A paçoca de amendoim é um doce tradicional do Brasil, que tem uma história muito interessante. Além de ser acessível, gostosa e fácil de encontrar, ela combina (e muito) com outro queridinho brasileiro: o café. Continue lendo ou assista ao vídeo para saber como fazer um café com leite cremoso com paçoca.

 

Origem da Paçoca e Seus Benefícios

Antes de fazer a receita, vou te contar uma curiosidade muito interessante sobre um dos doces mais brasileiros que existem. Muita gente não sabe, mas a paçoca é um prato típico indígena e seu nome se origina de um termo tupi que significa esmigalhar, se referindo ao processo de preparo antigo em que esmagavam-se os ingredientes com as mãos ou com um pilão. 

A paçoca, na verdade, foi originada a partir de uma receita salgada indígena, feita à base de farinha e carne. Essa receita salgada é tão prática e nutritiva, que acompanhou também os tropeiros nas suas longas jornadas. 

Atualmente, o formato mais comum é a paçoca doce, feita com amendoim. Um doce que acompanha os brasileiros tanto nas festas juninas como nos outros meses do ano. 

O interessante é que o amendoim, que obviamente é o ingrediente principal da paçoca, tem vários benefícios para a saúde. Assim como castanhas e nozes, de acordo com o Ministério da Saúde, o amendoim é rico em fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, possuindo compostos antioxidantes e, por causa disso, um potencial preventivo de doenças.

Nesta receita, juntamos a paçoca com o café, que também possui vários benefícios para a saúde. Aqui tem um post completo com alguns destes benefícios. O mais importante, para que essa receita fique muito gostosa, é escolher ingredientes de qualidade e gostosos. 

Aqui você encontra cafés de qualidade e origem, entregues na sua casa de forma fácil e descomplicada.

Agora, vamos à receita?

Tempo de preparo: 5 minutos

Porções: 1

Ingredientes

– 50ml de café coffee&joy já pronto

– 100ml de leite integral ou vegetal

– 20g de paçoca (1 barra pequena)

– 1 colher de café de doce de leite (opcional)

Como Preparar

Prepare o café em casa como de costume. Use, de preferência, um café especial, de qualidade e mais intenso. Usamos café de torra média escura, feito no filtro de papel que você encontra aqui. Para deixar ele mais intenso, usamos 2 colheres de sopa bem cheias para um copo americano de água. Dessa forma, o gosto do café fica mais presente e na intensidade perfeita para a receita. Aqui tem dicas de como preparar café em casa no filtro de papel, mas também em outras formas de preparo como a prensa francesa, cafeteira italiana e muito mais.

Esfarele a paçoca com os dedos dentro da caneca, de forma que ela fique como uma farofa.

Esquente o leite, mas sem deixar ferver. Depois bata ele usando o espumador ou um mini mixer, até ficar bem cremoso. Aqui tem um vídeo completo ensinando a espumar e deixar o leite cremoso de várias formas.

Adicione um pouco de leite em cima da paçoca e misture até ficar homogêneo, adicione o restante do leite e, por fim, o café. 

Misture tudo antes de beber e aproveite.

Bônus: Se quiser, esfarele um pouco de paçoca no final, por cima do leite para decorar. Também pode colocar um pouco de doce de leite na borda, para dar um toque especial (não é essencial, já fica gostosa só com os ingredientes acima).

Enjoy!

Comprar cafés especiais