Como Fazer o Melhor Espresso nas Máquinas Caseiras

Publicado em Tags , , , ,

Um espresso em casa pode ser uma boa opção para quem gosta de café intenso e para quem faz apenas uma ou duas doses por vez. Ainda, pode tirar onda de barista na hora de preparar, com todos os passos executados perfeitamente e aproveitar a agradável sinfonia dos vapores de água e ar da máquina e do café escorrendo para a xícara na hora da extração. 

E para ter um espresso perfeito, muitas variáveis influenciam na extração do café na máquina. As dicas deste post irão fazer sua experiência com o método preferido dos baristas ser ainda mais fantástica.

Gravamos um vídeo completo ensinando como preparar um espresso utilizando as máquinas caseiras. Ah, e não importa o modelo da sua máquina, os funcionamentos são parecidos, então pode aproveitar essas dicas, independente de como for a sua.

 

O Café e a Água

Moer o café na hora sempre é o mais indicado. A granulometria indicada para este método é média fina. A moagem muito fina vai dificultar a passagem da água e resultará um espresso desequilibrado, já que a pressão das máquinas caseiras não são altas como as das profissionais. Uma moagem mais grossa vai fazer o café ficar sub extraído, já que a superfície de contato com a água será maior e o tempo de passagem da água menor.

Se não tiver moedor, sem problemas. Prefira por adquirir cafés moídos com moagem média fina, para espresso.

Ter grãos de qualidade é essencial. Ou seja, se optar por utilizar um café de qualidade inferior, a bebida irá refletir a qualidade do café utilizado. Por isso, utilizar sempre cafés especiais e com torra recente. 

Além disso, utilize apenas água mineral ou filtrada, para garantir a qualidade da bebida e a conservação da máquina. 

Limpeza da máquina

Mantenha a máquina sempre limpa e não utilize detergentes ou materiais de limpeza abrasivos. Sempre limpe-a com pano e escovinha (pode ser um pincel ou até uma escova de dente com cerdas macias), imediatamente depois de utilizar.

Deixar escorrer água sem o porta filtros depois de utilizar a máquina, também é essencial para sempre garantir um bom café extraído nela.

Importante: leia o manual de instruções e as recomendações do fabricante da máquina.

Preparação

Ligue a máquina alguns minutos antes de começar a preparar para que ela esquente.

Após esquentar, remova o porta filtro.  Sem estar com o porta filtro encaixado, solte um pouco da água, pressionando a opção espresso e desligando logo em seguida.

Adicione o café no porta filtro ainda quente, bem limpo e seco (aqui pode usar um flanela para secar o porta filtro). Compacte com o compactador da máquina de espresso, utilizando um pouquinho de pressão, apenas o suficiente para nivelar o pó.

É importante que não compacte muito, já que as máquinas caseiras não possuem muita pressão, para facilitar a extração do café e evitar entupimentos.

Por fim, encaixe bem o porta filtro na máquina e imediatamente extraia o café, colocando a xícara e pressionando a opção para extrair o espresso.

DICA: Deixar o porta filtro encaixado muito tempo na máquina quente pode esquentar o pó e extrair amargor indesejável para a bebida. Portanto, assim que encaixar o porta filtros, extraia imediatamente o espresso.

Prontinho! Um espresso perfeito, feito em casa.

>> Acesse aqui para descobrir um universo completamente diferente para mudar a sua forma de tomar cafés! Descubra o Coffee & Joy <<