O coador de pano é um método um pouco esquecido no mundo dos cafés especiais, mas é uma forma de fazer café que praticamente todo brasileiro conhece. A memória afetiva que circula o coador de pano é inegável. Quem não se lembra da vovó passando um café de manhãzinha, utilizando ele? Mas a grande questão é: será que realmente fazer café especial no coador de pano fica ruim?

O principal motivo do esquecimento do filtro de pano nos cafés especiais se dá porque geralmente as pessoas têm a visão daquele coador velho, usado, de muito tempo e que pode alterar o sabor do café. E isso não é mentira! Mas com os cuidados certos, ele pode resultar num café bem encorpado e gostoso. Sem contar que ele é extremamente prático!

Para aproveitar esse método que carrega consigo a alma do Brasil e fazer um café delicioso, a gente precisa ficar atento a alguns detalhes. Continue lendo o post ou assista o vídeo para entender melhor do que a gente está falando:

Troca e vida útil do coador de pano

Um dos pontos mais importantes para fazer um bom café no coador de pano é a troca dele no tempo certo. Não é recomendado utilizá-lo por muitos meses, porque vai acontecer o que todo mundo tem medo: mudar o gosto do café.

Isso porque o pano do coador, com o tempo, acumula os óleos e as “sujeirinhas” do café e isso realmente influencia no sabor final da bebida. O coador com muito tempo de uso dá gosto de pano velho ao café.

Por este motivo o ideal é fazer a troca do coador de pano 1 vez ao mês para quem usa todos os dias e no máximo a cada 3 meses para quem usa só algumas vezes por semana.

Como Usar o Coador de Pano

O primeiro passo é lavar o coador com água quente antes de começar a preparar e descartar esta água.

Uma boa proporção para usar é 1 colher de sopa de café para cada 1 copo americano de água (10g de pó para 100 ml de água). Mas pode usar mais ou menos pó, se quiser mais intenso ou mais suave.

Adicione o pó de café no coador limpo. Dê preferência para usar café de qualidade, com torra fresca e, se for possível, compre cafés em grãos e moa na hora. O café fica mais gostoso assim.

Aqui você encontra cafés de qualidade para ser enviado para sua casa. Pode ser em grãos ou moído no dia do envio, para ficar mais fresco ainda.

Vá adicionando a água fervida devagarinho nele. Divida em 3 etapas: na primeira, coloque um pouco da água até cobrir todo o pó e aguarde uns 30 segundos. Na segunda, coloque mais um pouco da água e mexa com uma colher ou mexedor, para homogeneizar a extração. Por fim, jogue o restante da água bem devagar até acabar. Toda vez que colocar a água, certifique que está pegando todo o pó de café. Evite jogar água no filtro nessas etapas e mire sempre no pó de café, afinal, queremos extrair o café e não o pano.

Se quiser saber mais detalhes sobre este assunto, aqui tem um post completo sobre como usar o coador de pano.

Como é o Sabor do Café feito no Coador de Pano

Como o pano tem mais poros que o papel, é normal que venha mais óleos do café para a xícara, já que a retenção dele é menor que a do papel. Isso torna o café feito no coador de pano mais intenso, mais doce e menos ácido, comparado ao filtro de papel. O café fica mais viscoso, com mais corpo. Ele se assemelha muito ao café feito na prensa, justamente porque os óleos saem mais. 

Por isso, o coador de pano é ideal para quem gosta de um café mais “forte”. Mas é importante seguir as indicações de preparo acima, pois se colocar a água muito rápido, por exemplo, o café pode ficar mal extraído.

>>Veja aqui Qual a Diferença do Café Feito no Filtro de Pano e no Filtro de Papel? <<

Como Armazenar o Coador de Pano

Para armazenar o coador de pano, é preciso limpá-lo bem. Primeiro, lave-o na torneira com sabonete ou detergente neutro, enxague bem e guarde-o em um potinho com água limpa dentro da geladeira, para impedir a proliferação de bactérias. É importante que a água cubra o coador, para que não dê limo no pano.

E aí, você usa direitinho o seu coador de pano em casa? Ou não usa e vai começar a usar? Teste o método de preparo com essas dicas e compartilhe com a gente nas redes sociais, para acumular cafeínas!

 

Comprar cafés especiais