As cafeteiras elétricas são muito práticas para quem quer sua dose de cafeína num clique. Não é segredo que aqui gostamos de descomplicar as coisas, então reunimos três dicas para potencializar a sua cafeteira elétrica e melhorar, ainda mais, o seu café! Continue lendo ou assista o vídeo para aprender.

Hoje em dia, existem vários modelos cafeteiras diferentes no mercado. Encontramos das mais simples às mais robustas; cafeteiras que moem o café na hora, que tocam música, que tem programador pra fazer café automática, entre outros. Mas a grande questão é: o café fica bom?

a cafeteira

Para esse teste, utilizamos uma cafeteira mais básica, mas que cumpre muito bem o seu papel: a CP15 Inox da Britânia. O funcionamento é muito parecido para todas:

  • Ela conta com uma jarra de vidro com capacidade para armazenar 500ml de café;
  • Um filtro de plástico;
  • Um pequeno medidor;
  • Um coador.

A água é adicionada na região traseira da cafeteira e ela possui apenas um botão de liga/desliga.

fazendo café

Aqui vai a primeira dica: a cafeteira por si só não faz milagre. Para se ter um bom café, é preciso usar um café de qualidade. O café especial passa por vários processos, desde a fazenda até a xícara, para garantir a qualidade dos grãos – ao contrário dos cafés tradicionais que são torrados excessivamente sem um controle rigoroso de qualidade. Escolha um café de qualidade que a sua bebida terá outro sabor.

Conheça os cafés especiais coffee&joy.

Use a moagem certa. Os filtros das cafeteiras elétricas normalmente são de plástico com uma rede bem fininha. Portanto, a moagem precisa ser de média para a grossa. Se a moagem estiver fina demais, a cafeteira pode levar mais tempo pra passar o café, resultando em uma super extração e amargor forte na xícara.

Fique de olho na proporção. Usamos 50g de café para 500ml de água. A receita é bem maleável, você pode brincar e utilizar a que mais te agrada – um café mais diluído (menos pó) ou um café mais encorpado (mais pó).

Se puder, moa o café na hora. Se você não tem um moedor em casa, não se preocupe. Procure por cafés de torra recente, assim como na assinatura coffee&joy, onde seu café é moído momentos antes de ser embalado e enviado.

Faça uma montanha. Na hora de adicionar o pó de café na cafeteira, ao invés de deixar ele plano, deposite de forma que o pó de café faça uma montanha. Isso é porque os buraquinhos por onde a água passa estão concentrados no meio do recipiente. Deixando o café reto, como uma cama, pode ser que a água não passe por todo o pó de café. A montanha ajuda na dispersão da água por todo pó, homogeneizando a extração.

Mexa durante o preparo. Só posicionar o café em formato de montanha não garante uma extração mais uniforme. Indicamos desligar a cafeteira no meio do processo e misturar o pó de café, concentrando ele mais para o centro (onde a água cai).

mas cadê a praticidade?

O intuito da cafeteira elétrica é “apertar um botão” e pronto. Então se você não quiser interromper a extração para mexer o café, opte por não utilizar a capacidade máxima da cafeteira e posicione o pó de café no formato de montanha.

Fazendo isso, terá menos café para a água passar lembrando que ela tem só uma direção central, diferente de fazer café coado que podemos direcionar a água e garantir uma bebida homogênea. Use a capacidade pela metade e coloque o café em formato de montanha. 

o café

Por causa do filtro de plástico, na xícara, temos um café mais encorpado. Ele fica bem parecido com o café na Prensa Francesa, com mais óleos, justamente pelo filtro de plástico e pelo café não encontrar tanta barreira quanto no filtro de papel, por exemplo.

Por fim, uma dica bônus: limpeza! É muito importante não deixar o pó de café secar no recipiente e limpar muito bem após o uso. Lave os acessórios com detergente neutro e uma esponja macia. Também é importante passar uma água corrente no sistema de extração da cafeteira. Depois dos acessórios limpos, ligue a cafeteira sem pó de café para que a água limpe os dutos por onde o café passa.

Veja como preparar café na Prensa Francesa.

Comprar cafés especiais