Você já ouviu falar do Cone Coffee? É um método de preparar café que fez sucesso em 2019. O Cone Coffee é inovador e prático, bem parecido com o antigo – e afetuoso – coador de pano. Continue lendo ou assista o vídeo para conhecer um pouco mais sobre ele e descobrir se o Cone Coffee vale a pena ou não!

sobre o Cone Coffee

O Cone Coffee é um método brasileiro de preparar café, que teve seu auge em meados de 2019. A ideia do Cone Coffee é fazer um café somente com um filtro de papel, sem nenhuma outra intervenção. Ele é muito parecido com o clássico coador de pano, a estrutura é idêntica e não é somente uma coincidência.

material

O Cone Coffee é composto pelo aro e pela estrutura onde o filtro e o aro se encaixam – que é onde ele se assemelha ao coador de pano. O aro é feito de alumínio e o corpo do Cone Coffee é feito de aço, com uma pintura eletrostática – o que dificulta que a tintura descasque com o tempo.

utilização

A utilização é bem fácil. Basta retirar o aro, inserir o filtro de papel e encaixar o aro novamente. Como o filtro fica solto, sem suporte e sem encostar em nada, a ideia é que a água consiga correr melhor entre o pó de café, oferecendo um maior controle da extração.

fazendo café

Antes de qualquer coisa, sempre indicamos escaldar o filtro e os equipamentos com água quente – independente do método de preparo. Esse procedimento é quase uma lei e serve, basicamente, para tirar as impurezas do papel e evitar que haja influência de outros fatores no resultado final da bebida. 

Opte por moer o café na hora de prepará-lo, se for possível. Caso não seja, escolha cafés de qualidade e com origem especificada. Na coffee&joy, o café é moído no momento do embalo.

Vale ressaltar que, como a extração do Cone Coffee é mais rápida, a acidez será acentuada – que é exatamente a proposta do Cone Coffee. Por isso, é importante se atentar ao tempo total de extração: no mínimo 2 minutos e 30 segundos e no máximo 3 minutos e 3o segundos. 

pré-infusão

Os primeiros 30 segundos devem ser destinados à pré-infusão. Ela serve para “acordar o café” e garantir que ele ofereça todo o seu potencial de aroma e sabor. Basta adicionar água até cobrir o café e aguardar 30 segundos. Depois, é só ir adicionando a água – aos poucos e em movimentos circulares, sem ultrapassar o tempo máximo (3min e 30s). Isso é importante porque, se o tempo for menor que o necessário, o café fica sub extraído. Se o tempo for maior que o necessário, pode extrair demais e trazer amargor à bebida. 

Nós utilizamos o café Mel Brasil, da assinatura coffee&joy. É um café exótico e bem frutado, com notas de maçã, melão, morango, mel e manga. A proporção que utilizamos foi 16g (uma colher de sopa e meia de café) para 200ml de água.

Entenda mais sobre as variáveis do café.

resultado e considerações

O Cone Coffee é interessante por ser extremamente prático – não faz bagunça nenhuma durante o preparo do café, basta apenas descartar o filtro – e rápido. A proposta dele é realmente fazer pouco café, uma ou duas xícaras no máximo. O resultado é um café com corpo e doçura claros, como em todos os métodos de preparo filtrados, mas com um toque a mais de acidez. 

Independente do método de preparo, a dica é escolher sempre cafés de qualidade. Simule sua assinatura coffee&joy e receba cafés frescos e de qualidade no conforto de casa.

Comprar cafés especiais