Desafios da Produção de Cafés Especiais: da Fazenda à Xícara

Publicado em Tags , , ,

O Brasil carrega o título de maior produtor e exportador de café do mundo, sendo responsável por até um terço da produção global e é segundo maior consumidor dessa bebida.

A produção cafeeira no país, principalmente de cafés especiais, é realizada por pequenos produtores rurais que estão espalhados por diversas regiões brasileiras. Esses produtores, dedicam suas vidas e esforço diariamente para produzir qualidade, e precisam enfrentar diversos obstáculos para levar o café até a sua casa.

Conversamos com o Edimar da fazenda Ouro Verde, localizada no Sudoeste da Bahia, para entender um pouco mais dos desafios encontrados pelos produtores de cafés especiais no Brasil. Além disso, conversamos sobre o que o Edimar tem feito para aumentar a qualidade do café que ele produz.

Quer saber um pouco mais sobre a sua história? É só apertar o play no vídeo abaixo:

 

Por que é difícil produzir cafés especiais? Conheça as histórias que existem por trás do seu café

O Brasil está ganhando destaque em concursos de qualidade de café, mostrando que consegue fazer a união entre alta produtividade e qualidade. Um dos maiores desafios encontrado pelo produtor ainda é ter o acesso à tecnologias de melhorias de produção e informação sobre elas, como técnicas de sombreamento da plantação, colheitas seletivas, beneficiamento (pós-colheita) e novas variedades de cafés.

Seu Edimar trabalha com cafés há mais de 30 anos e ao longo do percurso sempre buscou extrair o que tinha de melhor na Fazendo Ouro Verde. Faz três anos que ele entrou para o mercado de cafés especiais. Nesse processo de transição entre o café que produzia e o café que gostaria de produzir, ele encontrou algumas dificuldades e precisou buscar formas de resolvê-las.

Edimar conta que mudou a rotina na fazenda e que precisou explicar para seus colabores o que era o café especial, a importância dele no futuro dos funcionários e da propriedade como um todo. Além de mostrar o impacto direto da colheita seletiva na qualidade do café produzido, ele também busca o melhoramento constante de técnicas de pós-colheita e introdução de novas variedades de café.

Introdução de novas variedades, melhoria da produtividade e sombreamento

Seu Edimar vem testando novas variedades em sua fazenda. Uma delas é a varietal Arara, que vem chamando a atenção em competições de qualidade pelo Brasil, por sua alta produtividade, resistência a doenças e qualidade da bebida final. A propriedade conta, também, com plantas das variedades: Acaiá, Mundo Novo, Catuaí e Bourbon.

Na área onde planta o Bourbon o produtor realiza um trabalho de sombreamento das plantas de café com seringueiras e outras árvores nativas da região, e conta com o apoio da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). O sombreamento tem como objetivo proteger a planta do sol excessivo, fornecer matéria orgânica para enriquecimento e aumento de umidade no solo.

Além disso, o sombreamento permite uma maturação mais lenta e processos fisiológicos favoráveis a produção de lotes especiais. Ainda, o sombreamento também alivia o aparecimento de manchas de cercosporiose nas folhas e nos frutos. As plantas utilizadas para realizar o sombreamento também servem como quebra-vento, isso ajuda a diminuir a incidência de doenças como a phoma. Mas essas mesmas plantas também desfavorecem a colheita mecanizada, aumentando o custo de produção do produtor.

Todos esses cuidados mostram que Edimar é um produtor de que busca a excelência de seus grãos, tendo preocupação e senso de responsabilidade com a qualidade do café e com a natureza.

E onde a coffee&joy e você, assinante, entram na história?

Sabemos que o trajeto do café, da fazenda até você, é enorme e cheio complexidade. E a coffee&joy busca levar o melhor até a sua casa, oferecendo experiências sensoriais únicas e saborosas através do café. Acreditamos que valorizar e dar voz para o trabalho de pequenos produtores é o melhor caminho para isso.

Trabalhamos para que o café que chega na sua casa seja fruto de um trabalho ético, respeitando o meio ambiente e todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção do café, desde produtores e seus colaboradores, provadores de café, mestres de torra e etc, até transporte e logística, para chegar em você.

O café está muito além da xícara, ele é feito por pessoas de verdade e que buscam melhorias constantes para entregar um produto de qualidade. Café é a possibilidade de criar novos laços e conhecer histórias de pessoas que estão indo atrás das mudanças que querem ver no mundo, como é o caso da coffee&joy e de seus parceiros. E quem escolhe consumir nossos cafés de qualidade e origem também faz parte dessa história.

E ai? Qual é a sua história com o café e como a coffee&joy teve impacto nela? Conte um pouco dela para a gente nos comentários.