Você não precisa de ir na festa junina para matar a vontade de churros. O doce mais famoso das festas de inverno no Brasil, tem uma versão diferente e super fácil de fazer que virou bebida. Continue lendo ou assista ao vídeo no final para saber como fazer um café cremoso com sabor de churros.

Os churros são doces que tiveram sua origem na Europa, mais precisamente, na Espanha e Portugal. Eles são muito comuns nos países latinos desde o México até a Argentina. Cada região tem a sua própria variação do doce e dos recheios.

Aqui no Brasil, os mais comuns são os churros fritos no óleo vegetal. Eles são feitos a base de água e farinha de trigo, com uma camada gostosa de açúcar com canela e finalizados com um delicioso recheio de chocolate ou doce de leite.

Para unir a paixão pelos churros com a do café, criamos uma receita de café cremoso, com gostinho de churros. É bem fácil de fazer e a harmonização é incrivelmente deliciosa. 

Vamos à receita?

>> o café especial, os utensílios e caneca utilizados para fazer esta receita estão disponíveis aqui<<

Ingredientes:

– 100ml de leite integral ou vegetal

– 50ml de café coffee&joy já pronto

– 1 colher de doce de leite

– 1 colher de café de canela em pó

– Chantilly (opcional)

Modo de preparo:

Prepare o café em casa como de costume. Use, de preferência, um café especial, de qualidade e mais intenso. Usamos café de torra média escura, feito no filtro de papel que você encontra aqui. Para deixar ele mais intenso, usamos 4 colheres de sopa bem cheias para um copo americano de água. Dessa forma, o gosto do café fica mais presente e na intensidade perfeita para a receita. Aqui tem dicas de como preparar café em casa no filtro de papel, mas também em outras formas de preparo como a prensa francesa, cafeteira italiana e muito mais.

Esquente o leite, mas sem deixar ferver. Depois bata ele usando o espumador ou um mini mixer, até ficar bem cremoso. Aqui tem um vídeo completo ensinando a espumar e deixar o leite cremoso de várias formas.

Em um copo ou caneca, espalhe o doce de leite usando as costas da colher por todo corpo interno do copo. Polvilhe uma parte da canela sobre o doce de leite, para ficar dessa forma aqui:

Em seguida, adicione o leite cremoso e o café. 

Se quiser, adicione chantilly por cima.

Finalize polvilhando um pouco da canela por cima. Misture tudo e aproveite!

Veja o vídeo completo de como fazer em casa:

 

Comprar cafés especiais