Tudo Sobre o Café Especial Red Velvet

Publicado em Tags , , , ,

Sabe aquele momento que você para e toma o seu café? É impressionante quando o café é de qualidade. O sabor inigualável de uma bebida de qualidade traz uma alegria enorme em cada gole que tomamos. E tudo fica ainda mais gostoso quando entendemos todo o trabalho que foi necessário realizar para que a qualidade entregue na nossa xícara fosse exemplar. O café especial é isso, um café trabalhado de maneira diferente, com atenção nos mínimos detalhes para garantir que a bebida entregue na sua xícara será extraordinária. Não é por acaso que você está tomando um café bom, tem muito trabalho envolvido. O nosso café especial Red Velvet apresenta tudo isso e mais um pouco!

Por esse motivo, nós do Coffee & Joy gravamos um vídeo detalhando um pouco mais sobre as características que o café especial Red Velvet apresenta.

 

O Café

O café especial Red Velvet do menu do Coffee & Joy é produzido na região da Mantiqueira de Minas. É da variedade Mundo Novo e foi plantado a uma altitude de 1325 metros. A altitude elevada traz bastante desafios para a planta do café. É preciso ter muito cuidado com as doenças que podem aparecer devido ao clima mais úmido e a temperatura mais baixa. Entretanto, a maturação dos frutos é bastante beneficiada com altitudes mais elevadas. Em outras palavras, o sabor apresentado na xícara é diferenciado.

Mais do isso, para garantir uma qualidade altíssima, a colheita foi realizada de maneira seletiva. Ou seja, somente os grãos no ponto ideal de maturação foram retirados do pé de café. Essa escolha traz um desafio enorme na época de colher os frutos do café. A maturação não é uniforme para todos os frutos que existem em um pé de café. Ou seja, é necessário realizar a colheita mais de uma vez em um mesmo pé de café. Isso aumenta bastante o custo de produção, mas o resultado final na xícara é surpreendente.

Após a colheita do café, o processamento de pós colheita é feito. Para esse lote específico, foi escolhido o processamento natural, utilizando estufa para garantir um maior controle da secagem. Basicamente, o café foi seco com toda a sua casca até atingir o ponto certo de umidade (por volta de 11%) e estar pronto para poder ser beneficiado.

Durante o processo de beneficiamento, a casca do café é retirada para obter o grão verde de café. Após realizar o processo de beneficiamento, o café passou também por um processo de re-beneficiamento para separar os grãos de acordo com um tamanho específico. Para isso foi utilizado a peneira 16. Ainda, o Ademilson retirou os defeitos finais, “catando” todo o café, pelas próprias mãos, sem o auxílio de máquinas.

O Produtor

Ademilson Noiman é o produtor responsável pelo café Red Velvet. Ele vem de uma família simples, de produtores de café. O Sítio Grota Fria, onde foi produzido o café, já está na família dele desde 1988. Entretanto, somente em 2008 que o Ademilson arrendou a parte do sítio com o seu pai e começou a focar na produção de cafés especiais.

É o Ademilson quem cuida de todo o processo, desde o plantio até a etapa de pós-colheita. O trabalho com garra e persistência para atingir a qualidade máxima na produção do café é com o objetivo de também conseguir dar uma qualidade de vida melhor para as suas filhas. O orgulho dele é enorme quando escuta elogios sobre o trabalho realizado com o café. Por isso, a cada ano que passa ele busca melhorar o trabalho feito no sítio.

Para comprovar o resultado do trabalho executado, Ademilson busca participar de concursos de qualidade de café. Já foi ganhador de alguns concursos e ficou entre os melhores colocados do Cup of Excellence em 2018, uma das competições mais disputadas de excelência na qualidade de café.

Seu sítio possui certificação Fairtrade que o auxilia na hora de vender seu café. Ainda, desde 2014 ele é presidente da APAS (Associação dos Produtores do Alto da Serra). Durante seu trabalho como presidente ele fomenta a produção de cafés especiais na região. Ademilson, que só estudou até a 4ª série, hoje tem um poder de negociação no mercado e segue uma linha de trabalho que traz, além de reconhecimento, uma nova vida para ele e a família.

As Características do Café

Todo o trabalho duro realizado pelo Ademilson resultou em um café extraordinário. O café Red Velvet, plantado a 1325 metros de altitude, apresenta fragrância e aroma com notas de morango, amora e framboesa. Já no sabor, apresenta notas de morango, framboesa e chocolate. É um café bastante frutado, que possui uma acidez cítrica e málica. Tem um corpo denso e cremoso com uma finalização longa e doce.

Toda essa complexidade apresentada pelo café vem para coroar o trabalho duro realizado pelo Ademilson. Não são apenas notas sensoriais diferenciadas, mas sim o resultado da mudança de vida do Ademilson e de toda a sua família. Mais do que isso, degustar o café Red Velvet é uma maneira de você também apoiar todo o trabalho e dedicação que o Ademilson emprega durante todo o ano para produzir um café extraordinário, que pode ser entregue na sua casa quando você quiser! 

>> Acesse aqui para descobrir um universo completamente diferente para mudar a sua forma de tomar cafés! Descubra o Coffee & Joy <<