Existem diversas maneiras diferentes de preparar café e disso a gente já sabe. Mas você já ouviu falar da Clever Dripper? Ela brinca com as possibilidades e literalmente entrega tudo: facilidade, economia e versatilidade! Continue lendo o post ou assista o vídeo para conhecer o método mais inteligente de fazer café.

sobre a Clever

A Clever possui duas opções de tamanho: 300 e 500ml. Ela conta com um sistema na parte inferior que retém o café e o mantém em infusão, através de uma válvula. Isso permite que a preparação do café seja feita misturando duas formas de extração de café: a por infusão – o mesmo da Prensa Francesa, onde o café fica estático em conjunto com a água durante alguns minutos -, e a percolação – que é o filtrado que conhecemos usando coadores como Melitta, Waals ou a Hario V60, por exemplo.

Alguns filtros de papel específicos para a Clever – que, por sinal, são bem parecidos com o filtro da Melitta – acompanham a cafeteira na caixinha. Por isso, você pode utilizá-la com o filtro próprio ou pode adaptar o filtro da Melitta para utilização na Clever.

Neste link você acessa a comparação da Melitta com a Clever.

A Clever é uma ótima opção para quem quer mergulhar no mundo sensorial do café de qualidade, porque ela é capaz de realçar toda a complexidade da bebida. A extração da Clever, inclusive, se assemelha bastante ao cupping – um dos processos técnicos a que o café especial é submetido. Aqui você aprende a fazer o cupping em casa!

A semelhança com o cupping se dá porque durante a infusão, o café fica apenas em contato com a água, sem nenhum escape. Isso resulta num café mais encorpado e viscoso. 

Além de afetar o corpo da bebida, a Clever também entrega um café com uma doçura muito equilibrada. Com isso, a cafeteira promete clareza nas notas sensoriais do café de qualidade, facilitando a identificação de cada uma delas. 

Se você ainda não sabe identificar as notas sensoriais do café, aprenda aqui.

como utilizar a Clever

O primeiro passo é escaldar o filtro de papel para preparar o café. Depois, é só escolher a moagem que mais te agrada. Nós utilizamos 30g de café em pó, numa moagem média-grossa, para 400ml de água. Se puder, opte sempre por moer o café na hora do preparo. Isso faz toda a diferença!

Adicione a água de uma vez só à cafeteira, tampe e aguarde 2 minutos. Após esse tempo, é necessário mexer o café para quebrar a crosta que se forma na parte superior da cafeteira e garantir que a água passe por todo o pó de café. 

Depois de mexer, aguarde mais 1 minuto e meio. Mas atenção: o tempo total de infusão do café não deve ultrapassar 3 minutos e meio, para que não haja super-extração

O último passo é simples: posicionar a cafeteira e acionar a válvula, para liberar o café.

na xícara

Para fazer o teste, usamos o café Malibu, da assinatura da coffee&joy. Ele é um café frutado, com sabor equilibrado com leve notas de uva rosa, coco e frutas tropicais. Possui acidez equilibrada, o corpo é denso e a finalização é refrescante. Possui 85 pontos no protocolo SCA.

A primeira característica notável do café preparado na Clever é a xícara bem limpa. Isso porque a cafeteira utiliza filtro de papel, que impede que os resquícios sejam transferidos no final. 

A finalização não é tão longa, mas ainda assim é prazerosa.  Em relação à doçura e à acidez, a Clever equilibra-as muito bem.

É uma ótima opção para quem gosta de se aventurar e experimentar as variedades que o café trás. Como as variáveis são flexíveis e controláveis – tipo de moagem, quantidade e temperatura da água, por exemplo -,  é possível ter vários resultados diferentes com o mesmo café.

Se a curiosidade bateu e você ainda não tem uma Clever, adquira a sua agora mesmo e… enjoy!

Comprar cafés especiais