Você sabia que se você mudar o formato do coador que você usa pode mudar o sabor do seu café? Neste post você vai aprender sobre o coador de pano, a Waals, a Hario V-60, o Koar, a Clever, o coador de inox, e diversos outros. Continue lendo ou assista o vídeo.

Uma das dúvidas mais comuns de quem está começando no mundo do café especial é o porquê de existirem tantos métodos diferentes para fazer café e o que difere cada um deles. Então, vamos lá:

O café especial possui nuances de sabor, assim como o vinho. Ele apresenta doçura, acidez, corpo… e cada método de preparo ressalta uma característica diferente, ainda que seja no mesmo café. Por mais que essa infinita variedade de coadores pareça apenas para te confundir, cada um deles foi pensado especificamente para destacar uma nuance diferente dos cafés. É por isso que existem coadores que utilizam filtro de pano, outros utilizam filtro de papel, alguns têm formato mais cônico, outros mais achatados, alguns têm ranhuras no interior, outros são lisos, entre outras diferenças.

A escolha do método de preparo é importante porque ele caminha lado a lado com o gosto individual de cada um. Se você não gosta de um café ácido, por exemplo, vale a pena investir num método de preparo que não tenha como objetivo ressaltar a acidez. Também é legal ver o que encaixa melhor em cada rotina, afinal, o que a gente quer aqui é descomplicar o momento do café.

1. coador de pano

Por tradição, talvez o coador de pano seja o método mais famoso de preparar café no Brasil. Ele remete à infância e vêm com uma pitada de memória afetiva para uma boa parte dos brasileiros. Ele nada mais é do que um suporte com um filtro de pano, e é bem fácil encontrar em qualquer tamanho.

E como é o café feito no coador de pano? O filtro de pano ressalta os óleos do café, devido às tramas e fios do tecido. Por causa disso, o café não vai ter uma acidez muito acentuada. Será uma bebida mais equilibrada e visivelmente mais encorpado.

No coador de pano, a dica é utilizar cafés mais doces, como o Doce Aurora da assinatura coffee&joy.

Veja como fazer café no coador de pano.

2. coador Melitta

Não fugindo dos holofotes, o coador Melitta também tem seu lugar nas casas dos brasileiros. Ele foi inventado na Alemanha por uma dona de casa chamada Melitta Bentz. Ela tinha o objetivo de suprir a necessidade de preparar um café prático e que não ficasse com resquícios de pó na xícara.

O filtro de papel utilizado no coador Melitta segura bem mais os óleos do café e os resquícios de pó de café que o coador de pano. Ele tem uma base achatada e um furo pequeno na parte inferior, o que faz com que a água passe pelo café um pouco mais devagar – o que, consequentemente, resulta numa bebida que ressalta a doçura, tenha corpo equilibrado, baixa acidez e uma finalização bem mais potente, com leve amargor no final.

No coador Melitta, a dica é utilizar cafés mais confortáveis, para o dia-a-dia, como o Mandala da assinatura coffee&joy.

3. Hario V-60

O coador de pano e o filtro de papel tem seu lugar nas manhãs brasileiras, mas a Hario V60 é a queridinha do mundo do café especial. A Hario é uma marca japonesa especializada em equipamentos de café. A V-60, queridinha dos baristas, tem um formato mais cônico em comparação aos outros métodos de preparo, sem base achatada e com um furo na parte inferior bem maior que o do Melitta, por exemplo. Ou seja: a água passa mais rápido pelo pó de café.

O fluxo mais rápido da água permite que a Hario entregue um café mais ácido e com doçura equilibrada. Mas vale lembrar: como a V60 oferece maior controle do fluxo de água, as receitas podem variar muito.

O ideal para a Hario V60 é um café mais frutado, como o Cajucaxi da assinatura coffee&joy.

Veja como fazer café no coador Hario V60.

4. Waals

A Waals é bem parecida com a Hario V60, porém ela acaba sendo mais acessível por ser uma marca nacional. A principal diferença é que na base da Waals existem dois buracos que evitam que exista uma pressão entre a garrafa de café e o coador. A Hario tem a base fechada, e, por isso, essa pressão pode existir – fazendo com que o café fique gotejando.

A Waals entrega um café com um pouco mais de doçura, devido ao maior controle do fluxo de extração. Por isso, os melhores cafés para a Waals são os cafés mais exóticos, com mais acidez, frutados. O Tailândia, da assinatura coffee&joy, e a Waals são o match perfeito.

Review do coador Waals.

5. Koar

O Koar também é um método brasileiro de preparar café. Ele também tem um formato cônico, assim como a Hario V60 e a Waals, mas a diferença está nas ondulações na parte interior do coador. Elas existem para que o  filtro não fique colado na parede do coador, e isso faz com que a água não tenha tanta resistência na hora de passar entre os pózinhos de café. 

Ele entrega um café com maior equilíbrio de acidez e doçura, e, por causa disso, os cafés ideais para o Koar são os cafés frutados, como o Manjar da assinatura coffee&joy, que tem acidez mas também tem uma doçura maravilhosa, que se ressaltam no Koar.

Batalha dos Métodos: Koar x V-60 x Melitta

6. Clever

A Clever é o método inteligente de fazer café (literalmente! Clever, do inglês: “inteligente”). Ela tem uma válvula na parte inferior que retém o café. Ele só começa a ser extraído quando a válvula é acionada. Isso faz com que o café fique infusionado por um tempo, juntando a técnica da prensa francesa com a filtragem dos coadores.

Exatamente por esse sistema de infusão do café, a Clever é muito parecida com a técnica utilizada para avaliar os cafés – o cupping, 

A Clever traz um café com muita clareza nas notas sensoriais. Por isso, a utilização de cafés mais exóticos, frutados, complexos e até mais pontuados é o ideal. Na assinatura coffee&joy, o Abelha Rainha é a carta na manga para a Clever. 

Veja como fazer café na Clever.

7. Chemex

A Chemex é uma obra de arte de fazer café. E não é ironia! Ela está exposta no MoMA (Museu de Arte Moderna). Ela foi inventada por um químico para trazer alguns atributos na hora de preparar o café, como a delicadeza.

A Chemex usa um filtro bem mais grosso que o convencional, com três dobras de um lado. Exatamente por esse motivo, ela entrega um café mais delicado – uma vez que as três paredes do filtro retém mais partículas. 

Na xícara, o café tem um pouquinho de acidez, doçura e finalização presentes, mas extremamente delicado e que traz constância para o café. O Melodia do Sul, da assinatura coffee&joy, é perfeito para a Chemex.

Veja TUDO sobre a Chemex.

8. Cone Coffee

Estruturalmente parecido com o coador de pano, a intenção do Cone Coffee é fazer com que o filtro de papel não encoste em nenhuma parede, ou seja, que ele fique suspenso. O resultado que ele promete é mais clareza de notas, equilíbrio entre doçura e corpo e controle do fluxo de água.

Como em todo método cônico de preparar café, os cafés ideais são os frutados, exóticos: o Mel Brasil, da assinatura coffee&joy, é o tiro certeiro para o Cone Coffee.

Review Completo do Cone Coffee.

9. coador de inox

A principal diferença do coador de inox para os outros coadores cônicos é que ele não precisa do filtro de papel, uma vez que já possui a malha fina como filtro. Mas é claro: a malha tem as aberturas bem maiores e mais aparentes que o filtro de papel, por isso não retém todas as partículas de café ali.

Por isso, na xícara, o café é bem mais encorpado, com os óleos visíveis, até com alguns resquícios de pó de café se a moagem utilizada for muito fina – o que é super normal. A vantagem é a sustentabilidade, uma vez que não é necessária a utilização de filtro de papel. A desvantagem é a limpeza, que dá um pouquinho de trabalho.

O Chocomoca, da assinatura coffee&joy, é perfeito para o coador de inox.

Batalha de Métodos: Filtro de Papel x Filtro de Inox

10. bônus

Existem outros coadores por aí; de materiais e formatos diferentes como cerâmica e vidro. O que basicamente vai mudar é a lógica do formato e da abertura embaixo.

O resumo deste post é você quem faz. Existem diversas formas de fazer café no mercado – cada uma pensada em extrair certos atributos do café. Na hora de escolher, procure aquele método que encaixe na sua rotina e que faz um café do jeito que você gosta. O mundo dos cafés especiais está aí para ser explorado.

Enjoy!

Veja os coadores disponíveis na nossa loja online.

Comprar cafés especiais