O café é uma fruta e o que a gente consome é a semente dele. Mas você sabia que a casca do café também pode ser uma bebida? A casca do café faz um chá super gostoso, saudável e nutritivo. Continue lendo ou assista o vídeo para conhecer.

Se tem uma coisa que nós sempre falamos por aqui e lá no canal do youtube, é que o café é uma fruta e precisa ser tratada com cuidado, assim como qualquer outro alimento. É importante repetir isso porque  às vezes as pessoas parecem colocá-lo numa outra categoria e acabam esquecendo que, como qualquer alimento, é importante saber a procedência e qualidade dele.

O café é tão saudável e tem tantas propriedades boas para a saúde, que é a bebida mais consumida do planeta depois da água. (Veja mais sobre isso aqui neste post) Mas o café que a gente conhece é só a semente do fruto desidratada e torrada.

O café ainda tem uma polpa que envolve a semente. Essa polpa acaba sendo utilizada para outros fins na fazenda, como adubo pro próprio café ou como palha para usar de combustível para o secador, por exemplo.

Só que essa polpa também pode ser consumida. E é muito gostosa. Tanto que na Bolívia e no Iêmen o chá da casca do café é muito comum há muito tempo. Aqui no Brasil, já tem vários estudos em universidades como UFLA (Universidade Federal de Lavras) e UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) sobre o consumo da polpa do café em forma de infusão. 

Não só isso, a UFLA tem um centro voltado para o café que inclusive é responsável pelo estudo para potencializar as propriedades naturais do café no processo chamado Versatians. que foi aplicado nessa polpa que carinhosamente chamamos de concha pelo seu formato, e que está sendo enviada nas caixinhas da assinatura de maio de 2023 da coffee&joy.

O processo Versatians potencializa as características funcionais nutracêuticas do café. Em outras palavras, aumenta a ação de componentes que proporcionam benefícios para a saúde e o bem estar das pessoas. 

No caso da polpa do café, esse processo deixa ele ainda mais saudável porque potencializa principalmente os ácidos clorogênicos dela que, por sua vez, tem propriedades antioxidantes.

A própria matéria prima in natura tem mais ácidos clorogênicos. A UFLA usa a tecnologia para realçar e, assim, consegue obter uma bebida de qualidade, veja só:

O café por si só já é conhecido por sua ação antioxidante, neuroprotetora e psico-estimulante. O ácido clorogênico (CGA) é um tipo de composto muito bom para a saúde de algumas formas: ajuda no controle da pressão arterial, na regulação da glicemia, no controle do colesterol, entre outros. 

A polpa do café, portanto, é fonte de oxidantes, que na prática, ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres e prevenir o estresse oxidativo; ela tem efeitos anti-inflamatórios e contribui para manter a saúde da pele e o rejuvenescimento das células. E ainda ajuda no emagrecimento!

Outra característica do concha é que ele também tem menos cafeína que o café – para quem tem dieta restritiva de cafeína, pode ser uma boa opção de ter os demais benefícios do café, sem necessariamente tomar café.

Usando a concentração de 2%, o teor de cafeína no concha é 10,1 mg/100ml, enquanto no café o teor de cafeína é cerca de 50 a 100 mg em 100ml..

Se você tem restrição ao consumo de cafeína, lembre-se de consultar seu médico.

Tá, ok, ele é bom mesmo quimicamente falando. Mas e na xícara?

A tecnologia Versatians aplicada no chá mantém a coloração e o sabor da fruta fresca do café e preserva os compostos benéficos à saúde que estão na polpa, como ácidos clorogênicos, cafeína e outros. Por causa disso, o chá de concha de café tem um sabor fino e bem frutado e floral. Parece um chá de hibisco com geleia e um fundo de cedro.

2 Receitas de concha de café. Experimente as duas e escolha a favorita. O legal é que rende e muito!

ingredientes para a infusão do concha

6g de casca  (2 colheres de sopa)

150ml em água quente (1 copo americano)

ingredientes 1ª Receita: gelado

75ml de água com gás gelada e gelo

ingredientes 2ª Receita: quente

75ml de água quente

modo de preparo da infusão

Deixe o chá em infusão por 4 minutos em água quente. O ideal é ferver a água e aguardar cerca de 30 segundos para usar ela. Coe o líquido e descarte a polpa.

modo de preparo das diluições

Divida o concha em duas partes de 75 ml cada, para fazer de duas formas diferentes:

concha gelado: adicione mais 75ml de água com gás gelada e gelo.

concha quente: adicione mais 75ml de água quente.

Enjoy!

O concha, não só é um alimento nutritivo, como é gostoso e muito bonito de se ver. Ele rende muito! 2 colheres de sopa, fazem 300 ml de chá. É só infusionar com 150ml de água quente e depois adicionar o dobro de água quente e consumir ou pode fazer o mesmo com água com gás e gelo. 

Se você se interessou, disponibilizamos algumas unidades do concha na loja online. Acesse aqui.

Comprar cafés especiais