Aqui, somos mestres na arte de combinar sabores. Você já se perguntou como seria combinar o sabor do matcha com a riqueza e complexidade do café? Hoje, esses sabores se entrelaçam num bolo delicioso! Continue lendo ou assista o vídeo para aprender. 

O mimo do mês de abril de 2024 da coffee&joy é o MatchaMate, um pózinho da cor verde esmeralda resultante de um processo de refinamento das folhas do mate verde. Inspirado no matcha japonês, o MatchaMate é 100% brasileiro, orgânico, mais sustentável e saboroso. Foram quase 10 anos de pesquisa aliada ao conhecimento e visão do grande potencial nutritivo dessa planta nativa do Brasil.

No mundo do café especial, aprendemos a apreciar e valorizar os sabores distintos e as experiências sensoriais que cada ingrediente traz para a mesa. O matcha, com suas raízes, traz consigo uma enorme complexidade. E o café especial, com seu aroma e as notas sensoriais extremamente particulares, acrescenta certa profundidade à qualquer receita.

Receba cafés de qualidade no conforto da sua casa.

Aqui, a suavidade do matcha se equilibra com a intensidade do chocolate, enquanto o café adiciona um toque a mais de sabor que eleva a receita. Por isso, é importante se atentar à qualidade dos grãos. O café extra-forte, geralmente encontrado em supermercados, é carbonizado, – pra disfarçar todas as imperfeições, como gravetos, pedras, grãos imaturos, uma vez que ele não passa por nenhum dos processos de qualidade que o café especial passa na lavoura – e isso traz um enorme amargor para a receita.

Entenda as diferenças entre o café especial e o café tradicional.

Vamos lá?

ingredientes

serve 8 pessoas

para a ganache de chocolate e café:

1 barra de chocolate amargo
creme de leite à gosto
20 ml de café espresso ou intenso

para o bolo:

3 bananas maduras
2 ovos
1 xícara de leite vegetal
4 a 6 colheres de sopa de mel
20ml de MatchaMate
5 colheres de sopa de farinha de trigo
5 colheres de sopa de amido de milho
5 a 7 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sobremesa de canela em pó

modo de preparo

para a ganache:

Derreta o chocolate. Adicione o creme de leite à gosto e misture até atingir a consistência desejada. Adicione o café aos poucos e reserve.

para o bolo:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em 20ml de água, despeje 2g do MatchaMate.

Em uma tigela grande, amasse a banana. Adicione o ovo, o mel, o leite e o MatchaMate e misture. Depois, peneira a farinha de trigo e o amido de milho. Mexa com delicadeza até incorporar. 

Adicione a canela e o fermento e reserve.

Unte e enfarinhe uma forma pequena, despeje a massa e leve ao forno por 40 minutos a 180°C.

Retire do forno e despeje a ganache como preferir.

Enjoy!

Comprar cafés especiais