Novo método de preparo, café moído e água quente. Tudo em mãos pra testar o mais novo conjunto de café da Pressca. Será que vale a pena? Qual a diferença para os coadores normais? Continue lendo ou assista o vídeo para descobrir.

A Pressca é uma marca brasileira que desenvolve vários utensílios para quem ama café. Recentemente, lançaram o mais novo método de fazer café: o Fluire. A Pressca tem essa proposta de fazer coisas que são úteis e práticas para o dia a dia. Eles usam um plástico bem resistente, livre de BPA, e que dura por muito tempo.  

unboxing

O Fluire vem com um pacote de filtros cônico, um decanter de vidro e um suporte cônico para o filtro que é o grande diferencial.

O porta filtro de aço inox parece bem resistente. Outro componente que chama atenção é o decanter de vidro. Ele tem um bico vertedor e uma alça de plástico para dar mais conforto térmico. Na alça também tem uma pequena aba para “escorar” o dedo, pra que você não precise fazer força quando o interior estiver com algum líquido. 

o Fluire

Os métodos cônicos ajudam muito no fluxo da água, pois fazem com que a extração do café aconteça mais rápido. O suporte do coador é vasado só com arames que estruturam o filtro de papel. Isso ajuda com que haja menos áreas de contato com o filtro para uma extração mais rápida, que possibilita controlar o fluxo da água.

Isso ajuda a realçar algumas características do café, como a acidez.

*A extração precisa de tempo e de água, e quando a extração começa a primeira coisa que é extraída no café é a acidez. Então, esses métodos onde as paredes não tem contato com o filtro, tem formato cônico e não segura o café por muito tempo no filtro, tendem a extrair mais a acidez do café. 

fazendo o café 

Por isso, vamos testar o café Utrópico da assinatura coffee&joy. A ideia é realçar e sentir na xícara todas as notas naturais que ele tem; um café com acidez elevada de natureza. O Utrópico é um café exótico com notas de nibs de cacau, hibisco, abacaxi, hortelã, pimenta rosa e maçã verde.

O primeiro passo, independente do método, é lavar tudo com água quente, principalmente o filtro. Aqui, a gente retira todo e qualquer resquício de pó, pedacinhos de papel, o próprio gosto do papel, entre outras coisas.   

Nós utilizamos 20g de café para 300ml de água. O procedimento é o mesmo: pré-infusão de 30s para acordar o café e depois é só depositar o restante da água, devagar e em movimentos circulares, durante 3 minutos. 

Este método de preparo lembra uma ampulheta. É uma boa sensação ver o café sendo extraído e o decanter de vidro dá a impressão que a hora de tomar café está chegando.

Quando o café começar a gotejar, próximo dos 3 minutos de extração, você já pode retirar o porta filtro. Aconselhamos dar uma leve balançada no café, para homogeneizar tudo que foi extraído ali.

na xícara

A Fluire entrega o mesmo café que os outros métodos cônicos prometem; fluxo de água elevado e acidez realçada. Se você gosta de ressaltar a acidez e quer um método charmoso e prático, o Fluire é uma boa pedida. 

Veja reviews de outros métodos aqui.

Comprar cafés especiais