Todo mundo gosta de ter um utensílio especial para os momentos do cotidiano. A prensa francesa é um desses utensílio que trazem mais charme e mais elegância durante o seu momento café. Durante o café da manhã, na mesa do café da tarde ou até mesmo depois de um jantar, a prensa é simples e prática para preparar o seu café. Mais do que isso, a curiosidade que envolve a maneira como o café é feito faz com que todo mundo tenha um novo assunto para conversar enquanto o café está sendo preparado. Ou seja, além de ser um utensílio que prepara um café delicioso, também é um utensílio que envolve todos que estão a sua volta.

Por isso, nós do Coffee & Joy resolvemos gravar um vídeo explicando como preparar um café com muito estilo utilizando a prensa francesa.

 

A Prensa

A prensa francesa é um utensílio de preparar café bastante antigo. Ela possui diversas patentes com diferentes nomes e origens. A primeira versão da prensa francesa foi patenteada em 1852, pelos franceses French Mayer e Delforge. Nessa versão, já existia a ideia de utilizar o recipiente cilíndrico para colocar o café e água e a haste com o filtro conectado na ponta. Para separar o café da água bastava abaixar a haste com o filtro.

Entretanto, o modelo mais parecido com o que utilizamos hoje foi patenteado em 1929 pelos italianos Attilio Calimano e Giulio Moneta. Por ser o modelo mais parecido com o que utilizamos nos dias de hoje, é atribuído a eles a invenção da prensa francesa.

Já a versão com design mais popular foi patenteada pelo suíço Faliero Bondanini em 1958. Essa versão também foi a responsável por tornar a prensa francesa conhecida globalmente. Ainda, acredita-se que a alta popularidade dessa versão na França foi o que ocasionou o nome de prensa francesa.

Enfim, o importante é que a prensa francesa é uma ótima maneira para preparar café. Prática e elegante, traz um charme e tanto para o momento café.

Em seguida, vamos aprender como preparar um café utilizando a prensa francesa:

Preparando o Seu Café

O café preparado pela prensa francesa tende a ser bastante encorpado e com boa textura. Mais do que isso, ela tende a deixar em evidência todas as características do café. O filtro de metal utilizado no êmbolo não retém os óleos do café, trazendo a tona tudo o que o café tem para nos oferecer. Então, é preciso tomar alguns cuidados para extrair o máximo da prensa francesa. Em seguida, é detalhado mais sobre a água, o café, a proporção e a pré-infusão.

Água

É importante utilizar água filtrada ou mineral. Evite água com gosto excessivo de cloro, pois isso irá influenciar de maneira negativa no seu café. Outro ponto importante, você pode ferver a água. Entretanto, retire a água do fogo assim que ela entrar em ebulição. Se você deixar a água fervendo por muito tempo os sais minerais existentes ali ficarão mais concentrados. Esses sais minerais concentrados irão influenciar negativamente na sua bebida.

Café

É essencial utilizar café de qualidade. A prensa francesa não fará nenhum milagre. Ou seja, se você optar por utilizar um café de qualidade inferior, a sua bebida irá refletir a qualidade do café utilizado. Por isso, opte por cafés especiais e com torra recente. Ainda, a moagem utilizada para preparar o café na prensa é grossa. 

Proporção

A proporção entre café e água varia de acordo com o gosto pessoal de cada um. Um proporção inicial, que tende a agradar a maioria dos paladares, é utilizar 10 gramas de café para cada 100ml de água. Você pode se aventurar também, se gostar de um café mais concentrado é só utilizar uma quantidade maior de pó de café.

Pré-Infusão

A pré-infusão é um passo importante. Ela tem como objetivo hidratar as partículas do café moído, já que cada uma terá um tempo de absorção diferente. Como resultado, o café irá liberar todos os seus aromas e sabores. Depois de hidratar o pó de café, aguarde 30 segundos para passar para a etapa de infusão.

Infusão

Complete com o restante da água. Aguarde entre três e quatro minutos para descer o êmbolo da prensa francesa.

Degustando o Seu Café

Pronto. Agora é só degustar o seu café. A prensa francesa tende a produzir um café que traz um pouco mais de resquício de pó na boca. Para minimizar isso é só você aguardar um pouco antes de tomar o seu café, dessa maneira o pó de café irá decantar e você poderá tomar o seu café sem sentir tanto a presença desses pequenos fragmentos de café.

A prensa francesa é um utensílio bastante interessante para quem gosta de tomar um excelente café. Possui diversos tamanhos, assim você consegue preparar a dose perfeita para você. E café, quando compartilhado, fica melhor! Então, não deixe de chamar seus amigos para degustarem junto com você!

>> Ainda não é assinante? Acesse aqui para descobrir um universo completamente diferente para mudar a sua forma de tomar cafés! Descubra o Coffee & Joy <<

Comprar cafés especiais