É só fazer um friozinho que a gente quer logo tomar um chocolate quente bem gostoso. E se der para juntar o chocolate com o café, fica ainda melhor. Criamos uma receita fácil, prática e gostosa de chocolate quente com café para o inverno. Continue lendo para ver a receita completa ou assista ao vídeo.

 

Chocolate quente é uma das bebidas mais afetivas que existe. Traz conforto e as propriedades do chocolate trazem uma sensação de bem estar para o nosso corpo. Quem nunca comeu um chocolate para se sentir melhor?

Agora junta tudo isso com os benefícios do café? Que traz energia e muita disposição? É quase uma poção mágica. Perfeita para tomar nos dias frios para trabalhar ou até para os fins de semana, para maratonar a série favorita.

Sabe o que é o mais legal dessa receita? Ela não usa amido de milho para engrossar o leite e é tão prática que dá para fazer até no microondas. Fica pronta em menos de 5 minutos. 

Como é uma receita muito simples, o segredo está na escolha dos ingredientes. Use um chocolate de qualidade e que você goste. Pode usar ao leite, 50%, 70% ou 85% cacau, desde que seja um bom chocolate.

O leite pode ser integral ou vegetal específico para café – quanto mais gorduroso, mais cremoso vai ficar. Para ele ficar muito cremoso, usamos as dicas de espumar leite em casa, que estão neste post aqui.

Aqui, usamos o café Pampa da assinatura da coffee&joy. Como ele tem notas de chocolate ao leite e especiarias, harmoniza perfeitamente com o chocolate e o leite. Preparamos ele no filtro de pano, porque é bem prático para fazer uma dose única para usar no drink, mas dá para fazer o café usando o que tem em casa. A dica é fazer um café mais intenso para que o gosto dele apareça no chocolate e crie a harmonização perfeita.

>> Para medir as proporções do leite e café, usamos medidores de vidro, que estão disponíveis aqui << 

Vamos à receita?

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 3 minutos 

Ingredientes:

1 dose (50ml) de café coffee&joy já pronto

1/2 barra de chocolate (cerca de 40g – 1 colher de sopa bem cheia)

1 colher de sopa de chocolate em pó (cerca de 10g)

1 copo (120ml) de leite integral ou vegetal gelado

Opcionais: Chantilly ou marshmallow a gosto e raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo:

Prepare o café como de costume. O ideal é fazer o café um pouco mais intenso. Para essa receita, usamos 1 colher de sopa de pó de café para 50 ml de água. Usamos o coador de pano para fazer apenas uma dose, mas pode usar o que tiver em casa. Aqui tem dicas de como fazer em casa.

Leve 120ml de leite direto da geladeira para o fogão ou microondas. No fogo, esquente até que comece a borbulhar e no microondas leve por 50 segundos em potência máxima e vá observando. É muito importante não deixar o leite ferver, pois ele perde textura e cremosidade quando ferve.

Bata o leite quente em um espumador, com o mixer ou então coloque ele em uma garrafinha com tampa e balance bem, até ele dobrar de tamanho. Aqui tem um post completo ensinando a fazer leite cremoso em casa.

Pique o chocolate em pedacinhos bem pequenos. Use uma faca e vá cortando em lasquinhas, aproveite também os pózinhos que vão saindo quando corta a barra.

Em um copo, adicione o chocolate picado e o chocolate em pó. Coloque um pouco do leite cremoso e misture até ficar bem homogêneo. Adicione o café e, novamente, misture para incorporar.

Por fim, adicione o restante do leite bem rápido para misturar tudo.

Se quiser, pode adicionar chantilly ou marshmallow, mas é opcional. Também pode enfeitar com chocolate ralado ou em pó em cima.

Misture tudo antes de tomar e aproveite!

Enjoy!!!

Comprar cafés especiais