Como transformar o café na estrela do seu almoço com os amigos
Você já imaginou misturar um café especial com uma torta? E cozinhar um macarrão cremoso sob os olhares atentos de uma apresentadora cheia de perguntas nada convencionais? Pois é. Isso aconteceu. E a coffee&joy estava lá, firme e forte, segurando a xícara e o bom humor.
No primeiro episódio do Sachê Chef, a Camila, a mestre de cerimônias, empreendedora, cozinheira e piadista nas horas vagas, recebe o Ricardo, corajoso candidato a conquistar o temido (e desejado) bottom do programa. A missão? Fazer comida gostosa, passar um café especial e convencer os fãs do café extra forte com açúcar que existe vida além do amargor. Assista o vídeo ou continue lendo.
Café especial é papo sério
Enquanto o café coava lindamente, rolava uma conversa cheia de confissões, música, piadas sem sentido e até a pergunta mais filosófica do universo: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Tudo isso temperado com dicas de preparo e um café de respeito, claro.
Se você ainda toma café como quem toma remédio, vem cá: experimentar um café especial uma vez na vida pode mudar tudo. Pra tornar sua vida mais fácil, criamos alguns kits degustação lá na nossa loja que vão fazer você entender o porquê tanta gente ama café.
Pra quem não dispensa café nem na sobremesa, vamos com a tal da Torta Divina.
Depois do café passado, Camila colocou o avental e o carisma pra jogo e foi preparar sua sobremesa preferida do momento: a Torta Divina: que leva café (coffee&joy, é claro), biscoito, doce de leite, laranja e talvez uma trilha sonora que o YouTube barraria por direitos autorais.
A receita é simples, mas o sabor é como um abraço de vó que tomou uma dose dupla de espresso.
Os ingredientes da torta com café mais fácil que você vai fazer na sua vida:
400g de doce de leite cremoso;
200g de creme de leite (o de caixinha mesmo)
1 pacote de biscoito maizena de chocolate ou o comum mesmo;
100ml de café coado (utilizamos o Relicário da coffee&joy);
Raspas de laranja;
Chocolate ou cacau em pó.
Preparo:
Misture o doce de leite e o creme de leite até ficar homogêneo. Tipo uma ganache só que de doce de leite. Coloque uma parte no fundo de uma travessa e reserve o restante.
Em um recipiente mais plano, coloque o café e molhe os biscoitos e distribua na forma por cima da ganache de doce de leite. Coloque mais ganache por cima e repita o processo.
Pra finalizar, polvilhe chocolate em pó por cima e as raspas de laranja, que vai dar um toque aromático maravilhoso na receita.
Leve na geladeira por pelo menos 2h e pronto. Uma das receitas com café mais gostosas e fáceis de fazer que você vai ver por aí.
Enquanto a torta está na geladeira, vamos com o tal do macarrão cremoso com Sachê!
Na segunda parte, foi a vez do Ricardo colocar a mão na massa, literalmente. Inspirado por Ana Maria Braga (mas com menos louro e mais bacon), ele preparou um macarrão cremoso com Sachê de tempero, que fez até a equipe sair de trás das câmeras pra provar.
Tinha panela quente, queijo derretido e até uma performance estilo rapper. Porque sim, cozinhar pode (e deve) ser divertido.
Anota aí os ingredientes:
Azeite de oliva (o quanto seu coração mandar);
200g de bacon em cubos (pra quem gosta, dispensa comentários);
400g de macarrão (utilizamos o farfalle, vulgo gravatinha);
1 caixinha de creme de leite;
½ pacote de Sachê No 1 (mas fica ótimo com o 2 e o 3)
Queijo Parmesão (já sabe, né? A medida é o bom senso, ou a falta dele)
Preparo:
Em uma panela junte o azeite o bacon e refogue bem até ficar dourado, acrescente o Sachê e refogue por 1 minuto. Acrescente o creme de leite, cozinhe por mais um minuto e reserve.
Cozinhe o macarrão na água salgada (salgada tipo água do mar) e retire 1 minuto antes do tempo final de cozimento.
Volte a panela com o molho para o fogo alto, adicione o macarrão direto na panela com um pouquinho da água do cozimento e cozinhe por mais 1 minutinho e desligue o fogo.
Nessa hora você pode, se quiser, adicionar um pouco do parmesão e misturar bem.
Agora é só empratar, finalizar com mais parmesão ralado e prontinho! Receita incrível, super saborosa e sem sujar um monte de panelas.
Ritual, risadas e uma pitada bom humor
No fim, teve ritual do sachê, pose pra foto, perguntas aleatórias e o tão esperado bottom sendo entregue com pompa, prato cheio e um sonoro “Você mandou bem, Chef!”.
Se você ainda acha que café é só pro café da manhã, tá na hora de expandir seus horizontes e seu repertório na cozinha. Quem sabe no próximo almoço de domingo você não prepara uma torta divina e um macarrão cremoso digno de aplausos? E claro, um café gostoso de verdade pra fechar com chave de ouro.
Quer ter cafés de verdade com torra fresca e mimos pra lá de especiais todos os meses? Simule sua assinatura e venha fazer parte da comunidade dos apaixonados por café.