O café é a segunda bebida mais consumida no mundo. Com tanta gente bebendo café, é claro que lendas seriam inventadas e passadas de geração em geração. Por isso, viemos aqui desmentir e confirmar alguns mitos e verdades sobre café que você provavelmente já deve ter ouvido por aí.

Desde os ditados populares de que o café ajuda na ressaca e até “prever” o futuro, reunimos 12 mitos e verdades sobre o café que você vai se surpreender. Continue lendo para descobrir.

  1. Café forte tem mais cafeína

❌  Mito! 

Você já deve ter ouvido muito essa expressão. Primeiramente, quando falamos de cafés “fortes” ou “intensos”, estamos falando de cafés com torra mais escura, o que não altera a quantidade de cafeína do grão. Portanto, a sensação de um café mais escuro te dar mais energia, é completamente falsa.

A cafeína do café está muito mais ligada à espécie dele do que a intensidade. Cafés da espécie robusta ou conilon, têm o dobro de cafeína do que os cafés da espécie arábica.

Café especial torrado (esquerda) e café comum torrado (direita). Ainda não conhece o que é café especial? Clique aqui para saber mais.
  1. Algumas pessoas usam o café para prever o futuro

✅  Verdade!

A cafeomancia, chamada popularmente de leitura da borra de café, é usada por algumas pessoas para adivinhar o futuro de acordo com os desenhos que aparecem no pires e na xícara de café depois de bebê-lo. É preciso ter bastante sensibilidade para analisar a borra.

Antigamente, na Turquia, os resultados das adivinhações eram usados para tomar decisões importantes no governo dos sultões e para escolher quais odaliscas seriam escolhidas para deitar com esse sultão. Elas participavam de sessões coletivas para desfrutar esse momento único e, depois, suas borras do café eram lidas.

  1. O café já foi motivo de divórcio

✅ Verdade! 

Na Turquia, em 1475, a cultura do café era algo tão séria que foi incluído na legislação uma cláusula que permitia que as esposas pedissem o divórcio se os maridos não fornecessem uma certa cota diária do produto.

  1. Café bom é café forte

❌ Mito!

Normalmente, as pessoas chamam de “café forte” aquele  que tem uma torra muito escura, bem preta e que chega a ficar até carbonizada. A torra muito escura traz amargor para o café e normalmente é feita em cafés de menor qualidade.

Para conseguir sentir o verdadeiro sabor do café, uma torra mais clara ou média é a ideal. O café é uma fruta e tem doçura e sabor muito característicos dele, se for bem trabalhado para chegar até o consumidor. Clique aqui e veja a diferença do café forte e do café fraco.

Café especial (esquerda) e tradicional (direita).  Clique aqui para saber a diferença de café fraco e café forte.
  1. Café ajuda a aliviar a ressaca

✅ Verdade! 

A ressaca ocorre quando o corpo precisa eliminar o excesso de álcool, o que causa sintomas indesejados como mal estar, dor de cabeça, tontura e etc. A cafeína irá ajudar a diminuir esses sintomas e a diminuir a sensação de indisposição do corpo, por apresentar efeito analgésico e vasoconstritor. Ela é adicionada em medicamentos que têm como objetivo o alívio da dor, como ibuprofeno e paracetamol, evitando a sensação de fadiga.

Porém, a cafeína não é capaz de curar a ressaca completamente, uma vez que não age diretamente na metabolização do álcool presente no sangue necessário para acabar de vez com os sintomas. 

  1. Automóveis  já tiveram máquinas de café 

✅ Verdade!

Hoje em dia você pode escolher se deseja adicionar, por exemplo, um teto solar no seu carro. Já em 1950, você poderia adicionar, como acessório, uma máquina cafeteira para deixar o seu café quentinho enquanto dirigia. Segundo registros, ela não servia para de fato extrair a bebida.

Esse modelo foi encomendado para a montadora alemã Volkswagen para o clássico Fusca, porém, há pouco registro sobre isso na internet e há poucas peças para venda disponíveis pelo mundo, por sua exclusividade.

  1. O café descafeinado não tem cafeína

❌ Mito!

De acordo com as Recomendações Técnicas da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o café, para ser considerado descafeinado, pode ter o máximo de 0,1% de cafeína em g/100g. Como não é possível retirar toda a substância, você ainda consumirá cerca de 0,1% de cafeína no café descafeinado.  

Curiosidade: Se quiser diminuir a cafeína, uma alternativa é o café especial (composto 100% de grãos da espécie arábica), que possui apenas metade da cafeína de um café tradicional (geralmente composto por grãos da espécie robusta e arábica). 

  1. Café é tudo igual

❌ Mito!

Café é um alimento complexo. É classificado conforme a qualidade da bebida e defeitos físicos. Essa classificação é feita por provadores qualificados. Além disso, o frescor da torra diz muito a respeito da qualidade do café. O ideal é consumir cafés com menos de 3 meses da data da torra e, de preferência, que não estejam moídos. Os cafés especiais são a melhor qualidade de cafés que existem. Veja aqui o post completo explicando a diferença dos cafés e abaixo a pirâmide que desenha o nível de qualidade dos tipos de café:

  1. Cachorro não pode tomar café

✅ Verdade!

A cafeína presente no café atua diretamente no sistema nervoso central dos seres vivos e no seu cãozinho pode causar hiperatividade, tremores, aumento da frequência cardíaca e até mesmo convulsões. Isso também serve para gatos e papagaios.

  1. Os sabores dos cafés especiais são adicionados

❌ Mito!

Quem já comprou um café especial deve ter notado na embalagem que vem descrito notas de sabores e aromas, como notas de chocolate, castanhas e frutas. Só que no café especial não há nenhuma alteração ou adição de substâncias. O que ocorre na percepção das notas é a junção de sentidos no paladar relacionados à acidez, finalização, doçura, corpo, aroma e sabor que irão gerar a sensação de frutas, chocolate, amêndoas, entre outros. Essas notas sensoriais são o resultado de um trabalho cuidadoso e técnico na hora de produzir, colher, selecionar e torrar o café.

  1. Não pode adoçar café especial

❌ Mito!

Não existe esta regra. O importante é o café ser bom para quem está tomando; seja com ou sem açúcar. Mas se você tem interesse em diminuir o açúcar do seu café, clique aqui e veja como usar frutas e outros alimentos para adoçar o café.

  1. Café faz mal para a saúde

❌ Mito!

Já existem diversos estudos no mundo, inclusive pela universidade americana Harvard, sobre os diversos benefícios do café para a saúde. Ele ajuda a prevenir doenças como o diabetes e Alzheimer, auxilia no emagrecimento e muito mais. Veja todos os benefícios do café especial aqui.

A não ser que quem for tomar tenha alguma sensibilidade com seus componentes, como a cafeína por exemplo, tomar café está liberado!

Qual outro mito ou verdade que você já viu sobre o café? Conta pra gente.

 

REFERÊNCIAS:

ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) «Recomendações Técnicas da ABIC». Recomendações Técnicas da ABIC. Consultado em 27 de maio de 2021.

ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) «RDC nº 277, de 22 de setembro de 2005». Resolução da diretoria colegiada-RDC nº 277, de 22 de setembro de 2005. Consultado em 27 de maio de 2021.

EUROPE PMC. «Caffeine and cardiac arrhythmias. An experimental study in dogs with review of literature». Caffeine and cardiac arrhythmias. An experimental study in dogs with review of literature. Consultado em 27 de maio de 2021.

SCIENCE DIRECT. «Effects of caffeine on human behavior». Effects of caffeine on human behavior. Consultado em 27 de maio de 2021.

Comprar cafés especiais