Como Fazer Cappuccino de Cafeteria em Casa

Publicado em Tags , ,

Se você já tomou um Cappuccino Italiano em cafeteria, com leite aveludado e cremoso, já sabe como é a sensação de tomar um dos drinks mais tradicionais do mundo.

Estamos falando daquele Cappuccino tradicional mesmo, da receita original italiana, que consiste em 1 terço de leite, 1 terço de espuma de leite e 1 terço de café. Uma bebida com a harmonização equilibrada de um deliciosos café extraído perfeitamente, coberto por um leite de textura aveludada e cremosa.

Deu água na boca? Gravamos um vídeo com dicas para você replicar essa receita na sua casa e ter um cappuccino digno de cafeteria utilizando utensílios que todo mundo tem na cozinha!

 

A Origem do Cappuccino

A bebida foi criada na Itália e possui, originalmente, apenas dois ingredientes: uma dose de expresso e leite.

Recebe essa denominação como referência ao hábito dos monges católicos  capuchinhos da Itália, que usavam vestes que lembram a cor da bebida. Mas a criação da receita original é atribuída a uma lenda do século XVII.

O monge italiano Marco D’Viano, que teve importante papel na resistência cristã contra o avanço islâmico na Europa, teria em 1683 encurralado o exército turco, obrigando-os a recuar e deixar, em Viena, várias sacas de café.

A bebida ainda não era a mais preferida dos italianos e para conseguirem consumir a iguaria deixada pelos inimigos, decidiram misturar com leite e mel, criando, sem querer, o cappuccino que conhecemos hoje

A textura e temperatura do leite que cobre o espresso, são elementos de fundamental importância na preparação da bebida. O leite deve criar uma espuma com textura aveludada, brilhante e cremosa, além do espresso, que deve ser extraído perfeitamente.

Um cappuccino clássico consiste em um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Mas há variações populares do cappuccino como o uso de chocolate em pó, que é uma prática comum no Brasil, mas não faz parte da receita tradicional.

Esta bebida é encontrada nas melhores cafeterias e feita usando máquinas profissionais de espresso. Mas como tudo tem um jeitinho, aqui vai uma explicação de como replicar essa receita tradicional da melhor forma possível em casa, utilizando objetos que todo mundo tem na cozinha.

O Café

A receita tradicional do cappuccino leva espresso. Aqui, para ter um resultado mais parecido com a receita original possível, a recomendação é preparar o café na cafeteira italiana. Ela é um método de preparo de café que extrai um café mais intenso, perfeito para compor esta receita.

(Obs: Não tem cafeteira italiana em casa? Pode fazer com café coado, prensa francesa ou até espresso caseiro mesmo! O ideal é que seja um café especial de qualidade e mais intenso. Na receita, usamos o café Astronauta.)

Para ter um café perfeito extraído na cafeteira italiana basta seguir 6 passos importantes. Primeiro, adicione água na parte inferior da cafeteira italiana, sem ultrapassar a válvula de segurança (1). Em seguida, insira o pó de café no compartimento, até encher ele todo, não é necessário pressionar o pó (2 e 3). Quando o pó é pressionado a água pode encontrar dificuldades para passar e a extração não vai ficar homogênea (uma parte pode extrair mais do que outra). É importante mencionar que a moagem deve ser ligeiramente mais grossa que os furos do compartimento onde o café é adicionado. Isso facilita a passagem da água pelo pó de café e ocasionará uma extração mais uniforme. Por fim, encaixe bem todos os compartimentos da cafeteira italiana.

Uma dica importante, adicione um pouco de água na parte superior assim que terminar de encaixar tudo (4). Isso não deixará o café queimar quando ele entrar em contato com o alumínio quente. Agora é só levar ao fogo. Deixe a chama baixa e mantenha a tampa da cafeteira italiana aberta (5). Quando o café começar a espirrar, feche a tampa e retire a cafeteira do fogo (6).

O Leite

Um dos principais segredos na preparação do cappuccino perfeito, é a textura e temperatura do leite. Ele deve ter “microespumas”, com uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem no entanto deixá-lo com bolhas na superfície.

Para melhor resultado, utilizar leite integral. Pode usar leite vegetal também para transformar em uma bebida vegana.

Coloque o leite frio, da geladeira para o fogo. Se tiver um termômetro culinário, coloque na leiteira e retire do fogo quando alcançar uma temperatura entre 65-68°C. Se não tiver, fique observando e quando o leite estiver quase fervendo, começando a expandir e sair as primeiras bolhas, já está na temperatura ideal.

Para deixar o leite bem cremoso, espumado e aveludado, aqui estão algumas dicas para bater:

  • No liquidificador:  colocar o leite quente e bater na opção rápida. Esperar até que espume e dobre de tamanho.
  • No Mixer: adicionar o leite quente no copo e bater na opção rápida. Esperar até que espume e dobre de tamanho.
  • Na prensa francesa (melhor resultado!): adicionar o leite quente, encaixar a tampa com o êmbolo. Movimentar o êmbolo para cima e para baixo, repetidas vezes, até que o leite dobre de tamanho e fique com textura cremosa.
  • No espumador (melhor resultado!): despeje o leite quente (se preferir, coloque o leite gelado e 1 minuto no microondas). Encaixe a tampa com o êmbolo e o movimente para cima e para baixo até dobrar de tamanho e ficar com uma textura cremosa.
  • No Mini Mixer: adicionar o leite quente em um copo e ligue o mixer já dentro do copo, na opção rápida. Esperar até que a espume e dobre de tamanho.
  • No potinho: em um pote (preferencialmente de vidro) coloque o leite quente e feche bem. Chacoalhe muito, sacudindo o potinho rapidamente para cima e para baixo, batendo o leite, até que dobre de tamanho e fique com uma textura cremosa.

Preparando o Capuccino

Em uma xícara, adicione 50 ml de café pronto. Em seguida, despeje por cima do café 100 ml do leite vaporizado, em movimentos circulares, para misturar com o café e ficar a camada de espuma cremosa por cima.

Agora, é só aproveitar!

Enjoy!