Se tem uma coisa que combina, é café especial com limão. A complexidade dos sabores e a doçura natural dos cafés especiais é uma harmonização muito gostosa com o limão. Agora, junta tudo isso com a cachaça e temos uma caipirinha de café deliciosa e diferente.

A cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil (a primeira é a cerveja). A sua origem quase acompanha a história do nosso país. Há relatos de que ela foi descoberta por escravos, na época colonial, mais especificamente, no ciclo de açúcar. De acordo com historiadores, a cachaça foi uma descoberta, já que ocorreu por conta de um acidente na fabricação da rapadura. Quando o processo de extração dava errado e o caldo da cana fermentava, esse líquido era descartado.

Os escravos consumiam o líquido mesmo assim e chamavam aquele caldo esverdeado e escuro de cagaça (algo que deu errado). Após tomar a cagaça, os escravos ficam mais eufóricos e contentes. Daí o surgimento do ingrediente principal da Caipirinha.

Já o café é a segunda bebida mais consumida no mundo inteiro (a primeira é a água). A categoria especial (ou café de especialidade) é a mais alta em termos de qualidade. Para receber essa classificação de “especial”, o lote de café deve atingir uma pontuação mínima na avaliação do protocolo da Specialty Coffee Association (SCA), que só pode ser realizado por profissionais certificados. Aqui tem um post completo sobre o que são cafés especiais.

Esta qualidade de café passa por muitos processos e cuidados até chegar na xícara do consumidor. O café especial passa por tratamentos diferenciados, inclusive por um processo de torra que vai ressaltar atributos sensoriais naturais da fruta que foi bem cuidada. Um desses resultados é uma doçura natural e também notas que remetem a outros alimentos, como o chocolate, limão, laranja, doces, etc. 

Se você nunca experimentou café especial, vale a pena o teste. Ele é completamente diferente de tudo que você já tomou. É o resultado do trabalho bem feito no campo e da ciência na hora da torra. Conheça aqui algumas opções de cafés para receber em casa.

A mistura do café especial com a cachaça e a acidez do limão, traz para a Caipirinha uma nova versão que é mais gostosa, sofisticada e muito fácil de fazer. Nesta receita de Caipirinha de café, o diferencial é que o café foi infusionado direto na cachaça. Então dispensa a água quente na hora de preparar e vai deixar seus amigos encantados naquela resenha de final de semana.

Uma dica: outra fruta que dá muito certo com o café especial é a laranja (aqui você aprende a coar um café com uma fatia de laranja)

Vem assistir ao vídeo completo da receita da Caipirinha de Café ou continue lendo o post:

 

RECEITA DE CAIPIRINHA DE CAFÉ

Ingredientes para a infusão de cachaça com café especial coffee&joy 

  • Café especial coffee&joy 
  • Cachaça (eu usei a Legítima de Minas da Cachaçaria Nacional)

Como preparar a infusão de cachaça com café

  1. Em uma garrafa ou pote de vidro com tampa, coloque 1 parte de café especial coffee&joy  moído grosso para 2 partes de cachaça.
  2. Tampe bem e leve à geladeira por 12 horas.
  3. Passadas as 12 horas, coe a mistura usando um filtro de papel ou pano.
  4. Guarde em uma garrafa ou pote de vidro com tampa.

Ingredientes para a caipirinha de café

  • 50 ml da infusão de cachaça com café especial coffee&joy 
  • 1 limão-taiti
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Essência de baunilha (opcional)
  • gelo

Como preparar

  1. Corte o limão em cubos, retirando a parte branca do miolo, para não amargar.
  2. Em um copo baixo com a boca larga, adicione o limão.
  3. Misture 2 gotas de essência de baunilha com o açúcar e, depois, adicione no copo. Macere bem o limão para extrair o suco.
  4. Adicione bastante gelo, até completar todo o copo.
  5. Por fim, adicione a infusão de cachaça com café especial coffee&joy bem devagar, mirando no gelo, para dar o efeito de duas cores.
  6. Misture tudo e aproveite!

Comprar cafés especiais