Dalgona Coffee: Receita de Café Cremoso com Café Especial coffee&joy, sem usar Café Solúvel

Publicado em Tags , ,

O Dalgona Coffee é uma bebida sul coreana que ganhou destaque mundial no último ano, se popularizou através de redes sociais como TikTok e Instagram. A receita original é feita a partir da mistura de café solúvel com água quente e açúcar batidos até formarem um creme. Esse creme é colocado sobre o leite gelado ou quente. Seu nome deriva de um doce coreano chamado Dalgona, por sua semelhança de sabor e aparência.

Veja o vídeo completo de como fazer o Dalgona Coffee sem utilizar café solúvel. Para a receita completa, continue lendo o post.

 

Inicialmente, as primeiras versões caseiras do drink foram ganhando destaque em canais do YouTube e depois foram parar no aplicativo Tiktok. Lá, a receita se transformou em um viral, com o desafio da hashtag #dalgonachallenge e por aí foi ganhando vários vídeos do  seu preparo e com versões diferentes.

A bebida se destaca pela facilidade no preparo e a utilização de poucos ingredientes, além do resultado final ficar muito saboroso e incrível nas fotos.O Dalgona Coffee já conta com muitas variações de sabores, como o acréscimo de baunilha, caramelo, creme de avelã e também substituições do café por Matcha e chocolate em pó.

Agora chegou a vez da coffee&joy te ajudar a fazer o Dalgona Coffee na sua casa, dessa vez, sem o café solúvel. A mesma cremosidade do original, mas com muito mais sabor, pois utiliza café de qualidade e feito na hora!

Vamos lá?Ingredientes:

  • 50g (5 colheres de sopa cheias) de café coffee&joy
  • 100 ml de água
  • 15g (1 colher de copa) de açúcar (opcional)
  • 1/2 caixinha de chantilly (deixe o chantilly na geladeira por 12 horas ou no congelador por 3 horas antes de utilizar)
  • 100 ml de leite quente

Modo de preparo:

Obs: Se preferir, pode utilizar outras formas de preparar o café em casa mais intenso, como na cafeteira italiana ou máquina de espresso. O importante é que o café fique bastante intenso e concentrado.

>> Veja aqui opções de cafés especiais para usar no seu Dalgona Coffee <<

  • Bata o chantilly gelado até ficar firme, por volta de 3 minutos na batedeira. Também é possível utilizar um fuê (batedor manual) no processo, a diferença é que o tempo para o chantilly ficar no ponto será maior.
  • Após bater o chantilly, adicione o açúcar.  
  • Adicione uma parte do café pronto no chantilly aos poucos (cerca de 30 ml), misturando até tudo ficar homogêneo. Adicione a quantidade suficiente para ficar com o gosto de café e atingir a consistência que quiser. Lembre-se, quanto mais café colocar, mais líquido fica o creme.
  • Aqueça o leite no microondas ou forno, sem deixar ele ferver. Bata ele com uma cremeira, com mixer ou potinho para que fique bem cremoso. Aqui tem um vídeo completo mostrando como espumar o leite e deixar ele bem cremoso.
  • Em um copo, coloque o leite cremoso até dois dedos da borda do copo. Adicione o resto do café bem devagar, para que dê o efeito de duas cores. Por fim, adicione o chantily com café por cima.
  • Antes de tomar misture o creme com leite usando uma colher ou canudo.

Obs: Dá para fazer gelado também! Neste caso, substitua por leite gelado e adicione pedras de gelo! Fica uma delícia.

Enjoy!

Fez em casa? Compartilhe com a gente usando a #dalgonacoffeeandjoy 🙂