Quatro Passos Simples Para Acertar o Preparo do Seu Café Especial em Casa

Publicado em Tags , , ,

O segredo de um café excelente pode estar nas proporções utilizadas. Você já se pegou na dúvida de como medir a quantidade de água que irá utilizar para preparar o seu café? E o próprio café, você também já teve aquela incerteza sobre a quantidade que estava utilizando? Então, foi pensando nisso que resolvemos falar sobre como você pode acertar as medidas utilizadas com utensílios que você já tem em casa.

O seu momento café terá mais controle e, consequentemente, o seu resultado será melhor. Em outras palavras, você vai começar a desfrutar de um xícara de café ainda mais gostoso e cheio de sabor.

Por esse motivo, nós do Coffee & Joy gravamos um vídeo mostrando o passo a passo para você seguir e não errar mais nas proporções utilizadas.

 

A água

A água é um ingrediente fundamental na hora de preparar um excelente café. Mais de 90% do preparo do café é composto por água, por isso é muito importante ela ser de qualidade. Prefira por água filtrada ou mineral, que não tenha um gosto excessivo de cloro. O sabor de cloro irá impactar de forma negativa no resultado final.

Outro ponto importante é sobre a temperatura da água. Em casa, quando você não tiver um termômetro disponível, você pode ferver a água. Basta retirá-la do fogo assim que entrar em ebulição. Se a água ficar fervendo por muito tempo, os sais minerais existentes ali ficarão mais concentrados. Esses sais minerais concentrados irão prejudicar o sabor final do seu café. Por isso, assim que a água entrar em ebulição, você retira ela do fogo para escaldar os equipamentos.

Para medir a quantidade de água que será utilizada, pode usar o copo americano. Um copo americano cheio, até a marca da linha antes do topo, possui 130ml de água. 

Também é possível pesar a água na balança. Cada 1g de água = 1ml.

Se preferir, use copos ou jarras medidoras, com a indicação da graduação, também fica fácil acertar a medida.

O Café

Não basta somente uma água de excelente qualidade. A água sozinha não fará milagre no resultado final do seu café. É necessário utilizar grãos de excelente qualidade também. Dessa maneira, prefira por cafés 100% arábica e especiais, que tenham a origem especificada.

Ainda, opte por cafés com torra fresca. Cafés que foram recém torrados tendem a expressar melhor o seu potencial na xícara após o preparo. Em outras palavras, evite cafés com mais de 3 meses da data que foi torrado.

Aqui tem um post explicando as diferenças dos cafés que são comercializados.

A Granulometria da moagem

A moagem é importante ser adequada para o método de preparo que será utilizado. Por exemplo, a moagem média é indicada para você preparar o seu café utilizando o filtro comum de papel. Para você ter uma referência, a moagem média do café se assemelha ao açúcar cristal.

É importante ressaltar que se a moagem não estiver adequada você poderá super extrair o seu café. A super extração acontece quando é utilizada uma moagem muito fina, igual a moagem encontrada nos cafés de supermercados. Quando mais fina, maior será o contato da água com a pequena partícula de café, o que ocasionará uma super extração.

A super extração do café produz um amargor intenso na bebida.

 A proporção de Pó de Café

A proporção entre a quantidade de café que será utilizada e água é importante para obter uma extração equilibrada. Por exemplo, se você utilizar muita água e pouco café, provavelmente o resultado será um café mais ralo, que poderá te lembrar chá. Por outro lado, ao utilizar uma quantidade alta de pó de café e uma quantidade menor de água, você produzirá um café mais concentrado.

O equilíbrio é o segredo para ter um café saboroso. Nem muito concentrado e nem muito ralo. Por isso, é importante acertar na medida na hora de preparar o seu café. Para não errar mais, pode utilizar uma colher de sopa cheia como medida para 10 gramas de café.

Finalizando

Agora é só utilizar os ingredientes na medida certa para preparar o seu café. Resumindo, a água precisa ser de qualidade e você pode ferver sim. Só é preciso retirar do fogo assim que ela entrar em ebulição. Para acertar a medida é só utilizar o copo americano, ele cheio até a marca na parte superior contém 130ml de água. Ou se preferir, pode utilizar os copos marcadores oferecidos pelo Coffee & Joy também.

Para o café, escolha café 100% arábica e especial. Se não tiver moedor, compre o café moído na granulometria ideal para o método que você irá utilizar. Para o filtro, a granulometria indicada é a média, que se assemelha com o açúcar cristal.

Já para medir a quantidade de pó de café a ser utilizado, pode usar a colher de sopa. Uma colher de sopa cheia contém 10 gramas de café. Ou se preferir, pode também utilizar a balança portátil que o Coffee & Joy oferece.

Com as medida prontas, é só preparar o seu café e aproveitar a sua bebida! Enjoy!

>> Não perca a oportunidade de participar do universo incrível do Coffee & Joy. Comece agora a sua experiência <<