O café aceita tudo – menos desaforo (rs). Tomar café é bom em qualquer lugar: seja na padaria, em casa, no aeroporto, na faculdade, no trabalho ou numa cafeteria. Uns preferem o cappuccino da cafeteria e outros optam pelo pingado da padaria; mas por quê não juntar os dois? Continue lendo ou assista o vídeo para aprender a turbinar o seu café pingado.

O mimo do mês da assinatura coffee&joy foi o que inspirou essa releitura do clássico pingado de padaria. O copo lagoinha, aqui em Belo Horizonte, é quase patrimônio da humanidade. Fora do estado, ele até é conhecido por outro nome – o famoso copo “americano”.

E de onde veio o “lagoinha”, então? O nome vem do bairro Lagoinha, localizado na região Noroeste da cidade, o berço gastronômico e boêmio de Belo Horizonte, onde o copo foi comercializado pela primeira vez. Desde então, ele compõe a mesa dos brasileiros e se faz presente o dia inteiro: desde a hora do café até a hora da cachaça. 

*conheça a nossa versão do copo americano.

Uma outra curiosidade: o copo lagoinha foi eleito em Belo Horizonte e pelos demais mineiros como o melhor copo do mundo para se tomar cerveja! Então, vamos combinar: esse nome é muito mais legal! 

Para fazer um capuccino de cafeteria, é necessário um café espresso e um leite bem vaporizado na máquina de espresso. Já o pingado da padaria, é só café e leite. 

Para turbinar o clássico pingado de padaria, vamos fazer um leite cremoso com o que todo mundo tem em casa: uma garrafinha de plástico.

Outra parte importante é a qualidade do café. Por isso vamos usar o café Chocomoca da assinatura coffee&joy – um café raríssimo,  devido ao seu grão que tem uma anomalia bem difícil de encontrar, que acaba armazenando mais doçura – e o preparamos no filtro de papel mesmo. A proporção que recomendamos é 1 colher de sopa de pó de café para 1 copo lagoinha de água (cerca de 13g para 130ml).

ingredientes

30ml de leite

100ml de café especial coffee&joy

modo de preparo

Em uma garrafa, adicione cerca de 30ml de leite e chacoalhe bastante, até que o leite fique cremoso. Esse processo também pode ser feito com a prensa francesa ou espumador de leite. Veja aqui como fazer leite cremoso em casa.

Em um copo ou xícara, adicione 100ml de café. Em seguida, adicione o leite já espumado. Enjoy!

receita bônus: 

ingredientes

mel

100ml de leite cremoso

30ml de café especial coffee&joy

modo de preparo

Distribua o mel nas paredes do copo com o auxílio de uma colher. Espume o leite da mesma maneira ensinada na receita anterior e deposite no copo. Em seguida, adicione o café e… enjoy!

>> Veja aqui releituras de outras receitas clássicas de cafeteria <<

Comprar cafés especiais