Valete de Copas: o Café Especial e Orgânico

Publicado em Tags , , ,

A produção do café especial já gera um desafio grande para o produtor. Se unirmos o café especial com o café orgânico, esse desafio fica ainda maior. Entretanto, os benefícios da produção orgânica e a união das técnicas de produção do café especial, produzem um resultado fantástico na xícara quando todo o trabalho é bem executado. Marcos, que é produtor de café, resolveu enfrentar esse desafio. Ele acredita na filosofia que envolve o orgânico e leva isso não só para a produção do café, mas aplica em toda a sua vida. Por isso, ele faz questão de transformar a vida das pessoas que estão com ele na fazenda. O resultado de todo o trabalho é um café especial e orgânico de altíssima qualidade!

Por tudo isso, nós aqui do Coffee & Joy gravamos um vídeo falando mais sobre o café Valete de Copas.

 

O Café

A produção de café especial demanda muito esforço e técnica apurada para conseguir resultados diferenciados na qualidade do café. Unir toda a complexidade de produção do café especial junto com as exigências do orgânico é algo desafiador para qualquer cafeicultor. Foi com essa vontade, de produzir um café orgânico e especial, que o Marcos produziu o café Valete de Copas.

A Fazenda Alegria está localizada na Bahia, mais especificamente na região da cidade de Vitória da Conquista. Marcos se formou em agricultura biodinâmica no IBD há mais de 25 anos. Entretanto, nunca tinha conseguido aplicar os conceitos que havia estudado. A Fazenda Alegria, que estava somente com o pai dele, não estava indo bem. Por isso, Marcos propôs uma sociedade ao pai. Depois de virar sócio da Fazenda, Marcos finalmente conseguiu trazer toda a ideia do orgânico para dentro da propriedade.

O primeiro desafio que enfrentou na produção do café especial foi a mudança na colheita do café. Anteriormente a produção dos especiais, os colaboradores da fazenda faziam a colheita sem selecionar os cafés maduros dos demais. Foi preciso investir mais na mão de obra para que fosse possível colher somente o café no ponto ideal de maturação.

Posteriormente a colheita do café, Marcos precisou também investir em infra-estrutura para realizar o pós-colheita. A região de sua Fazenda é bastante úmida e fria, o que traz um desafio muito grande na hora de secar o café colhido. Por isso, foi necessário a construção de algumas estufas para secar o café. O café especial Valete de Copas foi preparado utilizando a via-úmida, ou seja, teve sua casca removida antes de levar para a estufa para ser secado.

Depois de seco, o café foi beneficiado para remover o pergaminho do grão verde. Após beneficiamento, o café foi re-beneficiado para separar os grãos de acordo com a peneira 16 e acima.

O Produtor

Marcos Fenício é o produtor responsável pelo café especial Valete de Copas. Marcos é apaixonado pela filosofia do orgânico. Os motivos são vários, mas os principais são os benefícios que ela traz para a produção de alimentos e também para a sustentabilidade social do ambiente.

Depois de se formar em agricultura biodinâmica pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), Marcos sempre desejou aplicar os conceitos em uma propriedade. Somente depois de se tornar sócio de seu pai na fazenda Alegria é que ele conseguiu realizar esse sonho. Os trabalhadores da fazenda Alegria não tem mais contato com agrotóxico na produção do café.

Segundo Marcos, isso é um benefício tanto para os trabalhadores, quanto para quem consome seu café.

E não é só a produtividade da lavoura que importa para o Marcos. Ele também está interessado em todo o desenvolvimento sustentável da comunidade que está a sua volta. Por isso, ele investe em educação na região. Montou uma escola com alguns computadores para ensinar informática para as crianças que moram ali. Ainda, com a sua vontade de criar o seu próprio Brasil, ele faz o que pode para incentivar todos a buscarem conhecimento.

Mais do que isso, Marcos se sente responsável por todas as criações que estão ali na fazenda. Segundo ele, é impossível você fazer a conta do que você tira da terra para produzir café e devolver com defensivos agrícolas. Por isso, ele faz questão de preservar as nascentes de água e cuidar dos animais que vivem ali. Somente com o todo em harmonia, é que é possível a produção sustentável do café orgânico.

Por fim, Marcos é um produtor que se preocupa com a família e todos ao seu redor. Esse legado e preocupação é o que ele deseja deixar para os filhos e para as pessoas que convivem com ele. O que ele puder fazer para mudar o pequeno Brasil dele, aquela região que ele possui uma influência, ele fará utilizando a educação como apoio.

As Características do Café

O trabalho realizado pelo Marcos, através do cultivo orgânico em conjunto com as técnicas do especial, resultou em um café incrível. O café Valete de Copas, produzido na Bahia, apresenta fragrância e aroma com notas de pamonha, amêndoas e frutas secas. Já no sabor, possui notas de frutas brancas, pamonha e chocolate. Tem acidez cítrica, um corpo médio e cremoso. A finalização é longa e doce.

É importante mencionar, que todas essas características foram obtidas de forma natural. Ou seja, não tem adição de nada. É isso que um cultivo bem feito com um trato correto na hora de colher e também no pós-colheita, pode proporcionar como resultado final da bebida na xícara.

É um café diferente de tudo que você já provou. Feito com muito carinho pelo Marcos e pelas pessoas que trabalham com ele. Ou seja, quando você consome um café desse você está beneficiando a sua saúde através de um alimento fantástico. Mais do que isso, você está incentivando o Marcos e todos os colaboradores dele a continuarem na produção do café orgânico e especial! Nesse link você encontra todas as informações do café Valete de Copas.

>> Acesse aqui para descobrir um universo completamente diferente para mudar a sua forma de tomar cafés! Descubra o Coffee & Joy <<