Preparar um café bem gostoso e compartilhar com a família e os amigos é uma ótima forma de começar o dia ou passar uma tarde. E foi pensando nisso que preparamos algumas dicas para esse momento cafeinado, para preparar um café especial de litro para compartilhar e aproveitar o melhor dele. Assista ao vídeo ou continue lendo o post para conferir como fazer café especial para a sua galera.

Aqui em Minas Gerais, o café da tarde é sempre um momento de compartilhar histórias e aproveitar o café e a companhia de pessoas queridas.  E com o café especial, esse momento fica ainda mais saboroso. Abaixo temos algumas dicas de como preparar uma quantidade grande de café de uma só vez e sem complicações.

Dica 1 – Escolha Uma Forma De Preparo Adequada

Na hora de preparar café para várias pessoas, é importante pensar em como ele será feito, já que existem formas de fazer café de diversos tamanhos, como é o caso do filtro de papel, prensa francesa e cafeteira italiana.
No caso do filtro de papel tradicional, aquele com o fundo reto e encontrado com facilidade em todas as cidades, opte pelo tamanho 103. Ele é perfeito na hora de fazer uma grande quantidade de café, já que faz cerca de 1l. E, ainda, é muito fácil de usar.

>>Veja como preparar um café incrível utilizando o filtro de papel<< 

Uma dica importante é lavar o filtro de papel com água quente antes de preparar o café. Esse processo limpa e retira todos os sabores residuais do papel, e aquece todos os utensílios que serão usados no preparo.

A cafeteira italiana e a prensa francesa também são encontradas em versões maiores e também fazem um excelente café. Veja aqui como preparar café nestes métodos.

Dica 2 – Como Escolher A Proporção e Fazer o Café

A proporção nada mais é do que a quantidade de o pó de café e água que serão usados na hora do preparo. E isso vai determinar a intensidade do café no final. Por exemplo, para preparar um café mais intenso recomendamos utilizar a seguinte proporção: 1 colher de sopa bem cheia (13-15 gramas) para cada copo americano de água (na marcação próxima à borda do copo temos aprox. 130ml)

Já para preparar um café mais suave, recomendamos que mantenha a quantidade de água e diminua a quantidade de café. Por exemplo: 1 copo americano de água (130ml) para cerca de 1 colher de sopa de café rasa (8-10 gramas).

Para fazer o café para a família toda, usamos 8 colheres de sopa de café, para 8 copos americanos de água fervida.

Como preparar:

1. Para preparar 1 litro de café, aqueça 9 copos americanos de água filtrada ou mineral até levantar fervura (1 copo para escaldar os utensílios e 8 para fazer o café). A água deverá estar em uma temperatura de cerca de 96 °C. Para chegar nessa temperatura, ferva a água e aguarde cerca de um minuto para usá-la.

2. Dobre as costuras do filtro de papel e encaixe no porta filtro.

3. Use cerca de um copo americano de água quente para escaldar o filtro de papel, isso ajuda a limpar o filtro e evita gosto de papel em sua bebida.

4. Despeje 8 colheres de sopa bem cheias de pó de café no porta filtro. A moagem deve ser média (se ele for moído imediatamente antes do preparo, fica ainda mais gostoso).

5. Derrame um pouco de água quente em cima do pó até que ele fique todo molhado e aguarde 30 segundos, esse momento se chama pré-infusão onde os sabores e aromas do café são liberados.

6. Em seguida, adicione o restante da água aos poucos e espere até que o líquido comece a gotejar na parte de baixo do porta filtro para finalizar o processo.

Enjoy!

>>Veja aqui qual a medida certa para fazer café no dia a dia<<

Dica 3 – Como Armazenar O Café Depois De Pronto

A garrafa térmica é uma alinhada no dia a dia, já que podemos manter o café aquecido por mais tempo e até levar em viagens curtas. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para manter a qualidade do café ao longo do dia. Como por exemplo, limpar a garrafa com água quente antes de colocar o café recém preparado. E, semanalmente, realizar uma limpeza mais profunda, com sabão/detergente neutro e bicarbonato de sódio para retirar todas as impurezas.

Aqui, gostamos de deixar ela completa com água fervida e detergente durante a noite.


Ah, e lembre-se de não deixar o café por muito tempo dentro da garrafa e nunca deixar o café de um dia para o outro. Além disso, mantenha a garrafa bem fechada para evitar o contato do café com o ar e consequentemente a rápida oxidação da bebida. E é essa oxidação faz com que o café perca seus sabores e aromas ao decorrer do dia.

Agora, basta escolher um café e usar as dicas acima para preparar um café bem saboroso para seus amigos e familiares! Confira aqui os cafés disponíveis em assinatura coffee&joy


DICA BÔNUS: E no caso de sobrar café na garrafa nem pense em jogar fora, viu. Nada de desperdício! Veja abaixo como aproveitar até a última gota de café.

Gelo de café

O gelo de café é uma ótima forma de aproveitar até mesmo aquele café que ficou no fundo da garrafa térmica. Basta colocar em forminhas ou vasilhas menores e levar ao congelador até endurecer. Depois disso é só soltar a imaginação e preparar receitas deliciosas e refrescantes com café. O gelo  pode ser usado no preparo de frappuccinos, shakes e outras bebidas cafeinadas.

>>Confira outras receitas geladas com café<<


Café & doce de leite


Ingredientes:

100ml de café coffee&joy congelado (usamos o Alfajor da assinatura coffee&joy, que tem notas naturais de doce de leite)

100ml de leite ou bebida vegetal gelada

100g de doce de leite (usamos o Abella Andrade que é sem glúten, sem açúcar e sem lactose)

Como Preparar:

– Com uma colher, espalhe o doce de leite no interior do copo.

– Adicione os cubos de gelo de café.

– Agite bem o leite para que ele fique com uma consistência cremosa. Nessa parte, utilize um espumador de leite, pote com tampa ou mixer (aqui tem um post ensinado a fazer leite super cremoso em casa). E, em seguida, despeje sobre o gelo de café.

– Sirva em seguida.

Agora é só convidar os amigos para tomar café e colocar as dicas acima em prática. Enjoy! Ah, fique a vontade para compartilhar com a gente esse momento, basta marcar @coffee_and_joy no instagram. 

Comprar cafés especiais