O café é um alimento tão completo que pode ser usado para várias coisas, inclusive para a saúde da pele. Para mostrar isso, convidamos a Ju Lins (@julins00) que é nossa assinante e expert em dicas de beleza, para compartilhar uma receita fácil e eficaz de máscara facial feita com a borra do café. 

Depois de enfrentar os desafios de ficar em casa durante a pandemia, a Ju Lins aproveitou este tempo para compartilhar com as pessoas dicas práticas de beleza para o dia-a-dia. Com o acompanhamento da sua dermatologista, a Dra. Luciana Calazans, ela criou uma receita para reaproveitar os benefícios da borra de café que sobra todo dia. 

Nós já ensinamos como usar a borra nas plantas como adubo ou repelente neste post aqui. Agora vamos explorar os benefícios do café na nossa pele e deixar ela bem linda e saudável. Assista ao vídeo ou continue lendo para ver a receita completa.

 

Para chegar na mistura perfeita, a Ju e a a Dra. Luciana Calazans buscaram formas de juntar todos os benefícios que o café tem para a nossa pele com outros ativos para potencializar o nosso “skincare” com café! 🙂

A cafeína da borra de café ativa a circulação do sangue na pele, promovendo a renovação celular. Além disso, ela também tem ação clareadora. Sem falar que o café é rico em antioxidantes e pode ajudar na saúde geral da pele.

É importante usar cafés naturais, sem adições e de qualidade. Se tiver em dúvida em qual café usar, escolha café especial, sempre. Aqui você encontra algumas opções para pedir para entregar na sua casa.

A albumina encontrada na clara do ovo promove a elasticidade da pele e ativa o colágeno. Essa proteína também tem propriedade adstringente e ajuda no controle da oleosidade da pele. Isso torna uma máscara aliada para o verão, quando a nossa pele tende a ficar mais oleosa e podem aparecer cravos e espinhas.

Na busca por um óleo que complementasse todos esses ingredientes, a Ju encontrou o óleo de rosa mosqueta puro. Ele não entope os poros e tem ação antibacteriana e anti-inflamatória.

 

Vamos à receita!

Ingredientes:

  • Claras de 2 ovos batidas em neve;
  • 2 colheres de borra de café;
  • 10 gotas de óleo de rosa mosqueta puro.

Como preparar:

Em uma tigela, adicione a clara de ovos, as 2 colheres de borra de café e as 10 gotas do óleo. 

O grande segredo é misturar os ingredientes com muita delicadeza. 

Para misturar, você pode usar um fouet ou uma colher. Mas lembre-se: misture os ingredientes lentamente. O objetivo é deixar a mistura com uma textura de pasta cremosa. 

Quando estiver parecendo um “creme esfoliante”… está pronto!

 

Aplicação:

Com o rosto limpo e seco, aplique em movimentos leves e circulares com a ajuda de uma espátula ou com as mãos. 

*É bem importante aplicar em movimentos delicados e circulares para fazer uma leve esfoliação! De acordo com a Dra. Luciana Calazans, a própria junção desses ingredientes já é esfoliante por si só, sem precisar colocar muita força.

Atenção: caso você tenha a pele sensível, apenas aplique com uma espátula ou com as mãos, sem fazer os movimentos circulares. Não se preocupe com a esfoliação, pois os próprios ingredientes já promovem a limpeza dos poros.

A medida que a máscara for secando, você vai sentir uma leve repuxada. Isso é o efeito normal da clara de ovo agindo na pele.

Deixe a máscara agir por 10 minutos. Depois enxague com água corrente. (não é necessário o uso de sabão).

Você vai sentir os efeitos imediatos desta máscara.

Faça esta máscara apenas 1 vez por semana. Se a sua pele for sensível, repita a 15 dias.

Comprar cafés especiais