O Shakerato é uma bebida à base de café espresso e gelo. A receita surgiu na Itália e é uma ótima escolha quando o assunto é se refrescar no calor. Fizemos a nossa versão do Shakerato, é muito fácil de preparar e super refrescante.

Assista ao vídeo ou continue lendo para preparar um Shakerato em casa:

 

Aqui o café é um companheiro de todos os momentos, inclusive no calor. Bastou o clima esquentar um pouquinho para iniciamos a busca por versões geladas do nosso café do dia a dia. E foi aí que encontramos o Shakerato. Ele é um drink cafeinado criado na Itália e é uma ótima opção para quem não abre mão do café de jeito nenhum! 

Originalmente, o Shakerato é feito usando café espresso, gelo e açúcar, mas é possível encontrar receitas que levam outros ingredientes e fogem do tradicional. O nome vem literalmente de shake – ou mexer. Aqui o grande segredo está em chacoalhar o drink o suficiente para que ele crie uma espuma e textura cremosa, para refrescar e vir com uma explosão de sabor. 

Aqui o segredo da receita é escolher um café que tenha um corpo mais denso e cremoso, já que vamos colocar gelo junto. Por isso, escolhemos o café Talismã da assinatura coffee&joy. Ele harmonizou muito bem com ingredientes usados e ainda trouxe potência à mistura. O Talismã é doce e tem notas acentuadas de chocolate ao leite, macadâmia, tamara, maçã madura e lima. O café pode ser feito em uma máquina de espresso caseira ou cafeteira italiana, mas fique a vontade para usar a forma de preparo que está habituado. Ah, e lembre-se de preparar um café mais intenso.

Aqui estão algumas Dicas para Fazer Café Especial bem Intenso em Casa – Saiba como Chegar o Mais Próximo do Espresso de Cafeteria

>>Conheça outros drinks com café que preparamos<<

Confira a lista de ingredientes abaixo e aproveite o calor para se refrescar!

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 5 minutos

Shakerato 

Ingredientes:

– 5 a 6 pedras de gelo

– 1 colher de sopa  de açúcar

– 60ml café intenso coffee&joy

– coqueteleira ou mixer ou liquidificador ou um potinho com tampa


Modo de preparo:

Em cafeterias, o café espresso é usado por conta do preparo rápido e intensidade de sabores, mas uma cafeteira italiana (que faz um café mais intenso) pode substituir perfeitamente, ou então, qualquer outra  forma de preparo que tiver em mãos. Aqui, utilizamos 2 colheres de sopa de pó de café (26 a 30g) para cada 1 copo americano de água (130ml) na mokinha. Mas também dá para fazer o mesmo no filtro de papel e de pano. Veja dicas de como preparar o seu café em casa.

Em uma coqueteleira ou pote com tampa, coloque o gelo, o açúcar e o café pronto. Feche bem a coqueteleira e agite de forma firme e constante (frente para trás) até gelar a mistura. Bater a mistura na coqueteleira vai adicionar cremosidade ao drink e resfriar o café, o gelo serve como um aerador e cria uma textura mais cremosa ao drink.

Separe o gelo do líquido e sirva o drink em um copo baixo ou taça gelada. Para tanto, é só colocar no congelador ou passar uma pedra de gelo antes de colocar o drink. 

Algumas raspas de limão para decorar vão bem, mas é totalmente opcional.

Enjoy!


Deu vontade de provar o drink, né? Que tal preparar um em casa e ainda faturar cafeínas? Basta tirar uma foto bem bonita e marcar a @coffee_and_joy nas redes sociais!

Comprar cafés especiais