Clever – O Método Inteligente de Preparar Café

Publicado em Tags , ,

Pode parecer difícil para iniciantes preparar um bom café. No entanto, quem sabe ferver água e cronometrar, pode fazer uma delicada e saborosa xícara de café com a Clever Dripper.

A Clever é uma solução para quem procura fazer um café surpreendente de maneira fácil. Como o próprio nome já diz, é um método inteligente (em inglês, clever) de fazer seu shot diário de energia. Ideal também para quem deseja recriar em casa ou no trabalho, um café especial com sabores e características surpreendentes. Por ser simples e prática, é fácil preparar uma xícara que possui alto equilíbrio sensorial entre todos atributos do café.

Logo abaixo preparamos um vídeo com o passo a passo do preparo. Mas, se preferir, continue lendo para ver como é simples ter uma perfeita xícara de café, em um método muito simples.

 

Sobre a Clever

A Clever Dripper é um dos métodos de preparação de café mais fáceis que você vai encontrar. Ele oferece tanto os benefícios de um café coado como dos preparados na prensa francesa.

Possui um formato cônico parecido com os coadores normais que são encontrados em qualquer lugar. Durante o preparo, a Clever retém a água e o café em pó na câmara de infusão (no estilo de uma prensa francesa) até que a válvula de drenagem seja ativada. Isso permite que você tenha imersão total e ainda utilize um filtro para capturar qualquer resquício de pó de café.

O conceito de design da Clever é semelhante ao de cupping (prova profissional de café), já que possui um controle de todas as variáveis no processo de infusão, destacando, assim as características reais do café. 

É ideal para quem gosta de cafés encorpados que mantêm um alto nível de clareza de sabor. É possível encontrar a Clever em 2 tamanhos, o pequeno que serve até 300ml ou o grande, que serve até 500 ml. Além disso, a Clever utiliza filtro de papel comum, com a base reta, que é muito fácil de encontrar.

Abaixo, estão algumas dicas para para começar a fazer cafés surpreendentes com a Clever. É importante mencionar que sempre incentivamos a experimentação à medida que você desenvolve suas preferências pessoais. Então, siga essas sugestões e não tenha medo de arriscar e desenvolver suas próprias receitas.

Como Preparar Café na Clever

Escolha o filtro do tamanho ideal para a Clever (pequena ou grande). Dobre o filtro na linha da costura, para que ele encaixe perfeitamente na Clever. Encaixado o filtro, ferva a água e assim que ela começar a ferver, retire-a do fogo.

Dica: Dê preferência sempre para água filtrada ou mineral e que não tenha gosto excessivo de cloro. É importante verificar a qualidade da água já que 90% do preparo é composto por ela. Ferva a água e retire do fogo assim que começar a soltar bolhas grandes. Ferver ela por muito tempo deixa os sais minerais existentes na água mais concentrados e impactará no gosto do café final.

Posicione o filtro na Clever e escalde com a água fervida. Encaixe a Clever na xícara ou jarra, para descartar esta água.

Um bom ponto de partida para a Clever é utilizar café na moagem média, a mesma utilizada para coador normal com filtro de papel.

Use a proporção de 10 gramas de café especial (que é 1 colher de sopa bem cheia) para cada 100ml de água que for utilizar (1 copo americano até um dedo abaixo da linha). Ou seja, se você deseja preparar 400ml de café, utilize 40 gramas de pó de café.

>> Escolha sempre cafés de qualidade e de origem! <<

Dica: vale ir testando as suas próprias receitas e ajustar as proporções com seu gosto pessoal, para depois replicar aquela que mais lhe agrada. O importante é que o resultado final agrade o paladar de quem for tomar! 

Adicione toda a água de uma só vez, apenas certificando que hidratou todo o pó de café. Coloque a tampa da Clever e aguarde 2 minutos, mexendo com uma colher quando der 1 minuto, para misturar o café.

Levante cuidadosamente a Clever e coloque-a sobre a jarra ou xícara, ativando a válvula para extrair o café.

Enjoy!

Para quem acha que fazer café é difícil, com esta dica não vai ter mais desculpas para preparar um café perfeito, de forma fácil e prática e com resultado surpreendente.

Testou essa receita, conta aqui nos comentários o que achou!

>> Quer ter a sua própria Clever? Adquira aqui! <<