Com tantas notas sensoriais por aí, o café acaba intimamente ligado ao gosto individual de cada um. Mas, por quê não sair da zona de conforto e mergulhar na experiência sensorial que o café pode proporcionar? O café Tailândia tem notas de jaca e doce de manga, é um fermentado exótico e faz sucesso demais no menu da coffee&joy! Mas o que quer dizer um café ser fermentado ou exótico e o que isso tem a ver com o sabor dele?

Continue lendo ou assista o vídeo para conhecer.

 o café Tailândia

Ele é produzido no sul de Minas, na cidade de Três Corações pela família de produtores Orestina, Aldo, Lucas e Tatiana. Ele é da variedade Mundo Novo e passou pelo processamento natural fermentado. 

Depois que o café é colhido, ele passa por processos no pós-colheita para virar o grão cru e seco que vai ficar pronto para ser torrado. Nessa etapa, o produtor precisa preparar o café para secá-lo e desidratá-lo, até chegar a um grau de umidade específico para, após, ser beneficiado e comercializado.

O preparo dos grãos depois da colheita e antes do beneficiamento para comercialização, realizado pelo produtor, é chamado de processamento

Entenda o caminho que o café percorre até chegar na xícara.

Algumas das principais características do Tailândia surgem devido ao processo de fermentação. Mas afinal, o que é um café fermentado? 

Resumidamente, a fermentação do café é um tipo de processamento que pode ser feito pelo produtor, que degrada o fruto e a mucilagem do fruto através de microorganismos, podendo ser induzida ou natural. A degradação concebe compostos que influenciam o sabor e aroma do café. 

Por exemplo, se o café é exposto à chuva, durante o tempo em que está no terreiro, ele pode fermentar sem que essa seja a intenção do produtor. Essa seria a fermentação natural. Já a fermentação induzida acontece quando há a utilização de equipamentos específicos para isso, como as bombonas, ou quando há a adição de algum microorganismo – como leveduras. 

Em ambos os casos, as reações químicas vão alterar o sabor e aroma do café. É por isso que a fermentação do café é extremamente importante e delicada, uma vez que o que acontece é a alteração da composição do fruto.

A fermentação, todavia, pode ter um resultado bom ou ruim. Se ela for bem feita, bem controlada, com medição de temperatura e pH e com profissionais adequados para o processo, ela pode ser maravilhosa.

Agora, se for realizada de forma descontrolada, além de deixar o café com notas sensoriais desagradáveis, pode até fazer mal para saúde.

Depois de todo processo na fazenda, do benefício e rebenefício do grão, o café verde está pronto para passar para a próxima etapa: classificação,  testes de torra, degustação, identificação das notas sensoriais e avaliação da SCA. É literalmente a avaliação de tudo que o produtor fez lá na lavoura.

A primeira parte depois da classificação, é o teste de torra. O grão verde é submetido a diversos tipos de torra, com a intenção de descobrir em qual perfil de torra aquele café apresenta maior potencial de sabor (torra clara, média ou escura). 

Simultaneamente ao teste de torra, entra em ação também a percepção das notas sensoriais. É nesse momento que elas são identificadas. 

Entenda mais sobre o processo de avaliação dos cafés e saiba como fazer em casa.

O café Tailândia possui 86 pontos pelo protocolo da SCA e apresentou notas de abacaxi, doce de manga, jaca e leve umami. 

Para sermos o mais claros e didáticos possível, nós categorizamos nossos cafés de acordo com suas características: intensos, frutados, exóticos ou doces. Com essas características, ele entrou na nossa categoria de cafés exóticos. 

nomeação do café

Pronto! O café chegou com a torra definida e apresentou notas completamente inusitadas. Com isso, a gente já sabia que era um café exótico. Mas havia um problema. Tínhamos um café bastante complexo, mas sem nome – aí entra a parte mais “viajada”.

Para nomear os cafés da coffee&joy, a gente leva em conta as suas notas sensoriais, a história da família, a região de onde ele vem e até alguma curiosidade. No caso do Tailândia, optamos por seguir as notas sensoriais, já que elas são o que mais chamam atenção nesse café.

A nota de umami, por exemplo, é uma característica muito exótica para um café, e se trata de um sabor básico muito presente na culinária oriental. Já tivemos cafés com esse sensorial nas safras anteriores: Samurai, Origami, Magia Oriental. Ou seja, sempre recorremos à cultura oriental. 

Veja os 19 cafés disponíveis no menu.

Entretanto, contudo, todavia… ele também tinha muitas notas de frutas tropicais que a gente conhece muito – então, isso nos levou a um outro lugar: alguma praia do nosso imaginário – pesquisamos muito e as cores das notas sensoriais deram match com as praias paradisíacas da, adivinhem só: Tailândia.

Entenda o que são as notas sensoriais.

 fazendo o café 

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o Tailândia, é hora de descobrir o que ele entrega na xícara. Como é fácil controlar as variáveis neste método e por se tratar de um café exótico, optamos por prepará-lo na Aeropress

Utilizamos a proporção padrão: uma colher de sopa para um copo americano de água (8g para 100ml). E aqui vai mais uma dica: apesar de ser essa a proporção padrão, o legal do café especial é que você pode brincar até descobrir qual te agrada mais – um café mais concentrado (mais pó para menos água) ou um café mais suave (menos pó para mais água). 

Também optamos por utilizar a Aeropress na posição invertida. Depois de posicioná-la, basta adicionar o pó de café e realizar a pré-infusão (aproximadamente 30 segundos). Após esse tempo, recomendamos mexer um pouquinho o café. Uma crosta pode se formar na borda e isso influencia a pré-infusão do café. Depois, é só aguardar cerca de 2 minutos e meio e pressionar a Aeropress até que o ar saia, exatamente como uma seringa.

resultado

O Tailândia é um café com doçura média, acidez málica, corpo cremoso e finalização doce. É uma experiência incrível, porque dá pra ver na xícara o tanto que um processo cuidadoso faz diferença na hora de extrair todo o potencial de sabor do café. 

Por enquanto, ele está disponível somente na assinatura. Se você é assinante, basta adicioná-lo no próximo envio! Se não, clique aqui para conhecer a assinatura de cafés coffee&joy.

Comprar cafés especiais