3ª Edição do Turismo Vivencial por Todos os Processos do Café – A Complexa Cadeia da Lavoura até Chegar na Xícara

Publicado em Tags , ,

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café do mundo! Por isso, é importantíssimo conhecer todos os passos que o café passa antes de chegar na mesa. Afinal, café é um alimento que consumimos diariamente. Aqui no Coffee & Joy levamos isso bastante a sério e todo ano sorteamos assinantes C&J para participar de uma experiência única de poder vivenciar e aprender sobre toda a cadeia do café.

De maneira resumida, durante este turismo vivencial  vamos juntos até uma fazenda produtora, passamos pela lavoura de café para aprender mais sobre o plantio e o manejo, logo em seguida aprendemos sobre os tratos no pós colheita do café (lavador e terreiro) e sobre o benefício realizado para retirar a casca do café. Em seguida, conhecemos como é realizada a torra do café e, por fim, vamos a um armazém de cafés para entender mais sobre classificação, análise sensorial (cupping) e armazenagem do café.

Tudo isso para conseguir mostrar a complexa e brilhante cadeia do café e todo processo que ele leva até chegar na sua xícara.

“Foi um passeio produtivo e interessante que prendeu a atenção de todos, sejam trabalhadores de café ou só apreciadores como eu… até as crianças curtiram e se divertiram muito em todos os passos da produção… foi agregador e animado!! Faria de novo sempre que tivesse a sorte de ser sorteada!!! Sem dúvida!!!”

– Lília Portela, Rio de Janeiro, RJ, médica, amante de café e assinante Coffee & Joy

Este foi apenas um dos relatos do que a visita à Fazenda Recanto proporcionou às pessoas que participaram dessa incrível jornada. Veja no vídeo abaixo o porquê deste relato e como que tomar um café deixou de ser apenas degustar uma bebida após essa vivência:

 

O passeio foi realizado no dia foi 03 de agosto de 2019, em Três Pontas, bem no sul de Minas Gerais. Os sortudos que foram sorteados ficaram hospedados no Hotel Fazenda Pedra Negra, que é também uma fazenda ativa de cafés. E foi lá onde começou nossa troca de experiência.

Era uma manhã ensolarada e fria, tomamos um reforçado café da manhã e já partimos em direção a Carmo da Cachoeira, para a Fazenda Recanto.

Na Fazenda

Chegando na Fazenda Recanto, todos no meio da lavoura, onde o produtor Francisco e nossa equipe falou desde o manejo de uma lavoura ao longo do ano, principalmente dos cuidados preparatórios para época de colheita, até sobre a escolha da planta do café e a região de plantio.

Depois de ver a demonstração da colheita do café, todo mundo teve a oportunidade de “panhar” os grãos, direto do pé, colocando a mão na massa para entenderem, na prática, os desafios da colheita do café. No mesmo pé de café, era possível ver os grãos em diferentes pontos de maturação (verdes, maduros e passa), o que gera um desafio aos produtores tanto na hora da colheita quanto na hora da secagem, já que para ter cafés de qualidade, o grau de maturação correto é um ponto importantíssimo.

Da lavoura, para o lavador para conhecer o processo de lavagem, onde vimos os cafés que chegam da lavoura passando pela separação no lavador e posteriormente, indo para o terreiro para seguir com a etapa de secagem.

Com a ajuda de uma moto ou até mesmo na mão utilizando uma ferramenta parecida com uma enxada, os trabalhadores rodam os cafés em torno de 30 vezes ao dia, para garantir uma seca uniforme aos grãos.

>> Tem dúvidas sobre o processo completo do café? Neste post tem uma explicação completa do processo do café do pé até a xícara! <<

Na parte de maquinação dentro da fazenda, vimos o funcionamento do secador, descascador, beneficiamento e a chegada do grão cru às sacaria.

Na Fazenda Recanto, os assinantes do Coffee & Joy tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre o plantio e colheita de café, separação, secagem, beneficiamento e ensacamento dos cafés crus – praticamente tudo o que acontece em uma fazenda de café.

Encerrada a visita na Fazenda Recanto partimos para a fazenda Triunfo. Uma propriedade centenária, herdada pelo Sr. Adolfo Reis, pai do produtor Francisco, onde a nossa equipe ofereceu aos visitantes um acolhedor almoço e boa prosa!

Na Torrefação

Dando sabor aos grãos! Partimos para a etapa da torra do café.

Em uma torra comentada pelo barista e mestre de torra Jefferson Faria, os visitantes puderam entender melhor como a torra bem feita irá influenciar na qualidade da bebida, bem como conseguimos ver todas as etapas na qual os grãos passam enquanto estão sendo torrado, o processo de caramelização e liberação de óleos que definirão os sabores e aromas do café.

Fizemos uma degustação do café, para que pudéssemos sentir, juntos, sensações que grãos de qualidade nos proporciona.

No Armazém

Chegamos no Armazéns Gerais Padre Vítor. Sérgio Miranda, um dos fundadores do Coffee & Joy, deu uma aula de classificação de café para os nossos visitantes.

Mostramos como são armazenados os cafés, como a escolha e separação de grãos de qualidade irá influenciar na bebida e os principais defeitos que são encontrados nos diferentes tipos de café.

Após a explicação, fizemos uma mesa de prova, onde colocamos amostras de cafés para evidenciar as diferenças sensoriais de cada um e ter uma verdadeira experiência de prova de café.

Os visitantes puderam vivenciar como é feita a classificação dos cafés e a análise sensorial, que é o processo que vai certificar ou não que todo o trabalho no campo resultou em uma boa bebida.

E, por fim, a despedida

A nossa visita se encerrou no tradicional Hotel Fazenda Pedra Negra, onde tudo começou, com um jantar e confraternização com todo mundo.

Na sua casa

O Turismo Vivencial à Cadeia do Café é uma completa visita aos processos pelo qual o grão passa até chegar na sua xícara. Uma oportunidade para entender como funciona a cadeia do café e todo cuidado que os integrantes dessa cadeia precisam ter,  para entregar para você uma bebida fina e da mais alta qualidade, lhe aproximando da origem e dos responsáveis por esta pérola que chamamos de café.

Todas as fotos deste post são do assinante e fotógrafo: Sidney Araujo

>> Quer aprofundar mais e conhecer melhor o processo completo da cadeia do café? Neste post você encontra uma explicação completa do processo do café do pé até a xícara! Leia mais. <<