Quando você dá uma pausa por um momento para fazer o seu café, seja durante o período da manhã ou depois do almoço, é fundamental que a bebida seja gostosa. Afinal, um café saboroso muda tudo. É exatamente isso que o Alessandro, produtor do nosso café Príncipe de Ouro buscou atingir! Um café gostoso e diferente de tudo que você já provou. Trabalhado com muita técnica para atingir um nível alto de complexidade na bebida final. É da variedade Bourbon Amarelo e vem de uma lavoura que está a mais de 1400 metros de altitude. Teve a colheita realizada de maneira seletiva e foi secado naturalmente em terreiro suspenso. É um café diferente e que precisa ser provado.

Por isso, nós aqui do Coffee & Joy gravamos um vídeo falando mais sobre o café Príncipe de Ouro.

 

O Café

Trabalhar com café especial demanda muito esforço. Por exigir muito cuidado e carinho durante a produção, é comum os produtores que trabalham com cafés especiais serem chamados de loucos. Foi exatamente isso o que aconteceu com o Alessandro, quando decidiu dedicar seu esforço para produzir cafés especiais.

Alessandro abraçou a ideia do pai de voltar para a zona rural. Então, em 1993 ele e a família, foram para o Sul de Minas. Ao se estabelecer na zona rural de São Gonçalo do Sapucaí, Alessandro começou ajudar o pai na produção de café. Alessandro aprendeu muito com todo o trabalho que precisava ser executado durante a produção do café commodity.

Alessandro queria melhorar, e por isso, buscou entender mais sobre os cafés especiais. Mudou todo o manejo que era feito, começou a realizar a colheita seletiva e utilizar processos mais rigorosos de pós-colheita. Dessa maneira, Alessandro começou a produzir cafés de altíssima qualidade.

O café Príncipe de Ouro é resultado de todos os anos de aperfeiçoamento do Alessandro na produção de cafés especiais. É um café da variedade Bourbon Amarelo, colhido de maneira seletiva, ou seja, somente os grão maduros foram retirados do pé. Mais do que isso, é um café que vem de uma lavoura que está plantada a mais de 1400 metros de altitude.

Alessandro escolheu o processo natural de pós colheita para esse lote. Ou seja, o café foi seco com toda a sua casca. É importante mencionar que foram utilizados terreiros suspensos para secar o café. Isso traz um maior benefício no resultado final do café.

Depois de atingir o umidade desejada, Alessandro beneficiou o café. Para garantir grãos uniformes, utilizou-se o processo de re-benefício para separar os grãos de acordo com a peneira 16 e acima.

O Produtor

Alessandro é um cara que busca desafios sempre. Gosta quando é chamado de louco por estar inovando ou buscando novas forma de produzir cafés excelentes. Ele é a terceira geração de produtores da família e pretende passar para os filhos o amor pelo café também.

Alessandro também é uma pessoa que gosta de auxiliar quem está próximo dele. Por esse motivo, ajudou a fundar a Associação dos Produtores do Alto da Serra (APAS). O principal objetivo da APAS é reunir os produtores da região para mostrar ao mundo a qualidade dos cafés que são produzidos ali. Ainda, a Associação também apoia os produtores que estão em busca de melhorar a qualidade dos cafés produzidos.

Um dos maiores motivadores para Alessandro é o reconhecimento pela produção de cafés especiais excelentes. Em 2018, ele foi coroado com o terceiro lugar no concurso Coffee Of The Year que acontece em Belo Horizonte e reúne produtores do Brasil inteiro. Mais do que isso, nesse mesmo ano, ele também ficou entre os 10 melhores cafés do Brasil no concurso Cup Of Excellence, um dos mais prestigiados no mundo todo.

Assim, Alessandro estará sempre buscando inovar e produzir cafés excelentes. Ainda, a vontade dele é que o brasileiro entenda que o café que está na xícara foi fruto de muito suor e dedicação. Em outras palavras, um excelente café não acontece por acaso.

Características do Café

O café especial Príncipe de Ouro é o resultado de um Bourbon Amarelo colhido de maneira seletiva, no ponto ideal de maturação. Ainda, é um café que foi plantado em mais de 1400 metros de altitude. Isso traz vantagens para a maturação do fruto do café. Foi secado de maneira natural, em terreiro suspenso.

Por todos esses motivos, é um café que apresenta fragrância e aromas doces, com notas cítricas e toque de cedro. O sabor é adocicado, com notas de calda de abacaxi e doce de laranja. Possui acidez cítrica e corpo cremoso. A finalização da bebida é longa, prazerosa, doce e refrescante.

É importante mencionar que nada foi adicionado de maneira artificial. Todas essas notas são apresentadas de maneira natural pelo café. É isso que acontece quando o café é extremamente bem cuidado, desde o plantio até chegar na xícara.

É um café muito complexo que exercita, e muito, o seu paladar. Diferente e provocante, você não consegue se satisfazer apenas com um gole. Comprove por você mesmo todo o trabalho que o Alessandro executou na fazenda. Você irá se surpreender e também incentivará o Alessandro a continuar produzindo verdadeiras joias! Nesse link você encontra todas as informações do café Príncipe de Ouro.

Comprar cafés especiais