O Frapê (ou Frappé) é uma bebida gelada feita à base de café e leite que é muito cremosa, refrescante e gostosa. Ele tem muitas variações pelas cafeterias do mundo todo, mas nós criamos uma receita muito fácil e gostosa de Frapê de Café que dá para fazer em casa.

Não se sabe exatamente se a origem do nome do drink é do termo local de Boston, nos Estados Unidos, para milkshake “frappe” (que se pronuncia ‘frap’) ou do grego para café gelado “frappé” – ambos são oriundos do francês “frappé”.

Mas apesar de ser muito popular na Grécia, o Frapê de Café já ganhou adeptos no mundo inteiro. A boa notícia é que tem como fazer em casa e a receita que criamos é muito fácil.

Para dar a cremosidade, é importante usar um leite com bastante gordura. Pode ser integral ou vegetal, sendo que, neste caso, dê preferência aos específicos para preparo de drinks de cafeteria, como o Barista da A Tal da Castanha que usamos aqui.

O café, quanto melhor a qualidade dele, mais gostoso vai ficar. Aqui usamos o café da assinatura da coffee&joy, com torra média escura. Fizemos ele normalmente no filtro de papel e, em seguida, colocamos em uma forminha de gelo e levamos ao congelador.

Fazer pedrinhas de gelo de café é uma ótima opção para não desperdiçar. O melhor é que o café gelado fica muito gostoso não só nessa, mas em várias outras receitas. Veja essa daqui por exemplo, de gelo de café e paçoca.

Gravamos um vídeo completo de como fazer Frapê de Café, mas continue lendo para ver a lista de ingredientes e o passo a passo completo.

 

Ingredientes

– 200ml de café especial coffee&joy congelado

– 200ml de leite gelado (pode ser integral ou vegetal)

– 100g (aprox. 2 colheres) de chocolate em barra (ao leite ou meio amargo)

– 1 colher de sopa de açúcar

– 1 colher de sopa de chocolate em pó

– Chantilly a gosto

Como preparar

Congele 200ml de café já pronto. Aqui, nós fizemos no filtro de papel um café da assinatura da coffee&joy, com torra média escura. Fizemos mais intenso para o gosto do café ficar bem presente no Frappe, usando 3 colheres de sopa bem cheia de pó para 200 ml de água. Aqui tem dicas de como fazer café em casa. Depois de pronto, colocamos em forminhas de gelo, por aproximadamente 3 horas.

No liquidificador, adicione o leite, o açúcar e o chocolate em pó e bata por aproximadamente 40 segundos, até que os ingredientes todos se misturem e o leite fique bem cremoso.

Adicione as pedras de gelo de café e bata até quebrar todo o gelo.

Por fim, quebre o chocolate em pequenos pedaços e bata apenas para misturar, para que os pedacinhos de chocolate fiquem inteiros e dê um sabor e textura especial no drink.

Em um copo, despeje a mistura. Por cima, coloque o chantilly e está pronto!

Se quiser, coloque um pouquinho de chocolate em pó por cima para decorar.

Dica: pode utilizar o chantilly que desejar e que for mais fácil. Você pode preparar a receita tradicional do zero ou então utilizar estes disponíveis no mercado: o que já vem pronto de spray, ou o de caixinha que é só misturar com leite. Tem também a opção em pó, que é só misturar com leite e bater na batedeira.

ENJOY!

Comprar cafés especiais