Café especial com 40% mais antioxidantes que os outros? Existe sim! O café especial  v e r s a  é a edição especial limitada da coffee&joy. Um café que foi potencializado durante o seu processo para trazer ainda mais benefícios para a saúde. Continue lendo ou assista o vídeo para conhecer o  v e r s a.

O  v e r s a  é um café especial, 100% arábica, assim como todos os outros cafés da assinatura coffee&joy. O que o torna diferente, é que depois de todos os cuidados e processos de qualidade, ele foi objeto de um estudo muito inovador – e que deu resultados. 

Este café passou pelo processo Versatians, desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) – que tem um centro voltado para o café. O processo Versatians potencializa o café antes da maturação. Com isso, o grão verde do café apresenta ainda mais propriedades funcionais nutracêuticas que vem de natureza – que nada mais é do que componentes que fazem muito bem pra nossa saúde. Logo depois, ele foi executado pela Syngenta.

Conheça o Concha: o chá de casca de café que passou pelo mesmo estudo do  v e r s a.

Ok, mas o que isso quer dizer na prática?

O Versatians é um processo de pós colheita feito no grão verde; onde o café é potencializado nesse estágio. Quando o café ainda está verde, ele tem uma maior concentração de ácidos clorogênicos – que é muito bom para a saúde, ajudando no controle da pressão arterial, na regulação da glicemia, no controle do colesterol e mais.

Além disso, o café  v e r s a  tem 40% mais antioxidantes. Na prática, os antioxidantes ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres e prevenir o estresse oxidativo, além de ter efeitos anti-inflamatórios e contribuir para manter a saúde da pele e o rejuvenescimento das células. E, ainda, ajuda no emagrecimento!

De onde vem o  v e r s a?

O café especial  v e r s a  vem de Santo Antônio do Amparo/MG, de uma micro-região cafeeira no Campo das Vertentes. É um bourbon amarelo e passou pelo processamento cereja descascado.

Na xícara

O  v e r s a  tem uma torra bem específica devido à todos os processos que ele passou. Possui uma doçura única e acidez elevada, com notas de melado, bala de leite, limão e laranja. Tem um corpo médio cremoso e finalização longa e refrescante. Na metodologia da SCA, o  v e r s a  atingiu 88 pontos.

Preparando o café 

Após vários testes, encontramos uma proporção que equilibra bem o  v  e  r  s  a: 8 gramas de café pra 100ml de água, ou seja, 80% de diluição. Utilizamos a Hario V60 pra ajudar a equilibrar as notas sensoriais e destacar, ainda mais, a acidez do  v e r s a – que é bem presente.

Em qualquer método de preparo filtrado, é essencial escaldar o filtro antes de qualquer coisa. Isso serve para igualar a temperatura, preparando o filtro pra receber o café, e retirar todas as impurezas e resquícios de papel que podem estar presentes ali, para não influenciar no sabor final da bebida.

Depois, é só adicionar o café já moído e realizar a pré infusão de 30 segundos. É neste momento que o café libera a maior parte do seu potencial de sabor e aroma. A pré infusão serve exatamente para “acordar” o café.

Por fim, basta ir colocando o restante da água aos poucos, em movimentos circulares. Esse processo precisa durar, no máximo, três minutos. Passando desse tempo, você pode ter um café super-extraído. Abaixo de um minuto e meio, um café sub-extraído.

Dica: misturar o café ou até mesmo só balançar o recipiente é uma ótima ideia! Homogeniza a extração.  

No sabor

Esse é um café com uma doçura muito acentuada e ao mesmo tempo, acidez elevada. Ele possui notas de melado, bala de leite, limão e laranja. Tem corpo médio cremoso e finalização longa e refrescante.

É um café com um sabor e sensorial incrível, doçura única e acidez elevada, riquíssimo em antioxidantes e bom pra saúde. 

Extra

Escolhemos lançar o   v e r s a  em maio de 2023 pois neste mês, comemoramos o dia Nacional do Café, que simboliza o início da colheita do café no Brasil. Isso tudo é para lembrarmos do trabalho lindo e cuidadoso de tantas famílias e profissionais ao redor do Brasil pra fazer o nosso alimento de todo dia. O  v e r s a  é a perfeita harmonia entre ciência&natureza.

Enjoy!

Comprar cafés especiais