Quentão, pipoca, canjica, pamonha, maçã do amor… Festa junina sem comida gostosa não é festa junina. Também não pode faltar o correio elegante e nem a quadrilha! Depois de dois longos anos de pandemia, sem Carnaval e sem festas juninas, finalmente o arraial de São João está de volta! Quem é que não estava ansioso pra isso? 

Pensando nessa data tão animada e rica gastronomicamente falando, decidimos trazer esse gostinho pro café, já que o café especial combina com tudo. Dessa vez, decidimos harmonizar café e paçoca e acabamos descobrindo o tanto que o café combina com o amendoim!

Veja o vídeo completo, ou continue lendo:

 

Mimo do mês

A caixinha desse mês da assinatura da coffee&joy está com uma verdadeira festa junina. O mimo de junho é um kit com algumas comidinhas típicas juninas para harmonizar com café. Neste link você poderá conhecer a assinatura de cafés especiais mais completa do Brasil.

Para essa receita, utilizamos doce de leite, paçoca, chantilly, leite cremoso e café.

Paçoca é uma sobremesa tão brasileira. Mas você sabia que a primeira paçoca conhecida – de origem indígena – era salgada, feita de carne seca e farinha, e servia como alimento para os viajantes?

Já a paçoca tradicional, feita à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar, foi inventada durante o Brasil colonial. Nessa época, era comum os índios misturarem qualquer ingrediente com farinha de mandioca e socar no pilão.

Além da paçoca, o café é a estrela da receita, Por isso, é imprescindível a utilização de um café de qualidade. Os cafés tradicionais, normalmente encontrados em supermercados, vão trazer um amargor indevido e dispensável ao drink.

Por isso utilizamos o café Alfajor, da assinatura coffee&joy. Ele tem notas de doce de leite e amêndoa, que super combinam com o amendoim. Neste vídeo você consegue entender todo o processo do café e o que são essas tais notas sensoriais.

Ingredientes:

1 colher de sopa de doce de leite ou melado de cana

200ml (1 copo) leite cremoso ou bebida vegetal

15g (1 tablete) de paçoca esfarelado

50ml (1 dose) de café especial intenso 

Como Preparar:

O primeiro passo é simples: com a parte de trás da colher, pegue uma quantidade generosa de doce de leite, passe na parede interna do copo e reserve.

Para espumar o leite, utilizamos a Cremeira Bialetti. Se você não possui uma, não se preocupe. Dá para espumar com a prensa francesa ou até mesmo com um potinho bem vedado. Já ensinamos como espumar leite em casa, neste link você consegue ver o post completo. Faça 200ml de leite cremoso e reserve.

Pegue a paçoquinha, ainda dentro do pacote, amasse-a bem e deposite no fundo do copo ou xícara, reservando um pouquinho para decorar o copo.

Adicione o café – de preferência recém preparado, para misturar com o doce de leite e com a paçoca e em seguida o leite cremoso.

Para finalizar, é só adicionar o chantilly no topo do copo, colocar o resto da paçoca para decorar, fotografar o seu drink, postar nas redes sociais e mencionar @coffee_and_joy para faturar cafeínas.

Enjoy!

Comprar cafés especiais