Valorizar o produto local, feito por pequeno produtor de forma artesanal, é resgatar a importância de se prestigiar a economia local e o desenvolvimento da comunidade. Mais do que isso, é dar uma chance ao pequeno, ter rastreabilidade e verificar a procedência dos produtos. É conhecer a história de quem produz o que você adquire. A soma de tudo isso faz com que o maior beneficiado seja você, que compra esse tipo de produto!

Resgatando essa valorização, abrimos espaço mais uma vez nas caixinhas dos assinantes para mostrar um trabalho que vai além de um simples produto.

A Dany Luce Flô é assinante Coffee & Joy desde de 2017 e é a fundadora da Vermelho Flô (@vermelhoflo), onde produz peças feitas à mão, utilizando técnicas como o crochê e macramê.

É ela que invade as caixinhas no mês de abril com um chaveiro. O chaveiro foi completamente feito pelas mãos da Dany e representa o carinho do trabalho realizado por ela. Além disso, representa também a aproximação da origem do que adquirimos, que é um dos pilares do Coffee & Joy. Veja o vídeo completo desta surpresa de abril:

 

Sobre a Produtora

Dany Luce Flô é de Belo Horizonte, MG e criou a Vermelho Flô em janeiro de 2018. O negócio surgiu de uma necessidade de trabalhar e também de colocar as ideias criativas dela em prática.

Depois de perder um negócio anterior, a Vermelho Flô mudou para melhor a vida da Dany, que dispôs de toda a sua criatividade e energia boa para transformar linhas e retalhos em objetos úteis e cheios de personalidade.

Em outras palavras, a Vermelho Flô é o reflexo do que aconteceu na vida da Dany. Tudo que é produzido lá é feito completamente à mão, mais precisamente, pelas mãos da Dany.

Hoje os produtos da Vermelho Flô são vendidos pela internet, mas também estão presentes em feiras locais. Foi em uma dessas feiras locais que a Dany conheceu a Débora (fundadora do Coffee & Joy). Desse encontro surgiu a ideia de produzir um mimo em conjunto.

Para levar o mimo de abril para os assinantes Coffee & Joy, nada melhor que uma assinante assumir essa responsabilidade e criar um objeto que tivesse a cara do Coffee & Joy, a originalidade de quem produz e que enchesse os corações de alegria de quem vai receber.

Sobre o Chaveiro

O fio de malha usado nos chaveiros feitos pela Dany são reciclados da indústria têxtil. Por isso, o mimo do mês é legal para os assinantes e também para o planeta, pois foi utilizado uma matéria prima que ia para o lixo. Em outras palavras, seria jogado fora, mas a matéria prima foi reaproveitada para criar os chaveiros.

A técnica utilizada para produção dos chaveiros é o Macramê (ou Macramé), que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma arte decorativa que consiste em atar fios em diversos tipos de nós apenas utilizando as mãos. O nome Macramé (Migramach) é de origem turca, e significa “tecido com franjas, tramas ornamentais e galão decorativo”. Provavelmente, esse nome se deu por conta dos tecelões turcos do século XIII d.C., os quais faziam muitos trabalhos com franjas em toalhas barradas.

É por este motivo que as peças são únicas. São as suas inconsistências que fazem com que este projeto tenha muita personalidade. Já que a artesanalidade dos chaveiros se contrapõe à perfeição e repetibilidade dos produtos industrializadas.

E por ser um reaproveitamento de tecido, as cores nunca são as mesmas, cada rolo de fio é um tom e cada tom uma peça, o que os tornam ainda mais exclusivos.

Ter uma peça Vermelho Flô significa ter em um objeto várias emoções, rebeldia e imaginação.

Durante o projeto todo, de idas e vindas de ideias e até finalizar e chegar num ponto ideal do mimo, a conclusão foi de que a Dany é uma mulher enorme! Enorme de coragem, de coração, de humildade, de amor e das coisas que mais valorizamos por aqui: exemplo de história de vida e muita garra para correr atrás dos sonhos e objetivos.

No mês de abril / 2019, cada assinante vai receber um chaveiro feito com muito carinho pela Dany e, junto, todo carinho que foi colocado na produção de cada um deles.

Porque com um carinho desses, imaginação ilimitada e dedicação tamanha que teve neste projeto, é bem provável que a Dany venha invadir as caixinhas dos assinantes mais uma vez.

Aproveite este mimo, com “amor feito à mão pelas mãos da Flô“.

Quer ter mais Vermelho Flô na sua casa, fale com a Dany pelo Instagram @vermelhoflo.

>> Ainda não é assinante? Acesse aqui para descobrir um universo completamente diferente para mudar a sua forma de tomar cafés! Descubra o Coffee & Joy <<

Comprar cafés especiais