Se você navegar pela internet, com certeza vai achar defensores e detratores do café. Ele é o nosso combustível diário e uma bebida capaz de criar conexões com quem a gente ama. Mas afinal, o café faz bem ou faz mal pra saúde?

Para falar sobre esse assunto, entrevistamos a Mafe que é parceira da coffee&joy e nutricionista há mais de 15 anos. Leia a entrevista ou assista o vídeo para descobrir se o café faz bem, ou não, para a saúde.

Débora da coffee&joy: Mafe, fale um pouco pra gente sobre os benefícios do café.

Mafe Nutricionista: Café é um super alimento. Além da cafeína (que é substância mais estudada), ele é rico em antioxidantes, compostos fenólicos e ácidos clorogênicos.

Na mente, o café estimula neurotransmissores da concentração, foco, aprendizado, bem-estar e felicidade. Inclusive, estudos mostram o efeito do café na nossa serotonina. Então, uma vez que a gente tem um alimento que estimula a produção dessas substâncias de forma natural e saudável, a gente vai ter prevenção de doenças neurodegenerativas como a depressão e Alzheimer.

No corpo, existem estudos mostrando o benefício do café no controle da glicemia. Ele também é estudado para efeito ergogênico, o que ajuda na performance dos atletas. O café também contribui para metabolizar a gordura, tem benefícios para a saúde cardíaca, enfim, um super alimento.

Entretanto, o café tem que ser usado com moderação. Precisamos considerar as individualidades de cada pessoa, entendendo os limites de cada um com a cafeína e sempre optar por cafés de qualidade para obter os benefícios desejados.

Débora da coffee&joy: Mafe, quais são as principais dúvidas sobre o café que te perguntam no consultório?

Mafe Nutricionista: Uma das maiores questões que as pessoas trazem é a respeito da cafeína e o efeito dela no corpo. Ouço muitas queixas a respeito dos “efeitos colaterais” que a gente conhece como tremedeira, falta de concentração.

Igual eu falei, o café tem muitas substâncias benéficas para o nosso corpo. Mas ele é sempre lembrado pela cafeína – que é uma das ações mais perceptíveis.

Além da cafeína, ele tem ácidos clorogênicos, compostos fenólicos – que são substâncias que trazem muitos benefícios para a saúde. Mas dependendo do horário que a gente toma o café e de como a gente faz o uso dele, ele pode competir com outros nutrientes e acabar fazendo o efeito contrário.

Débora da coffee&joy: Existe um intervalo ideal para tomar café logo depois que a gente acorda?

Mafe Nutricionista: Tem pessoas que logo que acordam, nem abrem o olho direito e já tomam um café. Eu trabalho muito com a nutrição ancestral e nela, a gente aprende a fazer as rotinas diárias ao acordar.

A primeira coisa que o nosso cérebro lembra quando acordamos é “eu preciso da minha moeda de energia” e pra muita gente, essa moeda é a cafeína. Mas existe uma forma natural de fazer isso antes de beber o café; olhando pro sol, por exemplo.

Essa simples rotina estimula o cortisol e a dopamina de forma natural. Se você já acorda e toma uma xícara de café, você pode ter picos de cortisol ao longo do dia e isso pode gerar um cansaço e até irritabilidade. É aquele famoso “me senti muito bem naquela hora mas nem tanto depois”. Por isso que eu peço para esperar pelo menos 40 minutos a 1 hora para tomar a primeira xícara de café do dia.

Débora da coffee&joy: A gente já criou esse hábito aqui na coffee&joy. Todo mundo sai de casa cedo sem tomar café e quando chega, já tem café pronto aqui.   

Mafe Nutricionista: Perfeito! O cérebro até já sabe que você vai chegar no trabalho e vai ter aquele café maravilhoso esperando. O nosso cérebro memoriza esses prazeres.

Tudo importa. Não é só tomar um café qualquer. O café é considerado um super alimento quando é um café de qualidade. Quando é um café sem qualidade, a gente vai ter mais prejuízo do que benefício.

Débora da coffee&joy: E café depois do almoço? Pode ou não pode?

Mafe Nutricionista: Aqui a gente segue o mesmo raciocínio do café pela manhã. Eu peço para esperar 40 minutos a 1 hora tanto após a refeição quanto após o uso por exemplo de suplementos, vitaminas e minerais.

Se a gente toma café logo depois do almoço ou depois de tomar um suplemento, pode haver uma competição de absorção entre o café com outros minerais como o ferro e o zinco.

Débora da coffee&joy: E quem que tem restrição à cafeína? Como que dá para encaixar o café na rotina?

Mafe Nutricionista: Existem uns truques para amenizar um pouco o efeito da cafeína. Igual eu já falei, o café (cafeína) tem que ser um alimento consumido com respeito, pois ele tem efeitos no nosso cérebro e estimula neurotransmissores.

Existem pessoas que demoram para metabolizar e eliminar a cafeína do corpo. A explicação para isso pode ser genético; coisa que você herdou dos seus pais. Então essa pessoa tende a ter mais taquicardia, ansiedade, agitação, hiperatividade quando consome café.

A minha dica é sempre turbinar o café. Ou seja, adicionar uma gordura boa, uma proteína (whey); ingredientes saudáveis que se complementam para sentir menos a ação da cafeína.

Débora da coffee&joy: Mafe, como que você faz uso do café na rotina?

Mafe Nutricionista: Eu gosto muito de café mas tenho sensibilidade à cafeína. Sempre dou uma incrementada no meu café com uma gordura boa, um colágeno, especiarias, etc.

Claro que às vezes eu sinto falta do café puro, mas sempre turbino ele com alguma coisinha para a liberação da cafeína ser um pouco mais lenta.

Débora da coffee&joy: perfeito! Mafe, você quer deixar algum último recado para os amantes de café?

Mafe Nutricionista: Só para fixar mesmo. O café é um alimento incrível; rico em antioxidantes, previne doenças e até deixa a gente mais feliz. Só temos que tomar cuidado com a cafeína. Ela é um super boost mental, então uma vez que a gente não se percebe e faz uso de forma desgovernada, a gente pode trazer prejuízo ao invés de benefícios.

Observe e entenda as suas limitações com a cafeína e se necessário, procure um profissional responsável. E claro, é de extrema importância usar um café especial, de origem e natural.

Comprar cafés especiais