O café especial intenso é como aquele café que encaixa como luva em diversas situações. É perfeito para usar nos drinks e ressaltar o sabor do café e também é ótimo para os iniciantes no mundo do café especial. Mas o que é que está por trás do café intenso? Continue lendo ou assista o vídeo.

É sempre importante relembrarmos a origem do café. As pessoas não estão acostumadas a ver o café como uma fruta, mas é o que ele é de fato. A gente consome a semente, que é torrada e moída. Por isso, o café tem suas características próprias que variam de acordo com o local onde ele é cultivado. Pensando nisso, vem a pergunta: o que significa um café especial ‘intenso’?

Quando o café é bem tratado na lavoura, quando ele passa por processos cuidadosos depois que sai do pé, e quando ele tem uma torra bem feita, de acordo com a personalidade que ele vem de natureza, conseguimos identificar notas características que remetem a outros alimentos e cheiros. Essas são as notas sensoriais, que variam de café para café. 

Descubra como sentir as notas sensoriais dos cafés especiais.

Na medida que esses cafés são descobertos, começamos a entender que eles podem ter características similares – apesar de nunca iguais – que nos permite agrupá-los. Aqui na coffee&joy, nós personalizamos essas categorias da seguinte forma: cafés intensos, cafés doces, cafés exóticos e cafés frutados.

O que é um café intenso?

Quando um café sai da fazenda, ele precisa passar por uma prova técnica que nos permite identificar e nomear algumas características naturais dele. As notas sensoriais dos cafés especiais nascem pela forma na qual o café é colhido e tratado na lavoura. Essas características são naturais, próprias, como leves nuances e significam que o café remete um pouco ao sabor dos alimentos das notas sensoriais.

Os cafés especiais intenso são os cafés que, nos testes de torra, é possível identificar notas mais marcantes e que lembram chocolate. Então, ajustamos o perfil de torra para realçar, ao máximo, essa característica da própria identidade do café.

Para chegar num café intenso, colocamos mais energia no torrador, para caramelizar mais o grão verde do café, buscando chegar mais nas notas que lembram chocolate amargo ou ao leite – com uma potência de sabor.

São cafés ideais para quem gosta de café mais “forte”.

Café Intenso Oásis

Como de exemplo, temos o café intenso Oásis do menu da assinatura. Ele é produzido pela família do Ciro, junto com sua esposa, Maisa, e seus dois filhos, Gustavo e Rodrigo. Eles estão em Pratinha, Minas Gerais, na fazenda Chapadão – que inclusive, é um verdadeiro Oásis. O contato com a natureza, a casinha no meio da vegetação, em volta de várias árvores frutíferas, é o verdadeiro paraíso.

Os cafés intensos geralmente possuem uma torra média-escura ou escura. Uma característica que os cafés especiais intensos têm é que eles têm a intensidade semelhante com os cafés que as pessoas estão acostumadas a tomar no Brasil, o café “forte”.

Café intenso é para quem?

Os cafés intensos são indicados para as pessoas que estão começando no mundo dos cafés especiais, justamente para que elas consigam se adaptar às diferenças e explorar as outras categorias dos cafés especiais com tranquilidade.

Os cafés intensos também são os cafés usados para fazer espresso. Uma vez que tem a intensidade e as notas de caramelo que são essenciais para um espresso clássico.

Os cafés intensos são os melhores para fazer receitas com café. Isso porque eles concentram mais o sabor do café em meio à outros ingredientes. Perfeito para receitas com leite e sobremesas. 

Veja aqui 4 receitas clássicas de cafeteria que vão café intenso.

Como fazer café intenso?

Não obstante, os métodos de preparo também têm grande importância no sabor final do café, uma vez que podem ressaltar ou apagar certas características dos cafés. Por exemplo, a Cafeteira Italiana – nossa querida moka – foi criada para substituir as máquinas de espresso na Itália. Por isso, naturalmente ela já potencializa a intensidade dos cafés. 

Veja como fazer café na Cafeteira Italiana.

O fato de não preparar o café na cafeteira italiana não significa que ele não ficará intenso. Os cafés da categoria ‘intenso’ da coffee&joy já são intensos por si só. O método de preparo vai apenas realçar aquilo que já é natural do grão. Portanto, se você não tiver uma cafeteira italiana, não se preocupe! Preparando o Oásis no coador de pano, de papel ou qualquer outro método, ele vai continuar sendo intenso.

Além disso tudo, a proporção também é uma variável importantíssima quando o assunto é a intensidade do café. Quanto maior a quantidade de pó de café para a água, mais intenso o café fica.

Agora é só escolher o que te agrada mais e… enjoy!

Comprar cafés especiais