O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Somos o segundo maior mercado consumidor de café do planeta terra, ficando atrás apenas do Estados Unidos. O trabalho envolvido em toda a cadeia de produção do café é muito grande. Café é uma cultura perene e sua colheita acontece uma vez por ano. Ou seja, é preciso ter um cuidado enorme durante o ano todo para que o fruto se desenvolva corretamente e as pragas não prejudiquem a colheita. Mais do que isso, é necessário ter todo um cuidado durante o processo de pós-colheita, de análise sensorial, de torra, de embalar e de entrega ao consumidor. Sabe aquele sabor inigualável que você sente ao tomar uma xícara de café especial? Então, não é por acaso que você está sentindo toda a explosão de sabores que está presente ali.

Por isso, nós aqui do Coffee & Joy gravamos um vídeo para mostrar para todos vocês o que nós levamos em conta na hora de selecionar um café.

 

Seleção do Café

O café é um alimento e ele passa por diversas etapas antes de chegar na sua casa. Por isso, nós fazemos questão de conhecer quem é o produtor responsável por cada café que escolhemos para entrar no nosso menu. Mais do que isso, acreditamos ser essencial conhecer todo o processo realizado pelo produtor para garantir que o café produzido será de excelente qualidade. Buscamos entender como é o relacionamento do produtor com os colaboradores que trabalham com ele. Mesmo em propriedades pequenas, o produtor precisa de auxílio na hora de realizar sua colheita. Por isso, acompanhamos a forma como ele se relaciona com essas pessoas que estão trabalhando em conjunto com ele.

Ainda, durante nossa visita também caminhamos pela lavoura para entender o manejo que o produtor realiza lá. Como ele acompanha a maturação dos frutos e como ele decide a hora de iniciar sua colheita. Também avaliamos os processos que são adotados para serem seguidos no pós-colheita, já que essa etapa é fundamental para obter um café de excelente qualidade. É durante o processo de pós colheita que o produtor irá garantir que o café não sofra fermentações indesejadas.

Buscamos também entender como o produtor trata a questão da sustentabilidade dentro da sua propriedade. Além disso, buscamos compreender como é a parte social ali dentro da fazenda. O produtor precisa se preocupar e trabalhar em harmonia com tudo isso, tão bem quanto trabalha o café em si. Isso faz toda a diferença no café que será produzido. Mais do que isso,  procuramos entender quais são os planos do produtor a longo prazo. Todos esse pontos em conjunto farão diferença na maneira como o café será cuidado e influenciará diretamente no resultado final.

Seleção cafés C&J 2018/2019

Análise Sensorial do Café

Todos os cafés passam por uma análise sensorial rigorosa para garantir que a bebida está de acordo com o que esperamos levar para nossos clientes. Nós trabalhamos somente com cafés especiais. Por isso, avaliamos diferentes atributos do café, por exemplo, é avaliada a doçura, acidez, o corpo, a finalização, entre outros. Produzimos um artigo completo falando tudo sobre o que é café especial e quais são os atributos avaliados. Para acessar é só clicar aqui.

Essa análise sensorial é realizada por três provadores profissionais. Cada um avalia o café e expressa a sua opinião sobre a bebida. Só depois de passar por esses três provadores é que o café será ou não selecionado para entrar no nosso menu. Assim, teremos diferentes opiniões de profissionais que dedicam a sua vida para entender as nuances que podem ser encontradas nos cafés especiais.

Análise sensorial dos Cafés C&J (cupping)

Torra do Café

Depois de passar por todo o processo de análise sensorial, o café precisa ser torrado. Para todos os cafés que selecionamos, nós desenvolvemos pelo menos três perfis de torra diferentes para cada um. Todos os perfis de torra são provados e avaliados. É escolhido o perfil que mais ressalta as características naturais que estamos buscamos explorar no café.

Ou seja, a etapa de torração é fundamental para a obtenção de um produto final de altíssima qualidade. É nessa etapa que ocorrem as principais alterações físicas e químicas que produzirão os compostos responsáveis pela cor, sabor e aroma da bebida. Por isso, trabalhamos com profissionais que estão aptos a realizarem todo o trabalho com o conhecimento necessário para garantir um processo de torração muito bem executado.

Para saber sobre como executamos todo nosso processo de torra é só acessar esse link aqui.

Provas de perfis de torra diferentes.

Todos os passos descritos anteriormente precisam ser executados com maestria para garantir um café excelente. Ainda, mostramos as histórias de vida de cada produtor que possui café no nosso menu. Fazemos questão de mostrar através de vídeos quem é o produtor responsável pelo café que estamos oferecendo. Acreditamos ser importantíssimo conhecer a pessoa responsável por produzir o alimento que consumimos.

Então, quando você tomar um gole do café que oferecemos, você não estará degustando somente um café especial de altíssima qualidade. Você também estará apreciando o trabalho de uma família que deu duro durante um ano inteiro para produzir um café diferenciado, que foi escolhido com muito cuidado e trabalhado com muita ciência e carinho. Para só depois de todo esse trabalho, ele poder ser entregue para você! Então, aproveite seu café!

>> Quer receber cafés incríveis na sua casa ? Conheça o Universo do Coffee & Joy <<

Comprar cafés especiais