Café Especial do Sul de Minas: Aurora Boreal

Publicado em Tags , , ,

O estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil. A região do Sul de Minas, sempre foi conhecida por sua alta produtividade e nem tanto por qualidade. Entretanto, cada vez mais cafeicultores vem investindo em cafés de alta qualidade nesta região. Ucha, produtora da região, é uma das pioneiras do café especial e vem trabalhando para elevar a qualidade do que produz. Ela exporta café para diferentes países da Europa e da Ásia, são compradores que voltam todos os anos para comprarem o café novamente. Ou seja, ela tem consistência e bastante qualidade. Todo esforço na produção, resultou no café Aurora Boreal, um café natural e muito frutado! É cheio de personalidade e sabor. Um café imperdível.

Por isso, nós aqui do Coffee & Joy, resolvemos gravar um vídeo mostrando o resultado de todo o trabalho realizado pelo pessoal da Fazenda Caxambu.

 

O Café

O Café Especial Aurora Boreal é da variedade Mundo Novo, colhido no ponto certo de maturação e preparado no pós colheita de maneira natural. Em outras palavras, o café foi seco com toda a sua casca. Ainda, a lavoura que deu origem a este lote de café está localizada a mais de 1100 metros de altitude. A altitude elevada auxilia na maturação dos frutos do café.

A região produtora do Sul de Minas geralmente é conhecida pela sua alta produtividade. Entretanto, os cafeicultores da região vem cada vez mais investindo em qualidade. Esses investimentos em qualidade é o que fez a fazenda Caxambu mudar todo o seu sistema de produção. Foram feitos diversos investimos para troca de todo o maquinário e também de capacitação do pessoal que trabalha ali.

Toda essa ideia de focar em qualidade veio junto com a Ucha, que assumiu a administração da fazenda, junto com os irmãos, há 10 anos. Desde então, ela faz questão de produzir cafés com foco na qualidade. Por isso, a fazenda Caxambu sempre está próxima de universidades e centros de pesquisa buscando o que há de mais novo na tecnologia.

Essa aproximação com universidades gera estudos dentro da fazenda sobre novas formas de preparar o café, sobre como novas variedades se comportam em campo aberto, etc. Mais do que isso, todos os experimentos feitos dentro da fazenda são provados lá mesmo. Assim, o pessoal consegue entender o resultado do experimento feito na bebida final.

Todo o conhecimento adquirido é aplicado na lavoura e em todas as etapas de produção. Esse lote, em específico, utilizou a via seca como método de preparo no pós-colheita. Ou seja, o café foi seco com toda a sua casca. Após atingir a umidade de desejada, o café foi levado para descansar em tulhas durante um certo período. Logo em seguida, o lote foi beneficiado e separado em peneira 16 e acima.

Produtora Ucha na mesa de provas de cafés da Fazenda Caxambu

A Produtora

Ucha assumiu a gestão da Fazenda Caxambu há 10 anos. Quando resolveu administrar a fazenda, junto com os irmãos, ela propôs que eles investissem em qualidade. Só assim seria possível criar um negócio sustentável e que encantasse as gerações seguintes.

Dessa maneira, todos os maquinários da fazenda foram trocados. Investiram em equipamentos novos, para conseguirem atingir o objetivo de produzir tudo da melhor maneira possível. Os descascadores de café foram trocados, novos secadores foram instalados e novos terreiros suspensos foram construídos. Tudo para focar no projeto de qualidade proposto por Ucha.

Ucha, é uma produtora que sempre fala: “Tudo que é produzido de maneira especial desde o início, tende a gerar um produto especial no final”. É com essa filosofia que ela está sempre investindo em treinamento para todos os colaboradores da fazenda. Por exemplo, a Fazenda possui um laboratório de prova, para garantir a análise da qualidade de todos os lotes que estão sendo produzidos ali.

Atualmente, além de cuidar da gestão da fazenda ela também é presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). A frente da Associação desde o início de 2018, ela vem fazendo um trabalho de levar os cafés especiais do Brasil para todo o mundo. Está sempre recebendo pessoas do mundo todo para conhecerem o que a fazenda Caxambu tem de melhor!

Débora e Sérgio na visita à Fazenda Caxambu

Características do Café

O café especial Aurora Boreal, que é da variedade Mundo Novo, foi preparado através da via seca. Ou seja, foi secado com toda a sua casca. A lavoura que deu origem a este lote está localizada há mais de 1100 metros de altitude. Isso auxilia a maturação do fruto do café. Para garantir toda a qualidade exigida no pós colheita, existem diversos funcionários que ficam focados em tomar conta somente dessa parte da produção.

O resultado não poderia ser diferente, um café extremamente equilibrado e cheio de personalidade. Apresenta fragrância e aroma intenso com notas florais, de chocolate, amêndoas e um toque cítrico. Já no sabor, apresenta notas de tutti frutti, framboesa, morango, lima e chocolate. Possui acidez cítrica e málica, com corpo denso e viscoso. A finalização é longa, doce e refrescante.

É um café que possui uma torra média clara e que tem surpreendido o paladar de quem prova. O aroma exalado durante o preparo tem encantando os admiradores de um bom café. Isso tudo é o resultado de um trabalho cuidadoso que foi executado pela Ucha e toda a sua equipe durante toda a etapa de produção desse lote de café. Mais do que isso, todo o cuidado durante a torra também faz toda a diferença na sua xícara! Prove e comprove 🙂

>> Quer beber café de qualidade? Selecionamos cafés incríveis, direto do produtor e cheios de histórias. Enviamos recém torrado para a sua casa na frequência que você escolher. <<