Café gelado é super comum em outros lugares do mundo. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e ele faz parte do DNA nacional. Então porque a gente só tem o costume de tomar café quente? Continue lendo ou assista o vídeo para descobrir.

A gente vê em filmes e séries estrangeiras muita gente tomando café gelado. E por outro lado, aqui isso não é tão comum. Isso tem relação direta ao tipo de café que é usado.

Qualidade do café

Existem vários tipos de café. Se pensarmos em uma pirâmide, o café especial estaria no topo e logo abaixo, encontramos o café gourmet, o superior e na base da pirâmide está o café tradicional ou extra-forte. Este é o tipo de café mais consumido no Brasil.

Esse café que encontramos em qualquer supermercado é feito de uma matéria prima de menor qualidade e pode ter defeitos: às vezes má formação no próprio grão, gravetos, pedras, paus, etc. Para disfarçar tudo isso, ele é torrado ao extremo, carbonizado, e se torna o extra-forte que conhecemos. O resultado é um café amargo e com a necessidade de colocar açúcar.

Quando esse café esfria, ele fica ainda mais amargo. Por isso que quase ninguém toma  café frio.

Veja a diferença entre o café especial e o café tradicional.

Temperatura dos alimentos

É mais difícil para o nosso paladar reconhecer o sabor dos alimentos e bebidas quando eles estão em alta temperatura.

Por exemplo: quando vamos experimentar uma comida direto da panela, precisamos assoprar para sentir o sabor.

Por ser amargo de natureza, o café tradicional é consumido extremamente quente. Quando frio ou até mesmo em temperatura ambiente, não conseguimos beber e logo taxamos café gelado ou frio como “ruim”.

Café gelado tem que ser de qualidade

A gente sente ainda mais o sabor, doçura e notas sensoriais quando o café está mais frio. Por isso que café gelado é muito comum em cafeterias – lugar onde se trabalha com um café de maior qualidade.

O café especial é o tipo de café mais exportado lá pra fora. Por isso que é muito comum ver em séries estrangeiras o consumo de café gelado.

Mas cada vez mais pessoas estão descobrindo que o café pode ser ainda melhor. Ele é um alimento rico em sabores e muito versátil. E na coffee&joy, buscamos levar essas cafés de qualidade para as casas de várias pessoas ao redor do Brasil. Conectando produtores amantes da arte do café com você.

Conheça a nossa assinatura de cafés.

Receitas para fazer café gelado em casa

Café Coado Com Laranja

ingredientes

2 fatias de laranja

20g de café especial coffee&joy (2 colheres de sopa)

200ml de água fervida

gelo

modo de preparo

Faça a pré-infusão do café normalmente. Antes de partir para a infusão completa, adicione uma fatia de laranja ao pó de café e continue a extração. 

Em um copo, adicione gelo, uma fatia de laranja e, por fim, o café.

Café Com Raspas de Côco

ingredientes

raspas de coco

100ml de café especial coffee&joy

modo de preparo

Prepare o café da maneira que preferir. Encha um copo com gelo, adicione as raspas de côco e em seguida, o café.

Gelo de Café Com Leite Cremoso

ingredientes

leite cremoso

gelo de café especial coffee&joy

Espume o leite da maneira que preferir. Nós utilizamos a Prensa Francesa, mas se você não tem uma em casa, veja aqui como fazer leite espumado de outras maneiras.

Adicione o café já preparado em um copo. Em seguida, adicione o leite. Misture antes de beber. Enjoy!

Veja mais receitas de café gelado.

Comprar cafés especiais