “fraco” ou que é um “chafé”. Isso acontece pois é um contato com um “desconhecido conhecido” e o paladar ainda não se adaptou às novas sensações que o café especial oferece. O mesmo pode acontecer quando alguém prova o prato favorito da infância feito pelas mãos de um chef de cozinha renomado, por exemplo.

O café já faz parte da memória afetiva e gustativa. E o café especial está aqui para ajudar a criar outras lembranças e histórias.

Aqui tem um post explicando a fundo as diferenças entre o café tradicional (café forte) e o café especial, muitas vezes chamado pejorativamente de chafé: Café Forte ou Café Fraco? O Que São os “Chafés” e o Que Realmente está por Trás dos Cafés Fortes

Escolhido um café de qualidade, o próximo passo para quem quer reduzir o açúcar do café é ir aos poucos. Primeiro, não adoce o café na hora de preparar, deixe que cada um que vai tomar escolha a quantidade de açúcar que vai querer.

Experimente o café antes e vá colocando o açúcar aos poucos, até chegar no ponto ideal. A cada vez que for tomar café, tente ir reduzindo a quantidade de açúcar aos poucos. Colocou 4 colheres? Use 3 na próxima vez.

Aos poucos o paladar acostuma com menos doce e vai ficando mais fácil tomar café menos adoçado até que o comum será não adoçar.

Para quem está iniciando no mundo dos cafés especiais e ainda tem receio de adoçar ou não seu café, é importante lembrar que o melhor jeito de tomar café é do jeito que mais agrada quem está tomando no momento.

Com ou sem açúcar o que realmente importa é tomar um café de qualidade e que faz bem para a nossa saúde, como acontece com o café especial. Já pode preparar sua xícara de café diária e veja os  15 Benefícios do Café Para Sua Saúde – Porque Você Deve Começar a Tomar Café Agora! 

Seguindo adiante, para quem prefere um café bem doce, uma dica para reduzir ou retirar de uma vez por todas o açúcar comum do café, são as harmonizações e substituições mais saudáveis. Veja abaixo algumas sugestões:

DICA 2 – Harmonize ou Adoce com Frutas Secas

Frutas secas possuem uma doçura mais concentrada que as suas versões frescas devido ao processo de desidratação da fruta madura e, por isso, são uma ótima opção para quem busca substituir de maneira saudável o açúcar convencional em receitas.

Para adoçar o café, recomendamos a utilização de frutas secas como a tâmara, uva passa e ameixa passa. Essas três opções são boas tanto como acompanhamento/petisco para o café, quanto para para adoçar shakes e drinks, por exemplo. No último caso, basta adicionar algumas unidades das frutas secas no liquidificador e bater com o café especial e os outros ingredientes do shake (leite, aveia, etc). 

Para te provar que frutas secas são ótimas para adoçar, aqui tem uma receita de  Torta para o Natal com Macadâmia, Caramelo de Café e massa de Granola, que a tâmara foi usada para substituir o açúcar. De bônus, descobrimos que essa torta é uma harmonização incrível com o café Talismã.

Dica 3 – Use frutas tropicais

Além de ser uma ótima fonte de energia diária, o café especial pode ser usado na composição de drinks incríveis e a combinação com frutas tropicais até ajuda a elevar a complexidade do seu café.

Por morarmos em um país tropical com dimensões continentais, temos a oportunidade de conhecer e provar uma grande variedade de frutas, o que contribui para o aumento da nossa memória gustativa. 

Frutas cítricas harmonizam muito bem com café especial. Espremer um limão no café depois de pronto e adicionar gelo vai deixar o café mais refrescante. Usar fatias de laranja na hora de coar o café, também traz um sabor adocicado e uma acidez gostosa da fruta. Aqui tem uma receita de como passar o café usando uma fatia de laranja, que é muito fácil de fazer.

Outra combinação que dá muito certo com o café especial, é a banana. Como é uma fruta já bastante doce, ela é excelente para substituir o açúcar do café. Aqui tem uma receita de shake de café com banana, para quem gosta de receitas bem cremosas com café.

Mas, lembre-se, independente da fruta que usar, para ficar gostoso, tem que usar café de qualidade. Veja aqui como receber café de qualidade em casa, sem pagar frete.

Dica 4 – Use Leites e bebidas vegetais

A mistura entre leite e café já é bem conhecida pelos brasileiros e muitas vezes é usada para amenizar o amargor pronunciado do café tradicional. O que talvez ninguém tenha te contado é que o leite, quando vaporizado, ganha uma doçura maravilhosa e combina muito bem com o café especial, destacando o que cada um tem de melhor na xícara – em outro post  ensinamos como fazer um leite cremoso que fica perfeito para o preparo de cappuccinos caseiros.

Os leites vegetais combinam e muito com café e já se tornaram parte do cardápio de muitas cafeterias espalhadas pelo Brasil. A harmonização do café com bebidas vegetais pode ser feita com os mais variados tipos de leites. Recomendamos o uso de leites com um sabor mais neutro, como o leite de castanha de caju ou aveia. Já o  leite de coco combina muito bem com cafés mais intensos, como o João de Barro e Recanto do Ipê.

E que tal aproveitar o friozinho de outono para preparar uma receita de Café com Leite de Coco, Cacau e Chocolate e ficar embaixo das cobertas?!

DICA 5 – Harmonize com chocolates e outros doces

O café especial harmoniza muito bem com os mais diversos tipos de doces e o chocolate não ficaria fora disso. 

Se optar por um chocolate com maior grau de cacau (acima de 70%), esse acompanhamento fica ainda mais saudável, pois leva menos açúcar e mais cacau em pó e manteiga de cacau. 

Além disso, o chocolate é uma ótima fonte de triptofano e magnésio, que agem diretamente na produção de serotonina – o neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de prazer e bem estar (relaxamento).

O chocolate pode ser usado tanto como ingrediente na composição de drinks cafeinados, como o Mocha  ou simplesmente para acompanhar uma xícara de café.

Na próxima vez que for fazer um café, ao invés de adoçar com açúcar tradicional, tente colocar uma barrinha de chocolate 70% cacau na xícara. Ele derrete sozinho com o próprio calor do café e harmoniza muito bem.

O cacau e chocolate em pó também podem ser usados direto na xícara, para adoçar o café. Coloque a gosto no café depois de pronto.

Para aprofundar ainda mais no assunto, veja este post sobre Qual a Melhor Harmonização para o Café Especial  e Como Combinar Sabores

DICA 6 – Substitua por Mel, melado e outros açúcares

O mel, melado de cana e outros açúcares como o açúcar de coco e demerara são opções mais naturais para quem prefere adoçar o café no dia.

Uma xícara de café com uma colher de chá de mel ou melado de cana, transforma o café. Para quem tem o paladar muito doce e não fica sem café adoçado, esta é uma das melhores formas de deixar o café bem adoçado com ingredientes naturais.

Hoje em dia também é muito fácil achar substitutos mais saudáveis ao açúcar comum, como o demerara e de coco. 

Mas lembre-se, ainda são açúcar e devem ser consumidos com moderação.

A stevia e o xilitol são outros exemplos de substitutos para o açúcar branco, mas é importante se atentar às quantidades utilizadas no dia a dia e sempre consultar o profissional nutricionista sobre a inclusão destes ingredientes na dieta.

DICA 7 EXTRA – Não desista de tentar!

O mais importante destas dicas é que o café tem que ficar gostoso para quem vai tomar. Achar o melhor caminho de acordo com o objetivo e gostos individuais, é o mais importante.

Por isso, é fundamental provar o café antes de adoçar e sentir se o sabor está agradável ou não para quem vai tomar. A partir disso, deve-se adoçar aos poucos para encontrar o ponto de doçura ideal para o paladar. 

Repetir o processo acima durante alguns dias pode auxiliar na diminuição do açúcar branco na rotina. Vale lembrar que a redução do açúcar em nosso consumo diário pode ser feita de várias formas e com o café não seria diferente. 

Todas as dicas e substituições foram pensadas para tornar o seu momento café ainda mais saudável, agradável e saboroso. 

Enjoy!

Comprar cafés especiais