O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e, nós brasileiros, somos o segundo maior mercado consumidor de café do mundo! Ou seja, tomamos bastante café. Por isso, é importantíssimo conhecer todos os passos que o café passa antes de chegar na sua mesa. Afinal, café é um alimento que consumimos diariamente. Aqui no Coffee & Joy levamos isso bastante a sério e todo ano sorteamos assinantes C&J para participar de uma experiência única de poder vivenciar e aprender sobre toda a cadeia do café.

De maneira resumida, durante o passeio vamos juntos até uma fazenda, passamos pela lavoura de café para aprender mais sobre o plantio e o manejo, logo em seguida aprendemos sobre os tratos no pós colheita do café e sobre o benefício realizado para retirar a casca do café. Em seguida, vamos a um armazém de cafés para entender mais sobre classificação, análise sensorial e armazenagem do café. Por fim, encerramos o passeio em uma torrefação e cafeteria.

Tudo isso para conseguir mostrar a complexa e brilhante cadeia do café e todo processo que ele leva até chegar na sua xícara.

Assinantes com a equipe Coffee & Joy na Lavoura de Café

“Fantástico acompanhar toda a rota do café, da lavoura até a xícara. Visitar a fazenda, ver todo o processo da colheita e como é feito a escolha dos melhores grãos, deixou claro para mim que não é trabalho fácil. Muito bom presenciar e sentir toda a dedicação com que vocês realizam o trabalho de trazer sempre os melhores cafés. Foram tantas as dicas que agora saborear um bom café não é mais a mesma coisa. <3”

Tannus Esquerdo, desenvolvedor de software, amante de café e assinante Coffee & Joy desde 2016

Este foi apenas um dos relatos do que a visita à Fazenda Recanto proporcionou às pessoas que participaram dessa incrível jornada. Veja no vídeo abaixo o porquê deste relato e como que tomar um café deixou de ser apenas degustar uma bebida.

 

O passeio foi realizado no dia foi 04 de agosto de 2018, em Três Pontas, bem no sul de Minas Gerais. Uma manhã nublada, com uma chuvinha que fez o dia ficar ainda mais com clima de aventura. A turma, reunida na Pousada, tomou um reforçado café da manhã. Lá na pousada foi onde começou a nossa troca de experiência.

Barriga cheia, pé na areia, seguimos em direção a Carmo da Cachoeira, para a Fazenda Recanto.

Na Fazenda

Chegando na Fazenda Recanto, todos no meio da lavoura, onde o produtor Francisco e nossa equipe falou desde o manejo de uma lavoura ao longo do ano, principalmente dos cuidados preparatórios para época de colheita, até sobre a escolha da planta do café e a região de plantio.

Depois de ver a demonstração da colheita do café, todo mundo teve a oportunidade de “panhar” os grãos, direto do pé. Todo mundo colocou a mão na massa para ter a sensação de como é realizar a colheita do café.

Da lavoura, para o lavador. Vimos os cafés chegando de trator ao lavador e sendo separados e, posteriormente, indo para o terreiro para seguir com a etapa de secagem.

Visita na Fazenda Recanto – Lavador e Terreiro de Café

Com a ajuda de uma moto ou na mão, os trabalhadores rodam os cafés em torno de 30 vezes ao dia, para garantir uma seca uniforme aos grãos.

>> Está em dúvida sobre esses termos e o processo completo do café? Neste post tem uma explicação completa do processo do café do pé até a xícara! <<

Na parte de maquinação, vimos o funcionamento do secador, descascador, beneficiamento e a chegada do grão cru às sacaria.

Na Fazenda Recanto, os assinantes do Coffee & Joy tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre o plantio e colheita de café, separação, secagem, beneficiamento e ensacamento dos cafés crus – tudo o que acontece em uma fazenda de café.

>> O café da Fazenda Recanto, já é conhecido pelos assinantes Coffee & Joy e estão disponíveis aqui! <<

Fechada a visita na Fazenda Recanto partimos para a fazenda Triunfo. Uma propriedade centenária, herdada pelo Sr. Adolfo Reis, pai do produtor Francisco. Na fazenda, a nossa equipe ofereceu aos visitantes um acolhedor almoço e boa prosa!

No Armazém

Chegamos no Armazéns Gerais Padre Vítor, já na cidade de Três Pontas, MG. Sérgio Miranda, um dos fundadores do Coffee & Joy, deu uma aula de classificação de café para os nossos visitantes!

Mostramos como são armazenados os cafés, como a escolha e separação de grãos de qualidade influencia na bebida e os principais defeitos que são encontrados no café.

Com isso, em uma mesa de prova, colocamos amostras de cafés para evidenciar as diferenças sensoriais de cada um e ter uma verdadei experiência de prova de café.

Assinantes em uma mesa de Prova de Cafés

Na Torrefação

Dando sabor aos grãos! Partimos para a etapa da torra do café.

Em uma torra comentada pelo barista Jefferson, os visitantes puderam entender melhor como a torra bem feita irá influenciar na qualidade da bebida, bem como conseguimos ver todas as etapas na qual os grãos passarão enquanto estão sendo torrado e a caramelização, liberação de óleos e definição dos sabores e aromas do café.

Explicação do Mestre de Torras Jefferson

Fizemos uma degustação comentada do café, para que pudéssemos sentir, juntos, sensações que grãos de qualidade nos proporciona.

E, por fim, a despedida

A nossa visita se encerrou na charmosa Pousada, onde tudo começou, com um jantar e confraternização com todo mundo.

Encerramento da Visita com um Jantar na Pousada

Na sua casa

Uma rápida, porém completa, visita a toda cadeia do café, como ela funciona e todo cuidado que os integrantes dessa cadeia precisam ter,  para entregar para você uma bebida fina e da mais alta qualidade, lhe aproximando da origem e dos responsáveis por esta pérola que chamamos de café.

E o que acharam nossos visitantes? Vamos ver?

“Experiência fenomenal, em forma arcaica eu vou dizer, SUPIMPA!” – Gleison.

 

“Uma experiência única, maravilhosa e que encheu de mais amor pelo café. Mudou a minha visão com relação ao café.” – Doris.

 

“Quando a gente toma um café a gente não tem essa noção de tudo que passa antes até chegar do produtor, a torra.” – Aline.

 

“Apesar de eu sempre ter gostado muito de café, foi uma experiência incrível porque eu não conhecia esse processo, botando a mão da massa, vendo como acontece, vendo as máquinas funcionarem, sentindo o cheiro da coisa, o ar.” – Alexandre.

 

“Foi uma experiência sensacional” – Lia.

 

“Foi delicioso e eu aconselho para todo mundo que venham!” – Naamã.

 

“Foi uma experiência absurdamente incrível, porque a gente pôde acompanhar de pertinho todo carinho que envolve a produção de café especial” – Nathalia. “Foi sensacional, só tenho a a agradecer, de verdade” – Camila.

 

“Seguramente, foi uma das experiências mais enriquecedoras que já tive.” – Paulo.

 

“Uma oportunidade de me aproximar e ver a raiz da bebida que eu amo.” – Thales.

 

“Sou assinante da Coffee & Joy a mais de um ano. Hoje tivemos uma experiência incrível, nós conhecemos todo amor, todo carinho que eles oferecem para mim.” – Sidney.

 

>> Quer aprofundar mais e conhecer melhor o processo completo da cadeia do café? Neste post você encontra uma explicação completa do processo do café do pé até a xícara! Leia mais. <<

Comprar cafés especiais