3 Maneiras para Reutilizar a Borra do Café nas Plantas

Publicado em Tags , ,

Você já parou para pensar o que é sustentabilidade? E o que sustentabilidade tem a ver com café? Qual o impacto que você gera no mundo e como pequenas ações rotineiras podem mudar o futuro das próximas gerações?

Somos o segundo maior consumidor de café do mundo! E ostentar esse título significa que com a alta demanda, a produção de café brasileiro vem aumentando cada vez mais.

Mas o consumo de café no Brasil não está apenas crescendo, mas também mudando. O consumidor está cada vez mais exigente quanto a qualidade na produção e no formato de consumo do produto. E, nesse cenário, aumenta também a produção do resíduo orgânico do café: a borra. E ela não é lixo!

Gravamos um vídeo em parceria com a Meu Porcento mostrando como diminuir o seu impacto no meio ambiente, com pequenas ações de reutilização da borra de café nas plantas! Vamos dar um fim melhor para aquela borra que sobra do seu café de todo dia?  Assista o vídeo ou continue lendo.

 

Impacto do lixo

Mais de 50% do lixo que se produz e que vai para os aterros sanitários é orgânico. Hoje é produzido quase 2 bilhões de toneladas desse tipo de lixo. No Brasil, menos de 2% dos resíduos sólidos urbanos são destinados para compostagem. 

De acordo com Maurício Assis, da Meu Porcento, “a decomposição desses resíduos não acontece naturalmente e ainda causa diversos problemas, como atrair animais vetores de doenças, gera chorume que absorve metais pesados e se torna altamente tóxico e polui o solo ou qualquer tipo de trecho de água que estiver no seu caminho, além de gerar gás carbônico e o metano, sendo ambos intensificadores do efeito estufa e o metano um dos gases mais poluentes da atmosfera.”

Sustentabilidade está ligada ao ecossistema e a enxergar a natureza como organismo, não como mecanismo.  A questão da sustentabilidade é uma grande mudança na forma de conduzir a produção e trazer benefícios para você e para o meio ambiente. 

A coffee&joy tem todo o cuidado para curadoria dos produtores, pensando no café mais especial e sustentável. Mas não precisa parar por aí. Você pode ser o agente de mudanças, começando por pequenos gestos!

Por isso, mais uma vez, a Meu Porcento vem ensinar dicas de como reaproveitar a borra do seu café, que não é lixo e possui vários benefícios para as plantas da sua casa.

DICA 1 – Reutilização da Borra de Café como Adubo para as Plantas

A borra de café é um excelente adubo para as plantas. Ela possui uma série de benefícios como fortalecimento contra pragas e crescimento mais rápido graças ao nitrogênio e outros minerais em sua composição.

Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma parte do seu jardim, a borra de café é uma boa aliada.

Para utilizar a borra do café como adubo, basta misturar 2 partes de terra com 1 parte da borra do café. Esta misturinha precisa ser curtida por, no mínimo, 4 dias, antes de ser utilizada como adubo. Isso porque a borra do café precisa de ser decomposta antes de ir para a planta, pois neste processo ela precisa de energia e pode acabar roubando nutrientes da planta, gerando efeito contrário à adubação.

A partir daí é só jogar direto no jardim ou nos vasos de plantas da sua casa!

Atenção* Se for utilizar a mistura para plantar alguma semente ou vegetal, aguarde no mínimo 60 dias para utilizar.

DICA 2 – A Borra do Café na Compostagem

Compostar é uma das formas mais acessíveis de transformar e dar vida ao que viraria um problema quando descartado de forma errada. 

A borra de café pode ir direto na pilha da compostagem. Ela agirá mantendo a pilha mais quente e irá conservar a umidade. Além disso, a composteira ficará com cheiro de café.

O ideal é utilizar no máximo 20% de borra de café no total da massa do composto, para não correr o risco de desequilibrar a mistura. Veja sempre a instrução do fabricante da composteira.

DICA 3 – Como utilizar a Borra do café como repelente de insetos nas plantas

A borra de café também pode ser usada em pequenas quantidades, como repelente de insetos e pragas. Colocando uma pequena quantidade nas folhas e por cima da terra, evita o aparecimento de bichinhos prejudiciais à planta. Mas sem excessos aqui!

Uma grande quantidade de borra de café pode ficar rígida e formar uma camada que impede a entrada da água na terra. Por isso, coloque apenas uma quantidade pequena, como se fosse salpicar com as mãos.

Esse repelente 100% natural é uma ótima saída à utilização do químico que, embora eficaz no combate às pragas, ele apresenta vários efeitos prejudiciais como uma sobrevida maior na terra, pode causar a morte em outros insetos que são benéficos para as plantas e também prejudicar a qualidade e desenvolvimento dela.

A Sustentabilidade é o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Esse milagrinho chamado café tem tudo a ver com sustentabilidade. Fazendo a sua parte, com pequenos gestos, é possível fazer grandes mudanças!

 

Sobre a Meu Porcento

Como uma forma de despertar nas pessoas questionamentos acerca do atual modelo de vida que é pregado por aí, em que tudo é descartável, desde pessoas, momentos e, principalmente, coisas, um grupo de 4 amigos se juntaram e criaram a Meu Porcento (@meuporcento).  

É possível criar hábitos pensando sempre na redução da produção de lixo, com ideias de consumo consciente. E sobre esta premissa, o espaço do mimo dos assinantes do mês de novembro é para repensar na nossa produção do lixo.

A Meu Porcento é uma marca com pessoas focadas em trabalhar a transformação interior, buscando a integração e conexão com todos os seres, evoluindo assim na vida, na humanidade e na consciência em si.

A parte de cada um se faz necessária e tem um efeito muito maior do que imaginamos.

Meu porcento / apenas o que importa.

Maurício, Ana Paula, Júlia e Luiza – fundadores do Meu Porcento