Recebemos constantemente essas dúvidas por aqui: qual o melhor jeito de guardar café e mantê-lo fresco? Pode colocar na geladeira? E depois de pronto? Quanto tempo ele pode ficar na garrafa térmica?

Gravamos um vídeo com todas essas respostas, mas, se preferir, continue lendo o post.

Café é um alimento extremamente aromático e que passa por muitas transformações em toda a sua etapa de produção até chegar na xícara. A hora de armazenar em casa é muito importante para garantir que, quando for tomar, ele estará no melhor potencial possível.

Principalmente para quem consome café de qualidade, é muito importante ter alguns cuidados na hora de guardá-los. Afinal, de que adianta ter um café extremamente saboroso em mãos e deixar com que uma má armazenagem prejudique o sabor dele?

Foi pensando nisso, que desenvolvemos as embalagens aqui da coffee&joy da melhor forma possível: ela tem zíper, válvula para o café liberar gás (já que a torra é muito fresca), é laminada por dentro, entre outros. Se você é assinante, não precisa se preocupar. É só manter o café dentro da embalagem, fechá-la bem, e mantê-la longe da luz em um lugar seco e fresco, que você não terá problemas de armazenagem. Mas caso você não receba ainda nossos cafés, continue lendo para descobrir como armazenar corretamente o seu café.

Premissas da Armazenagem do Café

A premissa básica para entender como guardar café é saber que café não gosta de ar, de luz e muito menos de oscilação de temperatura. A mudança de temperatura, principalmente no caso dos cafés especiais, não é nada atrativa. Não faz bem para o café. Por isso, não é recomendável manter a embalagem na geladeira, por exemplo. O melhor lugar para guardar o café precisa ser arejado, longe da luz e do oxigênio. Isso porque o café oxida e vai perdendo suas características. Enquanto ele estiver “aberto” e recebendo luz, ele vai se oxidando e perdendo seu potencial de sabor.

Quando o café é exposto ao calor e ao oxigênio, ele envelhece mais rápido. Não quer dizer que o café vai estragar e que vai ser impossível consumi-lo, mas sim que ele não vai ser tão fresco. 

Pode Guardar Café na Geladeira?

Devido ao processo de torra que os grãos dos cafés especiais são submetidos, que é extremamente delicado e técnico, a temperatura também é uma variante que pode afetar o café. O congelador e a geladeira, por exemplo, além de serem úmidos, também possuem outros alimentos, o que prejudica o café. Ele é uma fruta que, se mal armazenada, absorve as características do ambiente e do que o compõe e, por isso, não é legal expor o café à oscilação de temperatura. Ou seja, nada de guardar o café em potes na geladeira e nem mesmo na embalagem!

Mas e congelar o café? Se você for viajar e o estoque de café estiver muito alto, sendo congelar realmente a última opção, tudo bem. Mas ainda assim não é o mais indicado para quem procura ter o melhor potencial do café. Opte por comprar café de acordo com o seu consumo para evitar que um estoque seja formado e garantir que a torra do seu café seja recente. Fazendo isso, você assegura também todo o potencial de sabor da fruta.

Como Guardar Cafés Fora da Embalagem

Os potes e latas são boas opções, desde que bem vedados e escuros. Se o pote for transparente, não dá para armazenar o café! Isso porque ele não vai estar protegido da luz e do calor. E, caso você vá utilizar um dos dois, é importante não colocar o café diretamente no recipiente. Feche bem a embalagem e guarde a embalagem dentro do pote ou da lata.

E depois que passamos o café, até quanto tempo ele fica bom pra beber?

O ideal é consumir o café até 20 minutos depois de preparado. Mas claro que entendemos que na correria do dia-a-dia, pode ser impossível isso acontecer. Tente consumir o café em até no máximo 1 hora após o preparo.

LEMBRE-SE: café feito no dia precisa ser consumido no dia. Nada de preparar o café na segunda-feira e bebe-lo na terça, pois o café mesmo depois de preparado também perde potencial de aroma e sabor.

A garrafa térmica mantém o café quente e é uma aliada no dia a dia. Mas é preciso tomar alguns cuidados para manter a qualidade do café, como limpar a garrafa com água quente antes de colocar o café recém preparado e, semanalmente, realizar uma limpeza mais profunda, com detergente neutro e bicarbonato de sódio. Confira aqui como fazer café para muita gente e os cuidados da limpeza perfeita da garrafa térmica.

Uma dica extra para não desperdiçar café é fazer cold brew, que é um café infusionado a frio, que não utiliza altas temperaturas e, por isso, não oxida rápido e dá para guardar por um tempo na geladeira. Confira aqui como fazer um cold brew em casa. 

Mas se o cold brew não agrada o seu paladar, existe outra opção: congelar o café em forminhas de gelo e utilizá-lo no preparo de drinks posteriormente! Mas atenção: neste caso, estamos falando do café já preparado! Confira aqui diversos drinks com gelo de café.

Comprar cafés especiais