A vida é muito mais leve quando nos divertimos e aproveitamos os pequenos momentos durante nossa caminhada. A hora do café está presente na nossa vida diariamente. Utilizar um utensílio diferente e que produz um café fantástico, propicia mais diversão ainda. Por isso, a Aeropress desempenha tão bem esse papel de preparar um café fantástico e, ao mesmo tempo, é diversão garantida. Inventada por um engenheiro que também fabricava brinquedos, a Aeropress é uma maneira diferente de preparar o seu café especial. Além do resultado final ser fantástico, é um utensílio simples e prático de utilizar. Mais do que isso, a Aeropress é constituída de um material extremamente resistente e é fácil de carregar para onde você for, já que ela também é extremamente compacta.

Por esse motivo, nós do Coffee & Joy gravamos um vídeo mostrando os detalhes sobre como preparar um café incrível utilizando a Aeropress.

 

A Aeropress

O café é o combustível diário de energia de grande parte da população mundial. Não é atoa que ele é a segunda bebida mais consumida do mundo. Com Alan Adler também não é diferente, ele não fica sem o seu café. Devido ao seu interesse na bebida, em 2004 Alan começou a estudar o processo de preparar café em conjunto com os utensílios existentes para extrair a bebida. O intuito era conseguir criar um utensílio inovador e que conseguiria extrair um café com qualidade superior aos utensílios existentes.

Alan tem o costume de inventar coisas desde os 13 anos de idade. Esse costume lhe rendeu mais de 40 patentes. Ele já desenvolveu sistemas de monitoramento para aeronaves militares, reatores nucleares e submarinos, entre outros. Ainda, Alan também foi o responsável por inventar alguns brinquedos produzidos pela empresa Aerobie. Um desses brinquedos é o “Anel Voador”, que ganhou o recorde mundial de lançamento mais longo!

Com toda essa energia que Alan possui para criar coisas novas, surgiu a Aeropress em 2005. Basicamente, a Aeropress é composta pelo corpo, êmbolo e o porta filtro. Ela se assemelha bastante a uma seringa.  Com a Aeropress, Alan conseguiu unir um pouco do sabor existente no café espresso em conjunto com a delicadeza de um café filtrado. Isso é possível devido a pressão que é feita pelo êmbolo para extrair o café que passa por um filtro de papel antes de chegar à xícara.

A seguir é detalhado como preparar o seu café utilizando a Aeropress.

Como Preparar o Seu Café

A Aeropress é um utensílio extremamente versátil para extrair café. É possível obter resultados distintos para um mesmo grão através da variação da moagem, do tempo de pré-infusão, do tempo de infusão e do tempo gasto para finalizar a descida do êmbolo.

A Água

É importante ressaltar que mais de 90% do preparo do café é água. Ou seja, ela é um ingrediente fundamental e que precisa ser de qualidade para obtenção de um excelente café. Por isso, prefira por água mineral ou filtrada, que não possua um gosto excessivo de cloro. Ainda, é importante ferver a água. O segredo é não deixar a água fervendo por muito tempo, pois os sais minerais ficarão mais concentrados. Esses sais minerais concentrados irão impactar de forma negativa o resultado final do seu café.

Escalde o Filtro

Utilize a água quente para escaldar o filtro de papel. Essa etapa é importante para remover o possível gosto de papel que os filtros possuem.

Proporção

A escolha da proporção é importante para preparar um café equilibrado. Uma proporção que tende a agradar a maioria dos paladares é utilizar 10 gramas de café para cada 100ml de água. Se você preferir um café mais concentrado, é só aumentar a quantidade de pó de café utilizado no preparo. Por exemplo, você pode utilizar 15 gramas de café para cada 100ml de água. Aqui vale a experimentação para encontrar a proporção que mais agrada o seu paladar.

Moagem

A granulometria da moagem influenciará diretamente no resultado final do seu café. Quando mais grossa a moagem, mais facilmente a água passará pelo café e mais dificuldade ela terá para extrair todo o potencial do café. Já a moagem muito fina, fará com que a água tenha um contato maior com as partículas do café e super extraia o café, o que poderá gerar um certo amargor na sua bebida. Para a Aeropress, indicamos utilizar uma moagem média como ponto de partida.

Pré-Infusão

A pré-infusão é fundamental para garantir que todas as partículas de café sejam hidratadas. É durante essa etapa que o café libera todos os seus aromas e sabores. Por isso, é importante garantir que as partículas de café tenham se hidratado igualmente para que as condições de extração de cada partícula seja a mais parecida possível.

Finalização

Após realizar a pré-infusão é só completar com o restante de água até o número quatro, indicado no corpo da Aeropress e aguardar por volta de 3 a 4 min. Passado o tempo, encaixe a Aeropress direto na caneca e pressione o êmbolo para baixo, fazendo pressão em um movimento constante.

Por fim, basta degustar o café que você acabou de preparar. Você terá na sua xícara um café que foi extraído utilizando um pouco de pressão e também um filtro de papel. Ou seja, a bebida produzida trará lembranças de um espresso e de um café filtrado também!

Aproveite para se aventurar com moagens diferentes, modifique também o tempo de infusão e compare os resultados gerados para o mesmo café. Você perceberá a versatilidade da Aeropress fazendo esses experimentos! Para um mesmo café, os resultados serão diferentes!

>> Quer conhecer cafés incríveis? Acesse aqui para descobrir um universo completamente diferente para mudar a sua forma de tomar cafés! Descubra o Coffee & Joy <<

Comprar cafés especiais