Café Especial do Cerrado Mineiro: Catavento 

Publicado em Tags , , , ,

A região do Cerrado Mineiro possui o selo de Denominação de Origem. Ou seja, é uma região reconhecida por produzir cafés que são fantásticos! É provável que você já deve ter ouvido excelentes indicações de cafés que vem dessa região. O Sr. Inácio está produzindo cafés ali há mais de 30 anos. Sempre buscando produzir o melhor alimento possível. Não é atoa que a fazenda Rio Brilhante vem conquistando diversos prêmios através dos concursos que participa. É uma verdadeira viagem para seu paladar provar os cafés produzidos ali. 

No menu Coffee & Joy, o café do Sr. Inácio que vem do Cerrado Mineiro, recebeu o nome de Catavento. E nós gravamos um vídeo contando um pouco mais sobre esse café fantástico:

 

O Café 

A região do Cerrado Mineiro é conhecida por produzir excelentes cafés. Ainda, é uma região que tem o selo de Denominação de Origem, que garante que a região do cerrado mineiro é um território demarcado por produzir um produto que possui características únicas e que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar.

É dessa região diferenciada e cheia de personalidade que vem o café Catavento. É um grão da variedade Mundo Novo, que teve o pós-colheita realizado através da via seca. Em outras palavras, é um café que foi secado com toda a casca. Isso traz bastante personalidade e sabor para o para o café.

Mais do que isso, durante todo o processo de pós-colheita o Q-Grader da Fazenda Rio Brilhante acompanhou as etapas para garantir a maior qualidade possível. Felipe, que é o responsável por essa área na fazenda, faz questão de sempre se atualizar com o que há de mais novo em métodos de processamento de pós colheita. Dessa maneira, o café preparados pela fazenda Rio Brilhante são sempre um show a parte.

Todo esse cuidado traz reconhecimento e prêmios para a fazenda. A fazenda Rio Brilhante já foi finalista em concursos como Coffee Of The Year, ganhadora de concursos de qualidade da região do Cerrado Mineiro e sempre está presente em ótimas colocações no concurso Cup Of Excellence. 

É como todo esse conhecimento e vontade de produzir o melhor que o café Catavento foi feito. Um café produzido há mais de 1100 metros de altitude e preparado de maneira natural e que traz todas as características fantástica de um café que vem da região do Cerrado Mineiro!

Equipe Coffee & Joy na Fazenda Rio Brilhante

O Produtor

O Sr. Inácio saiu de sua cidade, na região sul do país, e se mudou para a região do cerrado mineiro com o sonho de alimentar o mundo. Foi através desse sonho que ele ingressou na agricultura. Junto com a vontade de alimentar o mundo, veio a vontade de produzir excelentes cafés.

Quando chegou na região do Cerrado Mineiro, em terras que inicialmente eram consideradas inférteis, seu Inácio batalhou muito para fazer o seu sonho acontecer. Na cidade de Coromandel, está localizada a Fazenda Rio Brilhante. Hoje a fazenda conta com tecnologia avançada para manter a produção em níveis excepcionais de qualidade.

Por exemplo, senhor Inácio buscou certificar sua fazenda para garantir que certos processos fossem seguidos regularmente. Hoje a fazenda conta com as seguintes certificações: UTZ, BSCA, Rainforest Alliance e 4C. Além do credenciamento à Região do Cerrado Mineiro, que lhe dá a garantia de denominação de origem.

A busca pela qualidade é incansável, todo ano o Sr. Inácio busca ser melhor do que foi no ano anterior. Por isso, a equipe que trabalha na fazenda Rio Brilhante está sempre se atualizando para trazer o que há de mais novo em tecnologia para a produção dos cafés. O resultado de tudo isso é uma constância na produção de cafés de qualidade, característica muito difícil de se ver nos cafés especiais que depende de vários fatores, entre eles os climáticos, para se ter uniformidade de produção ano após ano.

Seleção automática de grãos na Fazenda Rio Brilhante

Características do Café 

O café especial Catavento foi produzido na Região do Cerrado Mineiro, é da variedade Mundo Novo e foi colhido de uma lavoura plantada a mais de 1100 metros de altitude. Teve sua colheita realizada no momento certo de maturação dos frutos. Passou por um lavador para separar os cafés com um nível de maturação diferente dos cafés maduros. 

Depois de passar pelo lavador o café foi secado com toda a sua casca. Ou seja, foi preparado de maneira natural. Juntando todo esse cuidado de pós-colheita com o terroir da região do Cerrado Mineiro, o resultado foi um café fantástico. Com características únicas e que tendem a agradar a maioria dos paladares.

Mais especificamente, apresenta fragrância e aroma intenso com notas de chocolate ao leite, avelã e ameixa seca. Já no sabor, apresenta notas de chocolate ao leite, amêndoas e frutas secas. Ainda, possui acidez média cítrica, com corpo denso e viscoso. A finalização é longa e agradável, sustentada por notas de chocolate ao leite.

Em outras palavras, cada gole é uma aventura e tanto, e também é um prazer poder apreciar todo o trabalho realizado pela equipe da Fazenda Rio Brilhante. Não deixe de experimentar, você irá se surpreender!

Cupping realizado na Fazenda Rio Brilhante para a seleção do café especial Catavento