A Tradição do Café: a Sexta Geração de Produtores do Sul de Minas [Parte 3 – Série A Origem do Nosso Café]

Publicado em Tags , , , , ,

Continuando a Série A Origem do Nosso Café, nesta Parte 3, é apresentado Francisco Valdemar dos Santos Reis, que produz café há 30 anos na Fazenda Recanto e vem da sexta geração da família que trabalha com a bebida. Através da produção de café, o Sr. Francisco conseguiu formar os seus quatro filhos na universidade nos cursos de Filosofia, Direito, Engenharia e Economia.

Veja aqui outros posts da Série A Origem do Nosso Café.

A cultura do café é tradição na família Reis e motivo de muito orgulho. O pai do Sr. Francisco possui outras terras na região e, ampliando o cultivo, adquiriu a Fazenda Recanto em 1986, que sempre foi bem cuidada pelo seu filho. Com o falecimento de sua mãe há alguns anos, o Sr. Francisco herdou uma parte da Fazenda Recanto, que hoje é dele e de sua irmã.

coffeeandjoy - origem do nosso cafe - recanto1
Produtor Francisco

A maioria das pessoas que trabalham na Fazenda Recanto estão desde o início com Francisco. Alguns trabalhadores são de geração de antigos funcionários e que vieram de outras terras da família. Sem dúvida, estes trabalhadores são o maior legado da Fazenda.

Francisco possui plantas das variedades Catuaí, Mundo Novo e Acaiá na Fazenda Recanto, e com boa técnica, conhecimento e muito, muito trabalho, consegue extrair grãos de altíssima qualidade, com sabor e aroma característicos das terras abençoadas do sul de Minas Gerais.

A Fazenda Recanto está localizada na cidade de Carmo da Cachoeira, MG, a 1000 metros de altitude, ideal para o plantio de cafés de alta qualidade. Possui áreas de vegetação nativa, árvores centenárias e que são preservadas pelo produtor e pelos trabalhadores.

As áreas nativas são tão especiais que os talhões de café foram nomeados considerando as espécies que possuem perto de cada um deles. A equipe C&J, em visita à Fazenda, conheceu os talhões de cafés do sassafrás, do ipê, da amoreira e da limeira.

Um registro gostoso da nossa visita na Fazenda Recanto:

coffeeandjoy - origem do nosso cafe - recanto
Equipe C&J com produtor Francisco

O trabalho para produção dos cafés especiais é feito em parceria com os trabalhadores, que já tem a experiência e a simbiose no cultivo, por conta dos anos em que estão juntos na Fazenda. Os grãos, após colhidos, são lavados, separados os maduros dos verdes e secados no terreiro de cimento. Todo o processo especial de produção resulta na excelente bebida desta Fazenda.

Pensando em manter a tradição de cultivo de café desde os seus tataravós, Francisco pretende continuar trabalhando por mais 30 anos na Fazenda Recanto. Para tanto, tem como plano para o futuro, o investimento na mecanização do processo e ampliação da produção de cafés especiais.

Conheça mais sobre a história fantástica do produtor Francisco aqui:

 

Este lugar é tão especial que levamos uma turma de assinantes do Coffee & Joy para uma visita guiada, por toda a produção de café especial. O resultado dessa visita você encontra neste post aqui.

O café especial da Fazenda Recanto vem de uma região abençoada e ideal para o plantio de cafés especiais. O nome que demos ao lote que selecionamos lá foi Recanto do Ipê – referente ao talhão de café com o nome Ipê que existe lá e, é claro, o nome da fazenda!

>> Conheça o Café Recanto do Ipê <<