Como o Usar o Cacau no seu Café – Juntamos com a Adoleta Chocolates para Criar Receitas Inusitadas com dois Produtos Super Brasileiros

Publicado em

Café e chocolate tem muito em comum. Os melhores chocolates são feitos com cacau que foi colhido de maneira correta e processado cuidadosamente, garantindo uma matéria prima de alta qualidade. De maneira similar, os melhores cafés são feitos com frutos colhidos na hora certa e processados de maneira adequada, também garantindo uma matéria prima incrível. Da mesma maneira que acontece com o café, as variações nos perfis de torra e nos tipos de cacau produzirão chocolates com sabores e aspectos sensoriais diferentes. 

Toda essa semelhança no processo, gera também uma combinação perfeita de harmonização de sabores do cacau e café. Por isso, o mimo do mês de julho de 2020 é uma forma de trazermos para os assinantes da coffee&joy o que há de melhor no mundo dos chocolates agroecológicos!

Juntamos com o pessoal da Adoleta Chocolates para mostrar como o cacau pode incrementar a sua hora do café e enviamos cacau e casca do cacau para todo mundo em julho de 2020. Continue lendo para conhecer a história desta fábrica de chocolates e aprender duas receitas criadas especialmente para os amantes de café e chocolate.

 

Sobre a Adoleta Chocolates

A Adoleta acredita que o chocolate bom de verdade é feito com cacau agroecológico – sem agrotóxicos e com uma história na qual as pessoas envolvidas importam.

Os processos de produção dos chocolates da Adoleta são realizados no Mercado Novo, em Belo Horizonte, e passam por: selecionar as amêndoas de cacau, torrar, descascar, moer, refinar, temperar, colocar nas formas de barras e embalar manualmente.

foto: @nanirodrigues

Assim como a coffee&joy se preocupa com todas as etapas pela qual o café passa, buscando garantir um café de excelente qualidade, a Adoleta também participa ativamente na escolha do cacau utilizado na produção dos chocolates. Por exemplo, eles constroem junto a agricultoras e agricultores, uma outra forma de pensar no chocolate que comemos no nosso dia-a-dia.

A Adoleta também se dedica a conhecer e construir uma relação de respeito e proximidade com as produtoras e os produtores das matérias primas. Todos os ingredientes que são usados na fabricação dos chocolates são produzidos pela agricultura familiar, por pequenas produções, de forma agroecológica ou de orgânica. 

Mais especificamente, o cacau que a Adoleta usa para produção dos seus chocolates vem do município de Aracata, na Bahia. A produção do cacau é baseada nos princípios da agroecologia, no trabalho coletivo e na auto-organização de mais de 50 famílias no Assentamento Terra Vista.

foto: @nanirodrigues

A agroecologia vai muito além da não utilização de agrotóxicos e transgênicos. Ela também consiste em ter relações sociais e econômicas justas e respeitosas, com preocupação com aspectos ambientais da produção – como a preservação de nascentes e do solo, preservação da biodiversidade, valorização da cultura alimentar, entre outros fatores que implicam no cuidado global e integrado dos sistemas alimentares.

Além do cacau, o açúcar utilizado na Adoleta é produzido pela Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade, de forma artesanal no município de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

A Adoleta acredita que chocolates podem ser produzido com poucos ingredientes, sem conservantes e produtos que tenham nomes difíceis, e que sejam deliciosos e possam transmitir a alegria na simplicidade. 

 

Como usar o cacau no café

O cacau é um ingrediente-chave para bolos, brigadeiros e mousses (excelentes acompanhamentos pra um bom café). Ele também é o principal ingrediente para produzir o chocolate. Mas você sabia que ele e a casca do cacau podem fazer parte da sua receita de café? Veja essas duas receitas que separamos.

Drink de café com leite e especiarias

o que é necessário?

  • 100ml de café coffee&joy já pronto
  • 200ml de leite integral ou vegetal
  • 1 colher de chá de cacau agroecológico adoleta em pó; 
  • 1 colher de chá de casca de cacau agroecológico adoleta;

como preparar?

  1. Em uma panela, misture o leite, o cacau em pó e a casca de cacau Adoleta.
  2. Leve ao fogo baixo até que comece a soltar bolhas e levantar uma pequena espuma. Não deixe o leite ferver!
  3. Coe em uma peneira (para separar as cascas do cacau).
  4. Bata o leite para vaporizá-lo. Use o instrumento que você tiver: mini mixer, mixer comum, prensa francesa ou liquidificador. É importante que o leite dobre de tamanho e fique bem cremoso.
  5. Coloque o leite em um copo ou xícara longa. Com a ajuda de uma colher, adicione o café bem devagar para não agitar muito o leite vaporizado. Dessa forma, seu drink vai ter camadas de cores! 

obs.: você pode deixar o drink com a sua cara! use ingredientes como canela, noz moscada, mel e/ou outras especiarias! 

Aproveite!

 

Cacau no café coado

Experimente misturar um pouco de cacau em pó ou casca de cacau ao café moído. Antes de coar seu café, coloque um pouco de cacau em pó ou casca de cacau. explore a intensidade das notas de chocolate amargo alterando as quantidades de cacau. 1g (aprox. 1 colher de chá) de cacau adicionado a 15g (aprox. 2 colheres de sopa) de café pode transformar a hora do café em uma experiência sensorial!

Extra: o café já está aberto há muito tempo?

Descubra como o cacau pode adicionar notas de chocolate amargo e salvar até o café que você achou que não servia mais.

Cascas de cacau ou cacau em pó podem “socorrer” aquele café que ficou esquecido dentro do amário e que você achou que não servia mais.

É só misturar um dos dois ao seu café moído antes de coá-lo. aqui, é muito importante que a moagem do cacau não esteja muito fina – se for o caso, a extração vai ser muito longa porque o cacau muito fino bloqueia a passagem de água pelo filtro. se você não tiver um cacau com moagem mais grossa [prefira os agroecológicos! (:], use apenas a casca. Ah, os nibs de cacau podem ser uma boa solução porque eles são mais grossos!

>> Quer melhorar o seu café em casa, receber um alimento de qualidade e mimos exclusivos? Conheça a coffee&joy. <<