Você sabia que o café é uma fruta? O que a gente consome é a semente torrada e moída. Mas antes, ela passa por processos que geram diferentes tipos de café. E entre eles, existe o café especial: o tipo de caf´é de maior qualidade. Continue lendo ou assista o vídeo para saber mais sobre ele.

Já sabemos que o café é uma fruta – e bem docinha. O que a gente consome é a semente torrada e moída. Por isso, é correto dizer que a gente bebe “chá” ou “suco” de café! 

Sobre os tipos de café, existe uma pirâmide que nos ajuda a entender melhor: na base dela, temos os cafés tradicionais – extra-forte, normalmente encontrados em supermercados. Acima deles, temos os cafés superiores. Em seguida, os cafés gourmet e, no topo da pirâmide, encontramos os cafés especiais.

Veja aqui a diferença detalhada entre cada um deles.

Para um café ser considerado especial, ele precisa passar por uma extensa análise, com profissionais certificados da Associação Internacional de Cafés Especiais e, claro, receber uma pontuação acima de 80 pontos na metodologia de avaliação da SCA.

na prática, o que de fato é café especial?

O café especial passa por processos super cuidadosos até chegar na xícara. Ele é plantado em um terroir apropriado e é submetido a testes de torra para realçar toda doçura e sabor que ele apresenta naturalmente – afinal, ele é uma fruta. Todos esses processos garantem um café rico em aroma, sabor, doçura e outras características que vem do pé. 

Conheça o caminho do café até a xícara.

Muita gente tem o costume de chamar o café especial de “chafé”, mas isso não está relacionado ao fato dele ser uma fruta. Acontece que os cafés tradicionais, por não passarem pelos mesmos processos de qualidade que o café especial, apresentam defeitos e impurezas na matéria-prima como galhos, pedras, gravetos, etc.

Para disfarçar essas impurezas, eles são torrados excessivamente, até carbonizados. A torra excessiva do café afeta o sabor final da bebida, deixando-o amargo e quase impossível de consumir sem que seja adoçado. Além disso, a torra carbonizada também é responsável pela tintura preta na xícara. Ou seja, a cor não é sinônimo de intensidade, mas sim de coisas impuras.

Entenda a diferença entre café tradicional e café especial.

Os cafés especiais já são tratados com maior cuidado e ciência. Tudo isso para garantir que o sabor natural seja realçado e não seja “queimado”. Normalmente os cafés de maior qualidade têm uma torra média; o que nos dá uma maior clareza de todo o sabor e doçura e notas sensoriais que essa fruta tem.

o que são as notas sensoriais dos cafés especiais?

As notas que vão no rótulo do café especial são percepções sutis que lembram outros alimentos, cheiros e gostos. Depois que o café especial é torrado, o profissional credenciado faz a prova e anota quais aromas, sabores e alimentos que aquele café lembra – naturalmente. É como se fosse as notas dos vinhos; não é nada artificial e cada café possui suas características próprias e naturais. 

Essas notas surgem a partir de como aquele café foi tratado, quais foram os processos usados, o tipo de torra, a região, o clima e vários outros fatores. Tudo isso vai influenciar no sabor que a gente sente na xícara.

Veja como sentir as notas dos cafés especiais.

qual é a água ideal para fazer café especial?

O café é composto basicamente por 10% de pó de café e 90% de água. Se tratando de um café de alta qualidade, com doçura natural e notas sensoriais, precisamos ficar atentos ao tipo de água que usamos.

Nós indicamos usar uma água mineral ou filtrada; pode ser do filtro de barro mesmo. A ideia é não usar uma água com impurezas ou com gosto de cloro.

qual a medida para fazer café especial?

Como o café especial geralmente tem uma torra mais clara e normalmente não “pinta” a xícara, muita gente chama de “chafé”. Vamos deixar claro: cor não é sinônimo de sabor. A proporção que recomendamos é de uma colher de sopa de café para 1 copo lagoinha de água – 10g para 100ml. 

qual a moagem certa para fazer café especial?

Cada método ou cafeteira tem um tipo de moagem ideal. Neste link você consegue ver dicas sobre como preparar seu café em qualquer método de preparo.

Para os métodos filtrados – coador de pano, coador de papel, cafeteira elétrica, entre outros – escolha uma moagem média. A moagem grossa é indicada para a Prensa Francesa e a moagem fina é perfeita para as máquinas de espresso. Se quiser fazer uma comparação, na moagem média o café precisa ficar do tamanho de um grão de açúcar cristal.

por que é melhor moer o o café na hora?

Moer café na hora é outra história. Faz toda a diferença! Isso porque o grão do café funciona como uma cápsula: assim que ela é rompida, os aromas começam a se dissiparem. Se não tá no café, tá no ambiente!

Moendo o café na hora você tem uma bebida mais rica em sabor. Com esse frescor, você consegue sentir com mais clareza a doçura e as notas sensoriais que o seu café tem.

Para quem está começando, indicamos um moedor manual que deixa a moagem mais uniforme. 

Veja aqui o review do Moedor Manual Tramontina. 

o café especial aceita tudo!

Já deu pra perceber que o café pode ser muito mais do que aquele que estamos acostumados no dia a dia. O café especial é um alimento rico em sabor e uma bebida muito versátil. Ele combina com frutas, comidas, doces e várias outras coias. O café especial aceita tudo.

Acompanhe o nosso canal do youtube e descubra curiosades, dicas e combinações inusitadas com café.

Se tiver alguma dúvida, manda pra gente no instagram: @coffee_and_joy .

Boa jornada e bons cafés.

Comprar cafés especiais