A paçoca é um doce feito à base de amendoim muito comum nas festas juninas no Brasil, mas que hoje em dia é consumida o ano inteiro. Juntamos este doce super brasileiro com a nossa bebida favorita e fizemos uma receita cremosa de café especial com paçoca, que é gostosa e fácil de fazer ao mesmo tempo.

Cada vez mais no dia a dia das pessoas, a paçoca está em várias receitas que viraram febre nas redes sociais. O melhor é que, além de ser fácil de fazer, também encontramos a paçoca já pronta em embalagens pequenas em qualquer supermercado. E ela vai bem tanto como sobremesa, quanto como lanche e para acompanhar o café, é claro.

O que muita gente não sabe é que a paçoca harmoniza muito bem com o café especial. A sua doçura junto com a sua textura quando esfarela dentro da bebida, é surpreendentemente agradável.

Mas para que essa harmonização dessa receita dê certo e fique muito gostosa, é importante usar café especial, de origem e torra fresca. Aqui você encontra os cafés perfeitos para usar na sua receita.

O café especial, além de ser mais gostoso, ele não é amargo e tem vários benefícios comprovados para a saúde. Ele diminui o estresse, tem antioxidantes e faz bem para a memória. Aqui tem um post com esses e outros benefícios do café.

A união destes dois ingredientes nos inspirou a fazer essa receita super gostosa. Ela rende uma porção e não demora nem 5 minutos para ficar pronta.

Assista aqui ao vídeo ensinando a fazer  ou continue lendo para ver a receita completa.

 

Ingredientes

– 50ml de café coffee&joy congelado

– 100ml de leite (usamos o vegetal da A Tal da Castanha)

– 30g de paçoca (são 2 barras pequenas ou 1 grande)

– 1 colher de sopa de doce de leite (pode ser caramelo de açúcar)

Como Preparar

Coloque o café pronto no congelador por 3 horas ou até que ele congele por inteiro. Eu usei o café feito no filtro de papel, que sobrou na garrafa (congelar café é um jeito ótimo de não desperdiçar). Se quiser saber como fazer café especial em casa, acesse este link aqui.

Coloque o doce de leite ou caramelo em todo o copo, usando a parte de trás da colher, para espalhar ele todo por dentro do copo, fazendo uma camada fina no vidro.

Esfarele a paçoca com os dedos dentro do copo, de forma que ela fique como uma farofa.

Adicione os cubos de gelo de café.

Agite bem o leite para que ele fique com uma consistência cremosa e, em seguida, despeje sobre o gelo de café.

Polvilhe um pouco da farofa de paçoca por cima para decorar.

Sirva em seguida e misture tudo antes de beber.

Enjoy!

Comprar cafés especiais